O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) contará com um sistema de agendamento eletrônico para emissão de carteiras de identidade nas centrais do cidadão do Via Direta e da Zona Norte de Natal.

O programa virtual, desenvolvido pela coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) irá contribuir para a redução de filas de espera para a confecção do documento.

Esta ferramenta já está pronta e os servidores do ITEP já estão sendo treinados para utilizá-la. A expectativa da direção do Instituto de Identificação (II) é de que o software comece a ser utilizado neste agendamento eletrônico até o início do mês de maio.
IMG_8628
A Reforma da Previdência (PEC 287) enviada ao Congresso Nacional pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), além de impactar negativamente a vida das pessoas, vai prejudicar a economia dos municípios potiguares, principalmente das pequenas e médias cidades, onde o gasto previdenciário é fundamental para garantir o mínimo de dinamismo econômico e de geração de renda.

Um estudo realizado pela assessoria técnica do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), com base em dados do ano de 2016, revela que, em números totais, os valores pagos em benefícios previdenciários urbanos e rurais superaram as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no Rio Grande do Norte.

IMG_8643
Depois de a China anunciar, hoje (25), a reabertura do mercado para a carne exportada pelo Brasil, o presidente Michel Temer disse que a decisão é um reconhecimento da confiabilidade do sistema de defesa agropecuária brasileiro.

Em nota, Temer destacou que o posicionamento chinês é resultado do trabalho de esclarecimento empreendido pelo governo nos últimos dias com os parceiros comerciais e diz estar confiante de que outros países seguirão o exemplo da China.
IMG_8651
Em tempos de crise, o mercado brasileiro de celulares deu um passo atrás: a venda de celulares básicos, sem acesso à internet, cresceu 18,5% no ano de 2016, na comparação com o ano anterior, segundo dados da consultoria IDC Brasil.

Ao todo, 4,9 milhões de aparelhos do tipo foram vendidos no País durante o ano passado.
IMG_8657
O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) participou, na noite deste sábado (25), da missa em ação de graças pelo aniversário de Severino Rodrigues da Silva (PMDB), prefeito do município de Monte Alegre. Severino completou 63 anos na última quinta-feira, dia 23.

A missa foi celebrada na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha, no Centro da cidade.
A cerimônia, presidida pelo padre Manoel José da Silva, pároco de Monte Alegre, reuniu amigos, familiares e população do município. “Vim trazer meu abraço a esse grande amigo e desejar muitos anos de vida, saúde e paz”, disse Walter Alves.
O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, garantiu na noite desta terça-feira (21) aos senadores Garibaldi Filho, José Agripino, José Maranhão, Cássio Cunha Lima, Raimundo Lyra e José Pimentel que o cronograma da complementação das obras da transposição do Rio São Francisco continua mantido. Se a previsão for cumprida, as águas devem chegar ao Rio Grande do Norte até o final deste ano.

Os senadores do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará estiveram com o ministro para externar a preocupação de que pudesse haver um atraso na realização dos serviços, já que houve a necessidade de substituir a Mendes Júnior, após a empresa declarar que não tinha condições de continuar tocando a obra. Na semana passada, o Ministério da Integração anunciou o vencedor da nova licitação, o Consórcio Emsa – Siton, habilitado para concluir os serviços restantes.
Um empresário foi preso, na madrugada desta sexta-feira (24), em um trecho da BR-101, no município de Caaporã, Zona da Mata paraibana, após ser identificado como um condenado por estupro. A prisão aconteceu quando o pneu do carro dirigido pelo empresário furou e ele pediu ajuda a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que o identificou e cumpriu mandado de prisão. O estupro cometido pelo empresário ocorreu em 2013 contra um menor de 14 anos. O empresário estava foragido desde 2014, quando foi preso pela última vez, mas conseguiu fugir.

“Uma equipe foi até o local e encontrou os ocupantes apreensivos, pois eles disseram que talvez tenham sofrido uma tentativa de assalto. Como de costume, os policiais pediram as identificações deles; dois homens, sendo pai e filho, e uma mulher. E foi assim que os agentes da PRF descobriram que havia um mandado de prisão contra o condutor pelo crime de estupro de vulnerável”, informou a PRF. Preso, o empresário, condenado a 12 anos de prisão, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Caaporã, onde está a disposição da Justiça.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou na manhã deste sábado (25) do encontro estadual da legenda no Rio Grande do Norte, durante o evento “A favor das mudanças que o Brasil precisa”. O tucano disse que o PSDB potiguar é um dos que mais cresce no país e que a legenda está preparada para disputar as eleições majoritárias de 2018 no Estado.

