DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ DISCUTE SITUAÇÃO DAS MANCHAS DE ÓLEO NO LITORAL

Equipes das secretarias de meio ambiente, defesa civil e pesca participaram de capacitação em razão do derramamento do óleo que atingiu o litoral nordestino, inclusive, praias potiguares, e tem colocado diversos animais em perigo, o IDEMA, DEFESA CIVIL E SESAP.  Realizaram nesta quarta-feira (06), no auditório porto de ama na cidade de Macau, às 09h, uma campanha de limpeza das praias com o lema #SeChegaraGenteLimpa com objetivo para debater os riscos e possíveis soluções para o crime ambiental que continua a contaminar a Costa Marinha.

De acordo com as recomendações da SESAP, o RN tem 41% dos 99 locais atingidos pelo óleo no Nordeste. São 41 pontos atingidos em 11 cidades potiguares, assunto que precisa ser debatido.

Como é de conhecimento público, desde o início de setembro manchas de óleo têm aparecido no litoral nordestino, representando grandes riscos ao meio ambiente. Já há reflexos na fauna marinha, com contaminação de tartarugas, como já visto no Rio Grande do Norte. Ademais, o óleo encontrado nas praias representa também risco à saúde.

Os agentes da palestra destacaram que até então não se tem informações claras e precisas da origem desse óleo, e das providências adotadas para contê-lo. Portanto, é preciso e urgente a realização de audiência que possa reunir os órgãos competentes para a discussão e encaminhamento de medidas para conter o derramamento desse óleo.

Precisamos ser incisivos e rápidos em obter respostas. O dano está aumentando, alcançando novos lugares, e as autoridades não vão poder ser negligentes também quanto a isso.

Postar um comentário

0 Comentários