NO ENCONTRO PREFEITOS DESABAFAM: “NÃO TEREMOS CONDIÇÕES DE SAIR DE CASA EM 2018, PORQUE NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO PAGAR NEM A FOLHA”

TULIO SOBRE CRISE HÍDRICA:
“É UMA REALIDADE PREOCUPANTE E QUE CARECE DE SOLUÇÕES RÁPIDAS E EMERGENCIAIS”

Durante audiência pública proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) para discutir a situação crítica das reservas hídricas do RN, o prefeito de Macau, Túlio Lemos (PSD), fez um apelo para que a Caern continue buscando outros mananciais na região.

Tulio sobre crise hídrica: “É uma realidade preocupante e que carece de soluções rápidas e emergenciais”. Ele disse ainda que hoje se tem o principal produto, a água, mas não há o transporte dela. “Conseguimos verificar, através dos estudos da Caern, a quantidade e a qualidade de nossas águas. Agora só falta viabilizar o transporte para abastecer as comunidades”, completou o prefeito.

Na presença de técnicos da Caern, representantes do IGARN, Secretaria de Recursos Hídricos e da Defesa Civil do estado, Lemos apresentou alternativas para que fosse acelerado o processo da obra da adutora Afonso Bezerra-Pendências, a partir de alternativas que vão baixar o custo do projeto que já está pronto desde 2015. Para Tulio Lemos, não tem mais como esperar que o governo federal libere os recursos para começar essa importante obra que vai matar a sede de uma população perto de 100 mil habitantes.

Legislativo atuante Também participaram do debate o presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros-Pintinho e os vereadores Dinarte Alessandro, Italo Mendonça e Diana Lira. A questão hídrica tem preocupado autoridades de Macau não é de hoje, na última semana a convite do vice-prefeito Rodrigo Aladim, o deputado Ezequiel Ferreira e o presidente da Caern, Marcelo Toscano discutiram o assunto na Câmara de Vereadores com as presenças também dos deputados George Soares e Márcia Maia.


PREFEITO DESABAFA: “NÃO TEREMOS CONDIÇÕES DE SAIR DE CASA EM 2018, PORQUE NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO PAGAR NEM A FOLHA”
O Presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – Amorn, e prefeito de Patu, Rivelino Câmara, representante das associações de municípios do Estado, também discursou no encontro que reuniu 135 prefeitos potiguares para discutir o apoio da bancada federal para um novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) e para o Pacto Federativo: “Nós precisamos dessa ajuda para que as prefeituras fechem as contas em novembro e dezembro. Mas também precisamos que a bancada federal pressione o congresso para que esse pacto federativo saia do papel e se torne realidade”, afirmou Rivelino.

Aos parlamentares, o prefeito Rivelino falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios: “Todos nós, prefeitos, temos amizades com os deputados, mas tenho que dizer que nós não teremos condições de ir para rua próximo ano pedir voto, não teremos condições de sair de casa, porque não estamos conseguindo pagar nossa folha, nossos fornecedores, nosso povo”, disse.

Ainda segundo o prefeito, a crise se torna mais evidente nas cidades, que são onde os cidadãos utilizam os sérviços básicos: “As pessoas não moram no Rio Grande do Norte ou no Brasil, moram em Patu, em Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Lucrécia... Ou seja, se mora no município, onde o povo encontra o prefeito. É essa a realidade”, declarou Rivelino.

“A SITUAÇÃO É MUITO DIFÍCIL. TEM SE TORNADO INVIÁVEL ADMINISTRARMOS AS CIDADES”, DECLARA PREFEITA DA SEGUNDA MAIOR CIDADE DO RN
Quatro vezes eleita prefeita de Mossoró, a médica Rosalba Ciarlini, também pediu o apoio da bancada federal no RN na liberação de recursos e avanços no novo pacto federativo: “Eu faço um apelo aos deputados e senadores. A situação é muito difícil. Tem se tornado inviável administrarmos as cidades”, disse a Prefeita.

Na presença de 135 prefeitos potiguares, durante reunião convocada pela FEMURN, onde compareceu toda bancada federal e ainda representantes de associações de municípios potiguares, a ex-governadora com a experiência de mais de doze anos de gestão em Mossoró, disse que nunca viu situação parecida antes. “O momento é de calamidade nas prefeituras e de tensão para os gestores”, avaliou.

Na reunião, a FEMURN solicitou apoio dos parlamentares para a liberação do novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), através de Medida Provisória (MP) editada pelo Governo Federal, que deverá ajudar as prefeituras a fechar as contas em 2017. Federações de todos os estados brasileiros têm mobilizado suas bancadas desde a semana passada com o intuito de que a solicitação chegue ao Presidente Temer e as verbas sejam liberadas.

A importância do novo pacto federativo e da reforma tributária, garantindo direitos e responsabilidades dos entes federados e fortalecendo as finanças dos municípios, também foi debatida no encontro.

Postar um comentário

0 Comentários