Saiba quais são os parlamentares do RN mais presentes na Câmara e no Senado

Post Images

O Portal AGORA RN moderado por Ana Ruth Dantas, mapeou a assiduidade dos parlamentares do Rio Grande do Norte na esfera federal. A análise quantitativa utilizou dados oficiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na Câmara, o levantamento abrange o período de 2023 até 2 de setembro de 2025; já no Senado, analisa dados de 2025.

Entre os critérios do levantamento, está a presença em sessões e reuniões de comissões, diferenciando faltas justificadas e não justificadas. A análise revela quem são os mais e menos assíduos em cada casa legislativa.

Segundo o cientista político José Antonio Spinelli, a presença de parlamentares no plenário é um dos maiores indicativos de sua atuação, assim como a assiduidade é cobrada aos funcionários de outras profissões. “Ser eleito não o desobriga da assiduidade às sessões da respectiva casa parlamentar”, diz o professor.

Bancada potiguar na Câmara dos Deputados

O levantamento da bancada federal do RN entre 2023 e 2025 indica que a assiduidade varia entre o plenário e as comissões. Em sessões plenárias, os deputados presentes foram Benes Leocádio (União), com 277 presenças, e Fernando Mineiro (PT), com 276. Na sequência, aparecem Sargento Gonçalves (PL) com 273 presenças, Robinson Faria (PP) com 270, General Girão (PL) com 262, Natália Bonavides (PT) com 259 e João Maia (PP) com 257.

Em relação às faltas em plenário, Fernando Mineiro (PT), Benes Leocádio (União) e Carla Dickson (União) – que começou seu mandato em 2025 em substituição a Paulinho Freire (União), eleito prefeito de Natal – tiveram apenas uma ausência cada. João Maia (PP) acumulou 25 faltas, sendo 22 justificadas e 3 não justificadas. Paulinho Freire teve 4 faltas não justificadas e 14 justificadas.

Já nas comissões, o cenário muda, porque também variam os números de comissões assumidas por parlamentar e a agenda delas. Sargento Gonçalves lidera com 339 presenças, seguido por General Girão, com 287.

O deputado Fernando Mineiro (PT) foi o mais ausente em comissões, com 121 faltas – apenas 14 não justificadas. João Maia teve 47 faltas em comissões (38 não justificadas), enquanto Carla Dickson registrou 22 ausências (20 não justificadas). Paulinho Freire teve 53 faltas em comissões (47 não justificadas).

A fim de evitar uma comparação desonesta entre os parlamentares, o ranking não contempla a presença de Carla Dickson e Paulinho Freire. Dickson foi a suplente a assumir a vaga de Freire em 2025.

Em 2023, segundo levantamento do Congresso em Foco, a bancada do RN foi a segunda mais presente na Câmara Federal, com 96,65% de presença. Os representantes do RN ficaram atrás apenas do Distrito Federal, que teve 97,49%.

Senado Federal

A análise dos senadores do RN cobriu 38 sessões ordinárias deliberativas, entre 19 de fevereiro e 20 de agosto de 2025. Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL) foram os mais assíduos. Marinho teve uma falta. A senadora Zenaide Maia (PSD) participou de 35 sessões.

No caso do Senado Federal, o senador que não justificar a falta às sessões deliberativas perde a remuneração referente àquele dia de sessão. É considerado ausente o senador que tiver registrado sua presença, mas não comparecer às votações.

Se a sessão for deliberativa extraordinária, as regras são equivalentes, e o senador não recebe adicional pelo comparecimento a essas sessões. Ele pode, porém, ter desconto de remuneração se não comparecer, sem justificativa, às votações nominais da sessão extraordinária.

Já na análise de seis sessões extraordinárias deliberativas, Marinho teve 3 faltas, e Maia faltou a 1 sessão. Styvenson não teve faltas.

Presença reflete atuação

José Antonio Spinelli destaca o teor negativo de faltas não justificadas: “Se o parlamentar fosse um funcionário de carreira e faltasse, ele seria demitido. O parlamentar deveria sofrer uma pena mais ou menos idêntica – se ele faltar sistematicamente às sessões sem justificativa, ele deve perder o mandato.”

Nas sessões, os parlamentares votam matérias de interesse da sociedade, debatem e discursam sobre temas de interesse público. Mas os mandatos também se estendem a eventos públicos importantes. “Os parlamentares não devem estar apenas em eventos e reuniões privadas que dizem respeito à atuação dos seus eleitores, em função do caráter público da atuação parlamentar”, observa Spinelli.

Além disso, cabe aos legisladores fiscalizar os serviços públicos em diversos setores. “Se o serviço público não funciona adequadamente, é obrigação da casa parlamentar discutir essa questão, analisar, buscar as causas, saber como isso está afetando a vida da população e interpelar o Poder Executivo”.

A responsabilidade também está na presença em reuniões e compromissos de comissões parlamentares. “O trabalho nas comissões significa discutir projetos e temas que interessam a comunidade, que interessam ao cidadão e, portanto, para que o parlamentar tenha uma atuação, ele precisa participar desses trabalhos nas comissões também”, diz o cientista político.

Ranking do Legislativo potiguar

Esta reportagem integra a série “Ranking do Legislativo potiguar”, que avalia a atuação dos deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de Natal, especialmente entre os anos de 2023 e 2025, com base em dados oficiais das casas legislativas.

Deputados Federais do RN (2023-2025)

Presenças em plenário:
Benes Leocádio (União): 277
Fernando Mineiro (PT): 276
Sargento Gonçalves (PL): 273
Robinson Faria (PP): 270
General Girão (PL): 262
Natália Bonavides (PT): 259
João Maia (PP): 257

Faltas justificadas em plenário:

João Maia (PP): 22
Natália Bonavides (PT): 18
General Girão (PL): 16
Robinson Faria (PP): 6
Sargento Gonçalves (PL): 4
Benes Leocádio (União): 1
Fernando Mineiro (PT): 0

Faltas não justificadas em plenário:

João Maia (PP): 3
Benes Leocádio (União): 1
Robinson Faria (PP): 1
Natália Bonavides (PT): 1
Fernando Mineiro (PT): 1
General Girão (PL): 0
Sargento Gonçalves (PL): 0

Faltas justificadas em comissões:

Fernando Mineiro (PT): 107
Sargento Gonçalves (PL): 41
Natália Bonavides (PT): 23
João Maia (PP): 9
General Girão (PL): 5
Robinson Faria (PP): 2
Benes Leocádio (União): 1

Faltas não justificadas em comissões:

Robinson Faria (PP): 46
João Maia (PP): 38
Benes Leocádio (União): 37
Natália Bonavides (PT): 17
Fernando Mineiro (PT): 14
General Girão (PL): 9
Sargento Gonçalves (PL): 2

Senadores (2025)

Faltas em sessões plenárias ordinárias deliberativas:
Zenaide: 3
Rogério: 1
Styvenson: 0

Faltas em sessões plenárias extraordinárias deliberativas:
Rogério: 3
Zenaide: 1
Styvenson: 0

Fonte: Agora RN

Postar um comentário

0 Comentários