Nas últimas sessões da Câmara Municipal de Guamaré, vereadores da bancada independente têm protagonizado episódios preocupantes que colocam em risco o bom andamento dos trabalhos legislativos. Com atitudes reiteradas que visam interromper as discussões e deliberações da Casa, esses parlamentares têm utilizado, de forma excessiva e muitas vezes infundada, pedidos de “questão de ordem” com o objetivo claro de tumultuar e inviabilizar os debates.
Além das constantes tentativas de interrupção das sessões, chama atenção o comportamento de um dos vereadores, que tem se mostrado incompatível com a postura exigida pelo decoro parlamentar. Em episódios lamentáveis, o parlamentar chega a se levantar de forma desrespeitosa quando um colega faz uso da palavra, afirmando abertamente que "não quer ouvir", em um claro atentado ao Código de Ética e aos princípios da legalidade e do respeito mútuo que devem reger a atuação dos membros do Legislativo.
Tais atitudes não apenas configuram graves irregularidades do ponto de vista regimental, como também comprometem a imagem do Parlamento municipal e afrontam a democracia representativa. O bom funcionamento da Câmara depende do respeito entre os pares, da observância das normas internas e do compromisso com o interesse público.
Diante desses acontecimentos, espera-se que a Mesa Diretora da Câmara adote providências cabíveis para coibir práticas antirregimentais e preservar a ordem, a legalidade e o respeito que o Poder Legislativo de Guamaré merece.
0 Comentários