Você sabia que, em 1961, Tancredo Neves foi eleito para o cargo de primeiro-ministro do Brasil?

Na noite do dia 8 de setembro de 1961, o Congresso Nacional aprovou, por 259 votos favoráveis contra 22, o nome de Tancredo Neves para o cargo de primeiro-ministro do Brasil. Esse fato marcou um momento decisivo na história política do país, durante o breve período do parlamentarismo brasileiro.

A nomeação de Tancredo ocorreu em meio à crise institucional provocada pela renúncia do então presidente Jânio Quadros, em agosto daquele ano. Com a inesperada saída de Jânio, a posse do vice-presidente João Goulart (Jango) foi contestada por setores militares, o que levou à adoção de um regime parlamentarista como forma de conciliação.

Tancredo Neves, político mineiro respeitado e habilidoso, foi escolhido como figura de consenso para liderar o novo governo no modelo parlamentarista, no qual o presidente tinha funções mais simbólicas e o primeiro-ministro chefiava efetivamente o Executivo.

A aprovação de seu nome representou um passo importante para garantir a estabilidade política naquele momento turbulento. Tancredo tornou-se, assim, o primeiro chefe de governo do Brasil no regime parlamentarista, que duraria até 1963, quando um plebiscito restaurou o presidencialismo.

Esse episódio revela não só a habilidade política de Tancredo Neves, mas também um dos capítulos mais complexos e instáveis da política brasileira do século XX.

Postar um comentário

0 Comentários