“O partido está crescendo muito no RN. Tão importante quanto as bandeiras, são as mãos que cuidam das bandeiras. É importante ter um bom time preparado para trabalhar pelo RN e pelo país. O PSDB está crescendo com novas filiações, prefeitos, isso é bom para o Brasil. O PSDB está preparado para disputar as eleições majoritárias no RN.
Mas essa é uma decisão local que será tomada no momento oportuno”, disse Alckmin em entrevista a imprensa.
Bilhete Mega Sena
Não houve quem acertasse as seis dezenas da Mega Sena sorteadas neste sábado, na cidade de Teodoro Sampaio (SP), válido pelo concurso de número 1915. Os números sorteados foram:

02-20-21-33-48-57

e a estimativa era que o ganhador levasse um prêmio de 16 milhões de reais. Com isso, a previsão do prêmio para o próximo concurso sobe para 20 milhões de reais.
O jornalista Roberto Cabrini passou uma noite em uma das celas do pavilhão quatro da penitenciária Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. O apresentador do ‘Conexão Repórter’ viveu a experiência para reportar no documentário ‘A longa noite no inferno de Alcaçuz’ os segredos do presídio onde ocorreu o massacre de janeiro, que matou 26 pessoas. Cabrini é o primeiro jornalista ter acesso ao espaço onde ficam os detentos.

O documentário gravado por Cabrini vai ao ar neste domingo, 26. Para gravar o material, o jornalista passou uma semana investigando a situação do presídio e registrando os bastidores da guerra entre as facções. O apresentador entrevistou líderes das organizações criminosas, presos, mulheres que perderam maridos e filhos decapitados e o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino.
O Complexo Eólico Santo Agostinho será implantado nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, gerando empregos e renda no Rio Grande do Norte, além de ampliar a disponibilidade de energia elétrica do Brasil, com a inclusão de 720 MW de capacidade instalada. O Complexo Eólico Santo Agostinho é composto de 24 centrais eólicas, com 360 aerogeradores. Na região do Mato Grande, a chamada “energia dos ventos” já uma realidade, enquanto na região Central do RN o processo para o começo dos trabalhos caminha em ritmo acelerado.

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental produzido pela Empresa, o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro indica a alta capacidade da região Nordeste brasileira, figurando o Estado como uma das regiões com melhores condições para a geração de energia eólica, já que suas características geográficas, como rugosidade, uso do solo, vegetação e, principalmente, regime do vento, são favoráveis.

O consumo anual de energia por habitante é um dos indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade, refletindo na capacidade de adquirir bens e serviços. O Balanço Energético Nacional de 2015 revelou que o consumo de eletricidade no Brasil teve um crescimento de 94,75% entre 1995 e 2014, o que corresponde a uma taxa média anual de 3,8%. A energia atualmente gerada no País deriva de diferentes fontes, predominantemente hidráulica, além da eólica, gás natural, carvão, biomassa e derivados de petróleo.
fotos e reportagem de Alexandre Barbosa do blog Atenção Guamaré
A Marinha do Brasil de Natal juntamente com o presidente da colônia de pescadores Z-7 de Guamaré se reuniu hoje (25) para tratar da regularização das suas embarcações. Na ocasião o Suboficial Franco explicou aos pescadores de Guamaré que aquela reunião seria para esclarecer alguns itens básicos que a capitania de Natal está exigindo a todos os pescadores da região.

Ele falou da importância de se tirar o documento (TIE) TÍTULO DE INSCRIÇÃO DE EMBARCAÇÃO, nesse documento vem todas as anotações de sua embarcação como comprimento, largura, altura, só isso já determina a capacidade de carga da embarcação, dando ao dono o número exato de pessoas que a embarcação pode transportar. Os pescadores a firmaram que o cartório de Guamaré não está aceitando o documento de construção da embarcação, para fazer o documento da embarcação exigida pela a capitania de Natal.

Segundo os pescadores o cartório só aceita o documento de compra e venda para fazer o documento original da embarcação. Respondendo à pergunta do pescador o Suboficial Franco afirmou que iria passar no cartório de Guamaré para saber por que eles não aceitam o documento de construção da embarcação, já que em toda Natal os cartórios aceitam.

Os item:
01 – Documentação da embarcação em dia.
02 – Documentação de identificação do condutor.
03 – Material de salvatagem especificado para cada Embarcação.
04 – Embarcação em perfeita condições para navegar.

Uma alerta
Os palestrantes também alertou a todos os pescadores responsáveis por suas embarcações que devido o número de casos de desaparecimento de tripulações em alto mar, que é muito importante que quando forem realizar as suas atividades pesqueiras ou realizar algum passeio com familiares, deixar em terra alguém avisado do local que ele foi realizar a sua atividade seja ela pesqueira ou não.

