Ezequiel Ferreira apresenta voto de profundo pesar pela morte
de Candinha Bezerra
O presidente fez um relato sobre a vida de Candinha dedicada à cultura, desde que se formou em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Ela atuou como professora, coordenadora administrativa da Orquestra Sinfônica do Estado e referência no ensino de música, especialmente piano, destacando-se ainda como compositora, artista plástica, fotógrafa e produtora cultural”, lembrou o parlamentar.
Foi Candinha Bezerra que transformou a romanceira Dona Militana, de São Gonçalo do Amarante, em referência para a cultura potiguar, com os ensaios fotográficos e a produção do CD triplo Cantares.
O deputado Ezequiel Ferreira lembrou ainda que foi em reconhecimento à trajetória da produtora cultural, que a Prefeitura de Santa Cruz inaugurou, em 2004, na gestão do então prefeito Tomba Farias (PL), o Teatro Municipal Candinha Bezerra.
“Trata-se de grande perda para nosso estado. Candinha foi uma artista de grande talento e uma humanista de rara sensibilidade. Agiu com firmeza e serenidade, sempre discreta. Nosso coração se junta ao do senador Fernando Bezerra, filhos, netos, demais familiares e amigos”, disse Ezequiel, registrando “respeito, admiração e solidariedade à família enlutada, reconhecendo a trajetória exemplar de Candinha Bezerra e o impacto duradouro de sua obra artística, pedagógica e cultural, que continuará a inspirar futuras gerações”.
O voto do presidente da Assembleia Legislativa foi subscrito pelos demais deputados presentes à sessão. “Para que seja uma homenagem da Assembleia Legislativa, e não de apenas um deputado”, justificou Ezequiel Ferreira.
Nelter Queiroz critica postura do Governo diante da seca
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) criticou a “inação” do Governo do Estado diante da seca que atinge o Rio Grande do Norte e a paralisação de máquinas perfuratrizes de poços. O parlamentar lamentou que uma sugestão sua, feita em junho, para um mutirão de combate à estiagem, não tenha sido acatada.
O legislador relembrou que, no final de junho, diante da seca no sertão potiguar, ele havia sugerido ao Governo do Estado, liderado pela governadora Fátima Bezerra (PT), que convocasse a bancada federal (senadores e deputados federais), além de órgãos estaduais e federais ligados à agricultura, ao campo e à parte hídrica para um “grande mutirão”. O objetivo seria a perfuração de poços e escavação de cacimbas, visando amenizar os desafios enfrentados pelo longo período de estiagem nas regiões do Seridó, Vale do Açu e Médio Oeste.
No entanto, segundo Nelter Queiroz, o Governo do Estado “infelizmente não abraçou essa nossa sugestão”. O parlamentar expressou seu descontentamento com a “desunião” e a falta de “sensibilidade” e “humildade” por parte do governo em convidar a bancada federal para juntos, em Brasília e no estado, sentarem com produtores e trabalhadores para efetivar as ações.
Para agravar a situação, o deputado destacou informações veiculadas em redes sociais, órgãos e blogs da imprensa do estado, que mostram máquinas perfuratrizes de poços tubulares da Secretaria de Recursos Hídricos (SEMARH) “paralisadas no terraço” da instituição. De acordo com o parlamentar, a inatividade seria “por falta de equipamentos, por falta de condições financeiras por parte do órgão para fazer perfuração de poços no interior do Rio Grande do Norte”.
Nelter ressaltou ainda que em suas visitas semanais ao interior do estado tem presenciado “o sofrimento do trabalhador do campo tentando salvar seu rebanho e manter sua família com dignidade”, concluiu.
José Dias destaca bom atendimento em órgão público e faz apelo por qualidade na gestão
Durante a sessão plenária desta terça-feira (14), o deputado José Dias (PL), utilizou o horário dos oradores para relatar uma experiência pessoal que transformou em reflexão sobre o serviço público no país. O parlamentar contou que, ao renovar recentemente sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficou impressionado com a qualidade do atendimento recebido.
“Há três anos, quando precisei renovar, fui surpreendido com a exigência de um exame de acuidade mental, em pleno exercício do mandato. Agora, a surpresa foi positiva. Fui atendido com eficiência e respeito, e vi todos sendo tratados da mesma forma. Um serviço de excelência”, registrou o deputado que tem 86 anos.
José Dias afirmou que a administração pública brasileira está precisando de mais exemplos como esse. “Ao registrar esse fato, trago um pouco de luz e esperança de que as coisas podem melhorar”, afirmou o parlamentar.
Ainda em seu pronunciamento, o deputado mencionou a libertação de reféns israelenses que estavam em poder do Hamas, destacando o episódio como um marco de esperança em meio aos conflitos. “É um momento que ficará registrado na história, pela defesa da vida e pela busca da paz”, concluiu.
0 Comentários