A participação dos vereadores Márcio de João Pedro, Edinor Albuquerque e Helder Oliveira na tradicional Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios levanta uma questão importante: o que representantes da oposição podem conquistar de positivo para o município, mesmo sendo críticos e adversários ferrenhos da atual gestão municipal?
A resposta está na essência do papel do vereador: representar os interesses da população, independentemente de alinhamentos políticos. A Marcha a Brasília é um dos eventos mais relevantes para a articulação de políticas públicas, obtenção de recursos federais e fortalecimento dos municípios. Nela, parlamentares têm acesso direto a ministérios, bancadas federais e a diversas instituições que oferecem programas, verbas e parcerias para as cidades.
Os vereadores da oposição, portanto, têm a chance de buscar investimentos para áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Mesmo sem alinhamento com o prefeito, eles podem atuar em favor da população por meio de indicações de emendas parlamentares, apresentação de projetos e articulações políticas com deputados e senadores parceiros.
Além disso, o fato de estarem em Brasília abre espaço para cobrarem mais transparência, melhorias na gestão dos recursos públicos e políticas públicas mais eficazes. Sua atuação crítica também pode ajudar a fiscalizar melhor os convênios firmados entre o município e o governo federal, garantindo que os recursos cheguem com destino certo e sejam usados corretamente.
A oposição, quando atua com responsabilidade e foco no bem coletivo, não é inimiga da cidade, mas sim um pilar essencial da democracia. O município só tem a ganhar quando todos os seus representantes, de situação ou oposição, trabalham com compromisso e seriedade.
0 Comentários