Pois só assim ficará mas fácil da Marinha localizá-lo. Esse encontro foi promovido pela colônia de Pescadores em parceria com as secretarias de Turismo e pesca de Guamaré.

Estiveram presentes como palestrantes:
Sub-oficial Franco
Sargento Vinício
Sargento Aleandro
Sargento Araújo
Cabo Guimarães

participação especial:
o presidente da colônia de pescadores Chacal.
presidente da associação dos pescadores de Guamaré Irmão Raimundo.
presença maciça dos pescadores

Um momento especial de renovação para sua alma e de seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Sua família, seus amigos, e este espaço, deseja a você Dedé de Zé Gabi, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Parabéns hoje, felicidade sempre!
Diz o dicionário que mentir “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso)”. Do ponto de vista filosófico o ato de mentir é um recurso para obter uma vantagem

O direito a liberdade de imprensa…!

Este artificio na Impressa é usado por muitos como instrumento para obtenção de "poder da mídia". Para chamar alguém de mentiroso é preciso ter sobre a pessoa um conjunto de informações que coloque a mentira como um ato recorrente naquela personalidade. 

Pois bem…
o blog de Fernando A Verdade publicou em sua pagina na manhã deste sábado (25) uma matéria intitulada;
Matéria essa  que fui acusado de ser “mentiroso”.dizendo em sua postagem que me pediu para posta uma matéria de cunho politico e aleguei que meu computador estava quebrado isso é fato de que ele fala o que pensa e não o que tem conhecimentos, meu computador está quebrado sim!  Quem me conhece e me acompanha sabe que essa palavra não existe no meu vocabulário profissional. meu computador estava não! está quebrado!!!
estou fazendo postagem em um computador emprestado. Esse cidadão está querendo a todo custo que nossa redação poste noticias sem credibilidade que vem por meio de grupos de whatsapp com todo respeito ao whastsapp, e isso esse moderador do blog Guamaré na tela jamais irá caluniar ou difamar ninguém sem as legitimas provas quando divulgo algo é por quer eu tenho provas. 
“O profissional da imprensa possui direito subjetivo de matriz constitucional ao sigilo da fonte e não é juridicamente possível utilizar-se de métodos investigativos sobre o detentor do direito ao sigilo para obter a identidade de quem lhe entregou a notícia, salvo quando houver um bem jurídico maior que exija proteção e seja mais importante do que o direito à privacidade do jornalista, derivado da liberdade de imprensa”
em respeito ao meu leitor vou parar por aqui porque espero com esse texto dar a polêmica por encerrada por ter outras notícias para dar ao meu público.
Continuaremos como AMIGOS mas se me chamar eu respondo...

Mais uma pessoa foi assassinada na cidade de Alto do Rodrigues, com essa a cidade registra o 3º homicídio em menos de uma semana. A vítima mais recente foi identificada como Abimael Venâncio 19 anos, natural de Carnaubais.

A vítima foi morta com vários disparos de arma de fogo, na madrugada deste sábado (25), em uma festa organizada por blocos alternativos. O crime aconteceu na rua São João, próximo a quadra Omar Rodrigues, local onde acontecia a festa.

O jovem ainda foi socorrido para o Hospital Maria Rodrigues de Melo, mas infelizmente não resistiu vindo a óbito. As causas e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Militar fez rondas pelo local, mas até o momento ninguém foi preso.
Uma fonte de água fervente na Serra de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, chamou atenção dos moradores e autoridades. A causa do fenômeno ainda é desconhecida, mas já ficou conhecido nas redes sociais como o “minivulcão de Maranguape”. Uma equipe de geólogos vai estudar o caso nesta quinta-feira (23).

De acordo com Sílvio Nunes, coordenador da Defesa Civil em Maranguape, foi constatada a existência de uma fonte jorrando água com temperatura elevada, fumaça e “odor alterado”. Ainda não há informações se a água e fumaça exaladas são nocivas ou inócuas.
Nacionalmente, segundo os dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a arrecadação de royalties e participações especiais sobre a produção de petróleo acumula queda de 29% de janeiro a Março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016.

Na parcial de 2016, Segundo a equipe técnica da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), a média de perda das prefeituras da região está entre 50 e 60% nos três primeiros meses desse ano em relação a 2014. Uma das propostas é buscar, junto ao governo federal, uma medida provisória que antecipe os royalties na média de 2014, que serviram de base para a execução das peças orçamentárias dos municípios para esse ano.
Na manhã da última quarta-feira, 22 de março de 2017, por volta das 08hs, no Gabinete da Chefia do Executivo Municipal, a prefeita Neide Suely, recebeu a Srta. Jamille Viana, representante da Natural Energia Participações, empresa que atua no ramo de Energia Eólica, e que faz parte do Projeto do parque Santo Agostinho localizado no Estado do Rio Grande do Norte, abrangendo as cidades de Lajes e Pedro Avelino.

