EX-VEREADOR DIONISIO TERTULIANO DA FONSECA, (IN-MEMORIAN) UMA TRAJETÓRIA MARCADA PELA PERSEVERANÇA E COMPROMISSO PÚBLICO


Dionísio Tertuliano da Fonseca, (In-memorian), comerciante estabelecido no distrito de Baixa do Meio, iniciou sua trajetória política muito cedo, influenciado por sua forte atuação no mercado financeiro local e pelo respeito conquistado na comunidade. Sua entrada efetiva na política ocorreu no ano de 1982, durante a eleição conhecida popularmente como “cabo a rabo”, quando foi convidado a compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito ao lado de Francisco Teixeira Nunes, o "França". A chapa foi vitoriosa, e Dionísio cumpriu seu mandato como vice-prefeito com dedicação e presença ativa na administração municipal.

Em 1988, buscou pela primeira vez uma vaga no legislativo, candidatando-se a vereador. Apesar da campanha empenhada, não conseguiu se eleger. Contudo, sua trajetória política não parou por aí. Em 1992, foi novamente indicado a compor uma chapa majoritária, dessa vez a convite do então prefeito João Pedro, para ser vice de José Câmara, o "Dedé Câmara", na eleição que definiu os rumos do município para o quadriênio 1993-1996. A chapa saiu vitoriosa, e Dionísio reassumiu o cargo de vice-prefeito, demonstrando novamente seu comprometimento com a gestão pública.

Persistente, tentou mais uma vez entrar para o legislativo municipal em 1996, mas não obteve êxito. Já na eleição de 2000, em sua terceira tentativa, ficou na primeira suplência. O destino político, porém, lhe reservava uma nova oportunidade: em 2002, após a cassação dos mandatos dos vereadores Francisco Pimentel ("Pitico") e Anterino Barbosa pela Justiça, Dionísio assumiu uma cadeira na Câmara Municipal, exercendo o mandato até o fim da legislatura 2001-2004.

A trajetória de Dionísio Tertuliano da Fonseca é marcada por sua perseverança, espírito público e pela confiança que parte da população sempre depositou em sua figura. Um nome lembrado com respeito na história política do município.

Postar um comentário

0 Comentários