ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: NUNCA SUBESTIME NINGUÉM

Gosto muito de parafrasear bordões da sabedoria popular para explicitar com clarividência de entendimento alguns fatos ocasionais da fauna política local.

Ao ver esta conjunção de forças opostas se aliançando para a conquista da medalha de prata do tabuleiro do jogo do poder político local. Me faz lembra da lenda infantil que revela que a necessidade foi quem ensinou o sapo a pular e o lebre a correr! Tendo as duas forças situacionista neo-aliadas ganhado a medalha de ouro para a conquista do executivo municipal devem autoavaliarem - se e resolverem dar as mãos para a sobrevivência política no confronto de poderes que apesar de independentes, não são tão harmônicos como se imagina. Sabemos que um acordo foi estabelecido entre as partes e dentro desta configuração, a oposição não pode e nem deve conquistar o comando da câmara municipal para a próxima legislatura.

Como é uma decisão colegiada com 11 membros em ação, sendo 8 da situação contra apenas 3 da oposição a manutenção do compromisso se mantendo sólido e coeso, permitirá a este agrupamento o predomínio do biênio 2021/2022. Cabendo a Hélio e Adriano a responsabilidade de fazer também o líder da bancada situacionista no parlamento municipal. Porém, existe uma situação indigesta no plano geral das composições políticas futuras os dois lados vão conviver com insatisfação da maioria do eleitorado que não admitiu em campanha uma união dos sistemas que se rivalizaram mutuamente. O blog Guamaré em dia destaca que faltando menos de vinte dias para a posse dos 11 vereadores eleitos em novembro. A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Guamaré vem mobilizando os esforços de três lideranças políticas do município nos últimos dias, Hélio, Mozaniel e Adriano. literalmente.

"Fico estarrecido quando vejo a propagação contraria entre a relação à união entre Hélio e Adriano, a pretexto de que o dois não são do mesmo grupo querendo jogar gasolina aonde não há fogo. O argumento, efetivamente, não faz parte desse jogo, ao meu entender estão ofendendo-os, na verdade, de vez que os coloca na constrangedora situação de fragilíssimos, suscetíveis dessa maléfica influência, que bem poderia ser de qualquer outro ser estranho, e não dos que fazem parte da existência de controle.

Sabemos nós que esse argumento não é válido, não descarto a possibilidade de haver esse tipo de pressão atualmente, o que tornaria mais urgente a instituição do controle, para banir, definitivamente, qualquer sorte de pressão que possa atualmente estar existindo. Aqueles que pregam o controle de racha entre o grupo da situação certamente pretendem uma oposição mais forte. Temos um prefeito que sempre esteve aberto, prestando contas à sociedade de seus atos, pois, se todo o poder emana do povo, o povo, logicamente, tem direito de fiscalizá-lo, até porque esse mesmo povo tem o direito de eleger os seus representantes como foi o caso do último dia 15 de novembro quando 50,04% dos guamaréeses elegeram Hélio de Mundinho Prefeito de Guamaré. Torcemos para que os dois não se rendam, em assuntos inverídicos, e que procedam aos próceres que o comandam e aos quais se tem a preocupação de não desagradar aos que tanto precisam dessa hegemonia política."

Nunca subestime ninguém.
Lembro-me que num 3 de janeiro de 2017 em pleno festejos dos eleitos em nossa cidade, após uma noitada anterior de alegrias e muita participação de políticos da nossa aldeia. No dia seguinte uma canetada do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, prevalecendo a soberania popular e revogava decisão de primeira e segunda instância que havia cassado o registro de candidatura de Hélio e Iracema, a decisão do ministro dava diplomação dos eleitos às 9.00 horas e posse as 18:00 horas do mesmo dia.

Recordo que tudo que foi dito e feito no dia anterior foi tudo passado para traz.
Foi nesta data, 4 anos atrás, que os dois resolveram unir esforços, num compromisso que perdura até hoje. A verdade é que Adriano e Hélio selaram um pacto de amizade que se constituiu num forte enlace familiar - unindo os laços entre os antepassados e descendentes dos Miranda e Diógenes. Então não adiante formadores de opinião quererem ganhar audiência querendo jogar o jogo de blefe na política local. A consciência das consequências é a essência da responsabilidade.

Nunca subestime ninguém. Trate sempre com respeito. A vida é uma dança das cadeiras. Um dia sentado; noutro, de pé nem sempre é fácil, especialmente quando surgem dificuldades e obstáculos que mudam os nossos planos. ‘Mas sabemos que nosso guerreiro, Hélio é igual ao gato. Cai sete vezes e levante-se oito”.

Postar um comentário

0 Comentários