A representante comunicou a prefeita que conseguiu uma doação com a empresa para o município, especificamente para o hospital da cidade. Durante a conversa zelando pelo compromisso com os bens doados assinamos o termo de doação entre a Natural Energia Participações LTDA, e o Fundo Municipal de Saude (FMS).

Segue abaixo a relação dos bens recebidos:
01 Lavadora Consul
01 Rack
01 Colchão Viena
01 Box Viena
02 Cama de solteiro
02 Colchão p/ cama de solteiro
01 Ferro elétrico
01 Torradeira/tostadeira de pão
06 Toalhas de banho
12 Fronhas para travesseiros
05 Lençóis
04 Edredon
04 Lençol de elástico
08 travesseiro
O senador Garibaldi Filho, o ex-ministro Henrique Alves e o deputado estadual Hermano Morais acompanharam os prefeitos de Guamaré, Hélio Wilamy, e de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, em audiência com o secretário de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. Na pauta, pleitos de interesse da população dos dois municípios.

No caso de Guamaré, uma das reivindicações foi a instalação de uma planta de dessalinização no município, investimento em torno de R$ 10 milhões. A equipe técnica do Ministério analisará a viabilidade jurídica do projeto. Já Carnaúba dos Dantas precisa de R$ 4 milhões para a construção de uma barragem. Foi agendada para 5 de abril uma reunião na Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério.
A secretaria de Turismo em parceria com a secretaria de pesca, convoca todos os proprietários de embarcação interessados em regularizar a documentação de suas embarcações para ingressar na atividade turística, a comparecerem a palestra realizada pela capitania dos portos neste sábado (25) a partir das 8 horas da manhã na colônia de pescadores de Guamaré. Não perca essa oportunidade, turismo é trabalho e é desenvolvimento. 
Apoio Prefeitura de Guamaré cada vez melhor.

Um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão apareceu em um sitio na cidade de Maranguape-Ceará. Os moradores ainda não sabem exatamente do que se trata , a pequena fenda esta “cuspindo” água quente e muita fumaça.

Nunca houve algo igual na cidade e por isso os moradores estão assutados. O dono do Sitio informou que irá chamar especialistas no caso para verificar a terra e tentar descobrir o que se trata tal fenômeno. ATUALIZAÇÃO segundo informações a atividade de uma empresa na extração de pedras no local onde fica o suposto vulcão o que pode ter acordado o mesmo.

Em uma matéria até diz que os moradores do lugarejo entraram com um pedido na justiça, para que as atividades da empresa sejam barradas. O Ceará. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, foram mapeados dez resquícios de cones vulcânicos, estruturas condutoras de magma deixadas há cerca de 30 milhões de anos e isso também pode haver em outras cidades próximas como é o caso de Maranguape , cidade vizinha de fortaleza. O local é uma Área de Proteção Ambiental, uma APA.
Moradores do distrito de Baixa do meio, vivem uma situação complicada. O distrito, que tem mais de 80 anos de existência, pertence a dois municípios. Atualmente são mais de 6.000 mil moradores no distrito, cuja divisão é feita por uma faixe de sinalização na BR-406, ou seja, no sentido Natal a Macau o lado esquerdo pertence à cidade de Guamaré enquanto o lado direito pertence a Pedro Avelino.

como podemos ver nas fotos do lado de Guamaré tem saúde de boa qualidade, educação com escolas de primeira qualidade, ruas asfaltadas estadio de futebol torre de telefonia móvel, delegacia, centro de informatica, (UBS) unidade básica de saúde, (UPA) unidade de pronto atendimento, ambulância e atendimento médico hospitalar.

Até mesmo para quem mora no local é confuso. Por conta dessa indefinição, os moradores do distrito que pertence a Pedro Avelino dizem sofrer com problemas de infraestrutura que não são resolvidos por parte da prefeitura. Eles relataram que não existe saúde, coleta de lixo também não tem por isso o lixo vive a céu aberto, tanto na avenida principal, como nas ruas pertencente a Pedro Avelino.

