MULHERES COM REPRESENTATIVIDADE NA HISTÓRIA POLITICA DE GUAMARÉ


Ao longo dos anos, algumas mulheres se destacaram ocupando cargos de grande relevância na política do município de Guamaré, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local. Entre elas, nomes como Maria de Souza Silva, Eliane Quedes e Maria Iracema Morais marcaram presença tanto no Legislativo quanto no Executivo municipal.

Maria de Souza Silva, a "Pretinha", teve uma trajetória política expressiva. Foi eleita vereadora pela primeira vez em 2004, exercendo mandato de 2005 a 2008, na eleição  de 2012, candidatou seu esposo Rozendo Ferreira para ocupar seu lugar na Câmara e foi convidada a compor a chapa majoritária como vice-prefeita ao lado de Hélio Willamy. A dupla foi eleita, e Pretinha exerceu o cargo de vice-prefeita por quatro anos. 2013 a 2016. Pretinha voltou a ser eleita vice-prefeita em 2020, novamente compondo a chapa com Hélio Willamy. No entanto, ambos não chegaram a assumir os cargos devido à condenação de Hélio, que tentou, sem sucesso, um quarto mandato consecutivo, contrariando a legislação.

Eliane Guedes, conhecida popularmente como Eliane de Edinho, também teve papel relevante. Ela ingressou na vida pública substituindo seu esposo, Edinho de Moacir, na eleição de 2016, sendo eleita vereadora e exercendo mandato de 2017 a 2020 sendo reeleita para a legislatura 2020 a 2024.  Antes mesmo de encerrar seu ciclo legislativo, foi convidada a compor a chapa como vice-prefeita ao lado de Arthur Teixeira em uma eleição suplementar. A chapa foi vitoriosa, e Eliane ocupou o cargo de vice-prefeita até 2024. Nesse mesmo ano foi eleita mais uma vez, retornando à Câmara Municipal como uma das vereadoras mais votadas do pleito de 2024, reforçando sua liderança política no município.

Iracema Maria Morais da Silveira teve uma trajetória marcada por seu envolvimento com a educação e a política. Iniciou sua vida pública como secretária municipal de Educação no a no de 2009, cargo que lhe conferiu notoriedade. Em seguida no ano de 2012, foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Hélio Willamy, sendo eleita e assumindo o cargo. No entanto, sua permanência no Executivo foi interrompida em 2018, quando Hélio foi afastado por tentativa de um terceiro mandato consecutivo. Diante da nova eleição suplementar, Iracema foi novamente convidada a compor uma chapa, desta vez ao lado de Adriano Diógenes. Eleitos, ela deu continuidade ao seu mandato de vice-prefeita até 2020, quando decidiu se retirar da vida pública.

Essas mulheres, com trajetórias distintas, deixaram marcas importantes na história política de Guamaré, mostrando que a força feminina está presente nos espaços de poder e decisão. Suas atuações são exemplo de comprometimento, representatividade e coragem no enfrentamento dos desafios da vida pública.

Ainda tem mais mulheres pela frente!!

Postar um comentário

0 Comentários