Um tornado de grandes proporções devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 17h30. A força do vento destruiu casas, revirou carros e deixou moradores soterrados sob escombros. Segundo a Defesa Civil estadual, cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas, sendo pelo menos 30 em estado grave.
— Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A tempestade derrubou postes, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando do trabalho. Há muitos veículos sob escombros e, infelizmente, já confirmamos mortes, entre elas de dois idosos. Os hospitais estão superlotados — relatou o prefeito Sezar Augusto Bovino.
De acordo com o prefeito, as vítimas estão sendo encaminhadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, cidade vizinha, onde um mutirão de médicos de toda a região foi montado para prestar atendimento emergencial.
— Há muitos feridos com traumas na cabeça. Fora dos hospitais, equipes médicas e enfermeiros percorrem as áreas atingidas para localizar possíveis vítimas presas sob os escombros — completou Bovino.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com a prefeitura e colocou o governo federal à disposição para ajudar na reconstrução da cidade.
Em nota, o governo do Paraná informou que está “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as fortes chuvas desta sexta-feira e seus impactos”. Segundo a gestão do governador Ratinho Jr., a Defesa Civil emitiu alertas vermelhos para seis municípios e registrou ventos acima de 70 km/h e chuvas superiores a 36 mm no início da noite. As precipitações devem continuar ao longo do sábado.
A Defesa Civil e as forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas tempestades. Nossa solidariedade à população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente — declarou o governador Ratinho Jr. nas redes sociais.
0 Comentários