Tem lixo espalhado por todos os lados ruas totalmente sem calçamento e em algumas ruas falta iluminação pública.  Entre as propostas para se resolver a questão estão um plebiscito para decidir qual município fica responsável pelo distrito e uma gestão compartilhada. fica a pergunta no espaço, se houvesse um plebiscito qual prefeito dos dois, estaria pronto pra receber integralmente a responsabilidade sobre o distrito. 
Hélio Wilamy Miranda da Fonseca, prefeito de Guamaré.
Ou Neide Suely Costa, prefeita de Pedro Avelino.
Queremos neste dia tão especial pedir ao Senhor que esteja na sua frente para lhe mostrar o caminho certo. Que o Senhor esteja ao seu lado, para a abraçá-la e protegê la, no dia que lhe pertence, quero lhe dizer que a vida só vale a pena ser vivida quando somos lembrados pelo que somos, pelo que representamos na vida das pessoas que nos cercam.

E hoje eu me lembrei de você e peço a Deus que com sua infinita bondade ilumine seus caminhos e permaneçam sempre iluminados, para que você possa transmitir também para aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você, um trechinho desta longa jornada!

Muita saúde, paz, felicidade e alegria! Tudo de melhor para você neste dia tão especial! Desejo a você tantas e tantas coisas boas, que expressar através de simples palavras fica até difícil. Mas o que importa hoje é que é o seu dia e devemos agradecer ao Pai Celeste pela sua vida, pelas suas conquistas e pelas vitórias, alcançadas e que tenho certeza que ainda irá conseguir muito mais. Sorria e acredite que tudo que você já fez, deixa a marca e a certeza do dever cumprido. Feliz aniversário hoje, e felicidades sempre!..
O Estado do Rio Grande do Norte irá repassar R$ 912 mil por mês a partir do dia 11 de abril para os municípios potiguares. O montante diz respeito à manutenção dos Programas de Assistência Farmacêutica Básica (insumos e medicamentos) e ao Fortalecimento da Atenção Básica.

O repasse foi assegurado em audiência de conciliação presidida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), Cláudio Santos, entre o Estado, como réu, e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) como autores da Ação Civil Originária.

Homem morto a tiros na calçada de casa em MAcau
Mais um crime foi registrado pela Polícia Militar, na noite desta terça-feira (21), na cidade de Macau. O crime com características de execução aconteceu por volta da meia noite, na Rua 13 de Maio. A vítima foi identificada por Icaro Elison Lima de Albuquerque (33 anos), filho de Eduardo Sabosinha.

Ele foi assassinado a tiros por homens desconhecidos. Segundo informações, Ícaro se encontrava na lanchonete de sua genitora, quando os elementos chegaram, e de logo abriram fogo, fugindo em seguida sem serem identificados. A Polícia Militar e a Polícia Civil, esteve no local fazendo os primeiros levantamentos de praxe, preservando a área do crime, e aguardando a equipe do ITEP de Mossoró.

Ainda não se tem a certeza da motivação do crime, mais tudo leva a crer que possa ter sido algum acerto de contas. O crime será investigado pela 5ª Regional da Polícia Civil de Macau.
O observatório cotidiano das ações de governo neste período de gestão do prefeito Hélio Miranda, o popular Hélio de Mundinho, revelam que a cidade de Guamaré deu um salto de qualidade em todos os aspectos da sua vida social, econômica e cultural. Nada acontece por acaso, tudo na cidade tem um efetivo planejamento tocando metas e objetivos, fruto de uma boa equipe de auxiliares na progressão dos resultados obtidos.

A cidade quebrou os paradigmas do atraso nestes 4 anos de gestão do prefeito Hélio Miranda. Os índices de desenvolvimento humano (IDH) são indicadores elevados de crescimento, alavancando a autoestima de cada habitante. Quem conhece a realidade do antes e do depois, sabe que Hélio de Mundinho tem feito a diferença, promovendo melhor qualidade de vida aos seus munícipes, fazendo do binômio educação e saúde o carro chefe do seu governo. São fatos desta natureza que faz do guamareense um cidadão feliz e orgulhoso, todos a ponto de afirmar: Guamaré está em boas mãos!
IMAGEM JOSIVAN DANTAS
Apesar da grande expectativa nenhuma movimentação foi vista na sede do legislativo na tarde desta terça-feira: 
A sessão da câmara municipal de Guamaré realizada nesta terça-feira 21 de março transcorreu em harmonia.

A maioria dos vereadores que usaram da palavra pediam aos colegas que se respeitassem, que discutissem apenas os problemas políticos internamente, e que só viesse a discutir na plenária os assuntos inerentes aos interesses do povo, alguns ainda contaram um pouco de suas vidas pregressa para justificarem porque hoje tem assento naquela casa.
imagem do blog robson cabugi
As chuvas tem caído com menos intensidade nos últimos dias em quase todo o estado, como foi previsto pelo setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), mas apesar disso a regularidade continua. No último domingo, Dia de São José, há registros de precipitações na parte da tarde na região do Vale do Assu e Serra de Santana. Para os próximos dias – fim de março e início de abril – a expectativa é do retorno de chuvas mais intensas, principalmente por conta da mudança de estação. Nesta segunda-feira, por volta das 7h29, aconteceu o equinócio de outono.

Analisando as condições climáticas, com base nos modelos e nas imagens do satélite meteorológico, o gerente da meteorologia, Gilmar Bristot, prevê chuvas mais concentradas com a melhora das condições de instabilidade, principalmente com a umidade mais elevada e as águas superficiais mais frias no Pacífico Equatorial. A previsão deve se confirmar também com as condições favoráveis do Oceano Atlântico e com a presença da Zona de Convergência Intertropical.
Os ex presidentes Lula e Dilma, foram recebidos com muita festa e aplausos na cidade de Monteiro no estado da Paraíba, Nordeste Brasileiro.

Acompanhados do governador Ricardo Coutinho e grande comitiva os líderes Petista foram participar da inauguração popular do trecho da transposição do Rio São Francisco, levando as águas do Velho Chico ao Sertão Nordestino.

Foi no governo do presidente Lula que foi dado o ponta pé inicial da transposição do São Francisco para o semi-árido do Sertão Nordestino.
O Dia de São José, celebrado neste domingo (19), foi de pouca chuva em todo o Rio Grande do Norte. O dia do santo foi aguardado com grande expectativa pela população da região do sertão potiguar. A tradição popular dá conta que o inverno será de boas chuvas se forem registradas precipitações no dia do santo.

Contudo, o domingo foi marcado de muito sol, em todas as regiões do estado, com céu claro e sem chuvas. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuárias do Rio Grande do Norte (EMPARN), a previsão é de continuidade de que sejam registradas pancadas de chuvas após a mudança de estação do verão para o outono, a partir desta segunda-feira 20 de março.

A Emparn não divulgou boletins de chuvas deste domingo. Em Angicos, a 171 quilômetros de Natal, uma missa para São José, padroeiro da cidade, reuniu milhares de fiéis na praça José da Penha, em frente à igreja matriz da cidade. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Em outros locais do Nordeste, o dia de São José também foi marcado por poucas chuvas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, desde a madrugada, choveu em nove dos 184 municípios cearenses neste domingo.
Você sabe por que o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha.

Toda sua água iria para os outros e estaria isolado. A perda faz parte. A queda faz parte. A morte faz parte. É impossível vivermos satisfatoriamente. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer. Impossível ganhar sem saber perder. Impossível andar sem saber cair. Impossível acertar sem saber errar.

Impossível viver sem saber viver. Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará. Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder. E isto você já sabe. Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.
Autoatendimento, internet banking e, até mesmo, opção de débito dos cartões dos correntistas ficarão indisponíveis de 1h às 5h

Devido a uma manutenção técnica que será realizada neste domingo (19), os serviços de autoatendimento, internet banking e a opção débito dos cartões dos correntistas da Caixa Econômica Federal ficarão indisponíveis por quatro horas, no período entre 1h e 5h.

Em nota, o banco informou que a função crédito dos cartões não será afetada e funcionará normalmente. “A pausa nos serviços se deve a uma manutenção tecnológica que visa melhorar a qualidade e disponibilidade dos serviços aos clientes”, afirmou Caixa, em comunicado.

Protesto reuniu moradores de Santana do Seridó e de cidades vizinhas (Foto: Anderson Dantas - Juquinha)
A população de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, se manifestou nesta quinta-feira (16) contra a construção de dois presídios no município. O plano do governo do RN era erguer as novas unidades em Santana do Seridó, mas, depois de protestos da população, a mudança para Afonso Bezerra foi anunciada na segunda-feira (13).

Centenas de pessoas participaram do protesto no município. Os manifestantes carregavam cartazes pedindo investimentos em educação, saúde e lazer. Em um carro de som, um orador falava em favor da paz, sob os aplausos da população.

Em nota, o governo do estado declarou que escolheu o município com base em estudos técnicos feitos pela comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário.

A possibilidade de concluir a obra com rapidez, a distância “mediana” em relação aos grandes centros e a infraestrutura disponível foram apontadas como razões para a escolha.
Falta pouco para o sonho se tornar realidade, a Prefeitura Municipal de Guamaré, trabalha dia e noite para conclusão da obra de implantação da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, localizada no conjunto Vila Maria.

Esta obra vai provocar a retirada da bacia existente próximo ao Conjunto Vila Maria, que se transformará em uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Mais uma obra de impacto que está sendo revolvida pelo o governo, uma problemática que vinha anos se arrastando, mas agora é realidade.

Este projeto é marca de um contínuo trabalho da atual gestão, que utilizando recursos próprios, vem executando obras de relevância, seguindo normas e padrões atuais de tecnologia e qualidade.

O novo sistema de tratamento é moderno, e seguirá todas as exigências para adequação ao meio ambiente. Não haverá mais tratamento de esgoto sanitário ao céu aberto no conjunto Vila Maria, trazendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho, que recebem até dois salários mínimos, poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta quinta-feira.

A retirada poderá ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos por meio do Cartão do Cidadão, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários.



A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita e do vice-prefeito de Água Nova, cidade distante 411 km de Natal. Iomara Rafaela Lima de Souza e Elias Raimundo de Souza foram condenados por abuso de poder político, econômico e compra de votos. Ainda cabe recurso. Em sua decisão, o juiz eleitoral Osvaldo Cândido de Lima Júnior também tornou a prefeita Rafaela e o vice Elias inelegíveis por oito anos e determinou que o presidente da Câmara Municipal de Água Nova deve assumir interinamente o cargo de prefeito até que novas eleições sejam realizadas.

“A prova documental produzida em conjunto com a prova oral colhida em audiência formam um contexto harmônico que este magistrado nunca tinha visto em outras ações dessa natureza e comprovam de maneira cabal e irrefutável a prática de abuso de poder político, econômico e a captação ilícita de sufrágio”, declara Osvaldo Cândido. O juiz explica em sua sentença que, no caderno utilizado pela prefeita Rafaela Carvalho, apreendido às véspera da eleição pela Polícia Federal, constam anotações feitas a próprio punho com registros de mais de 110 vantagens oferecidas a eleitores em troca do voto. “Prova mais robusta que a constante nos autos só mesmo se houvesse a confissão. São pelo menos 21 páginas em que constam as anotações dos benefícios indevidos oferecidos aos eleitores em troca do voto.

As anotações foram feitas pela própria prefeita e candidata à reeleição Iomaria Rafaela, fato incontroverso nos autos. São incontáveis e de diferentes naturezas as ofertas, indo desde material de construção, terrenos, oferecimento de empregos na Prefeitura ou continuação de contratações irregulares, valores em espécie, cessão de quiosque na praça, ajuda para realização de viagem a Brasília e fornecimento de uma porta”, afirma o magistrado. Além disso, o juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior destaca que: “em algumas anotações, consta a palavra ‘ok’ , donde se conclui que houve a concretização da entrega da vantagem indevida”.

De acordo com ele, caracteriza-se crime de compra de votos doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal, inclusive emprego ou função pública. Sobre o abuso de poder político, o magistrado explica que ele está configurado pelo uso indevido do cargo de prefeita municipal pela ré com o objetivo de obter votos e, assim, desequilibrar a disputa eleitoral.

“No caso vertente, salta aos olhos o abuso do poder político mediante as promessas de permanência de eleitores em empregos junto à Prefeitura, mediante contratações irregulares, bem como no oferecimento de novas oportunidades de emprego junto ao Município com o fim claro de obtenção de voto”. Já o abuso do poder econômico resta igualmente demonstrado pelo grande volume de promessas de valores em dinheiro, materiais de construção e distribuição de bens em geral, praticados pelos réus. “Vale dizer que a par das solicitações de vantagens ilícitas, há também nos autos a menção a eleitores que postularam melhorias para a comunidade como iluminação pública, melhoria no matadouro e melhorias em estradas, o que demonstra que nem tudo está perdido”, ressalta o juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior.


Minha cunhada Nova Nunes, parabéns!

Que o seu dia seja tão lindo quanto o seu sorriso e lhe ofereça tanta felicidade quanto a sua amizade. Que esta nova etapa chegue recheada de muita saúde e novas oportunidades para concretizar os seus sonhos mais desejados.

Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, pois você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada. Nunca se esqueça quanto é especial para todos da família e de tantas outras pessoas. Feliz aniversário!
Parte do calçadão e grades da Orla de Camapum cedeu pela força das águas arrastando partes do calçadão para o mar.

As chuvas fortes que caíram em Macau neste fim de semana, fizeram com que parte do calçadão na praia de Camapum ficasse destruída. O prefeito visitou o local que foi isolado, mas está sem monitoramento do governo municipal.

Tentamos o contato com a secretaria de Obras para informações sobre previsão de inicio da recuperação do local, mas o telefone não atende. Segundo informações vários pontos da cidade ficaram sem energia durante o período de chuva ontem.
A Cidade de Pedro Avelino perdeu nas primeiras horas da manhã desta quarta, 15, uma de suas figuras mais queridas pelo povo, faleceu o ex-prefeito Francisco Canindé Câmara, que era carinhosamente chamado de Titiu, ele era funcionário publico estadual e foi eleito Prefeito do Município em 1992.

Titiu era casado com a ex-vereadora Sônia Câmara, e deixa três filhos: Caio, Airon e Alenuska. Titiu , faleceu aos 69 anos. Segundo informações repassadas a nossa redação, haverá velório em Natal no Centro de Velórios São José com Missa às 12h00min. Em seguida o cortejo irá para Pedro Avelino onde acontecerá velório na Câmara Municipal com a participação da comunidade e em seguida o sepultamento no cemitério público. Com Informações do Blog Pedro Avelino em Pauta

Açude do Pataxó, no Vale do Assu, transborda na madrugada desta quarta-feira (15).
O açude do Pataxó, localizado no Vale do Açu, transbordou na madrugada desta quarta-feira (15). O vídeo mostra a água passando por cima da parede. O açude Pataxó, é localizado na cidade de Ipanguaçu e tem capacidade de armazenar 15 milhões, 17 mil e 379 metros cúbicos de água.

Nesta terça-feira (14), o reservatório estava com 7 milhões e 900 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 53,06% da capacidade total

Carro forte atacado por bandidos entre Assú e Mossoró
Um Carro forte da empresa Prosegur, com base em Mossoró, foi explodido no final da tarde de hoje, 14 de março, próximo ao Posto “Zé da Volta” na BR 304, entre as cidades de Mossoró e Assú.

São poucas as informações, apenas que os criminosos pararam outros veículos que trafegava pela BR e depois do ataque, fugiram em dois carros, uma SW4 de cor preta e um Pálio de cor prata na direção de Assú.

Policiais Rodoviários Federais e Militares de Mossoró e Assú, estão em diligências, tentando localizar os criminosos. Um carro, foi encontrado em chamas, na região do Assentamento Palheiros, mas ainda sem informações, se foi utilizado pelos bandidos.
A informação que nos chega é que a Barragem Armando Ribeiro, em Assú, que abastece a nossa cidade de Guamaré e cidades vizinhas aumentou o volume de água. Segundo dados divulgados por autoridades no assunto, a barragem agora esta com 15,89% da sua capacidade total.

Até poucos dias a barragem tinha chegado no seu volume morto.

Escopeta doze de fabricação caseira apreendida
Agentes da Divisão de Policia do Oeste apreenderam na tarde de segunda feira 13 de Março de 2017, um adolescente de posse de uma arma de grosso calibre na Favela do Fio em Mossoró Rio Grande do Norte.

Segundo informações, os agentes receberam uma denuncia que na residência do menor havia uma arma e motos roubadas, ao chegar no local vários indivíduos que estavam na rua fugiram pelas vielas da favela, o menor e mais três indivíduos foram detidos.

Após uma busca dentro da residência os policiais encontraram um doze de dois canos de fabricação caseira. O menor foi conduzido para Delegacia Especializada ao Adolescente e os outros indivíduos conduzidos para averiguação na Divipoe. O Câmara
A operação “Lama nas Ruas” não pegou somente a população de Alto do Rodrigues de surpresa. Em Guamaré, o caso teve grande repercussão na manhã desta terça-feira, 14. O advogado Sérvulo Nogueira Neto, denunciado pelo Ministério Público, responde atualmente pela assessoria jurídica do Poder Legislativo, sob o comando do vereador Emilson de Borba-Lula. O vereador Emilson de Borba-Lula.

não é nenhum desconhecido do Ministério Público. Em 2013, ele teve o nome envolvimento na operação Máscara Negra, que apura supostos desvios de recursos públicos para a realização de festas de Carnaval na cidade. Lula foi prefeito do município interinamente, mas com tempo suficiente para se enroscar com a Justiça.

Segundo nota do MP enviada à imprensa, o advogado Sérvulo Nogueira Neto, assessor de Lula em Guamaré, recebeu recursos públicos da Prefeitura de Alto do Rodrigues em sua própria conta bancária. O advogado que prestou também assessoria jurídica na última campanha eleitoral ao ex-prefeito de Guamaré Mozaniel, e ao vereador Gustavo, ainda não se pronunciou sobre a operação do Ministério Público.
Quase 500 pessoas já foram assassinadas no Rio Grande do Norte em 2017. A estimativa é do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). Segundo balanço da entidade, entre 01 de janeiro e 12 de março deste ano 486 assassinatos foram registrados no estado. O levantamento do Obvio dá conta ainda de que até o final de 2017, 2.200 homicídios sejam notificados no território potiguar.