"O TREM CORRE EM DOIS TRILHOS A LINHA DO MEIO É NEUTRA, NÃO LEVA A LUGAR NENHUM," ASSIM DISSE LEONEL BRIZOLA


A política tem "duas vias", como dois trilhos de trem que o levam ao lugar desejado. Uma outra linha no meio, "neutra", não interfere absolutamente em nada na trajetória planejada. Dito isso, ao compararmos a política em uma disputa política eleitoral, ela é montada em dois trilhos: o povo define e neles caminharão. Em um, estão aqueles que desejam a continuidade, e no outro, os que almejam mudança. A terceira via permanece neutra, pois o povo, em sua sabedoria, reconhece que ela não os levará a lugar algum.

Trabalhando nesse contexto político em Guamaré por várias campanhas, atuei como locutor das disputas políticas, ora na vitória, ora na oposição, conduzindo os anseios populares. Assim, fui reconhecido como o locutor das vitórias do nosso município. Modéstia à parte, com um legado profissional e político reconhecido pela população, tenho vasta experiência para falar sobre o assunto em questão. Contudo, ao longo desses desafios inerentes à vida pública, uma terceira via em Guamaré nunca se consolidou.

Vamos aos fatos:Em 1982, ocorreu o primeiro embate com quatro vias, com Francisco Pereira Olegário e Vicente de Brito Miranda (VIVI), ambos pelo PMDB, e Moacir do Carmo e Francisco Teixeira Nunes (FRANÇA), ambos eleitos pelo PDS.
Em 1988, houve outro embate com quatro vias, com Francisco Macedo do Couto (PDT), Moisés Nunes de Carvalho (PL), Jafhet Miranda (PMDB) e João Pedro Filho (PFL), que foi eleito.
Em 1992, Guamaré voltou às urnas com mais uma disputa de quatro vias, tendo Francisco Teixeira Nunes (França) (PMDB), Lucília Tibúrcio (PT), Moisés Nunes de Carvalho (PL) e José da Silva Câmara (DEDÈ) como o eleito.
Já em 1996, Guamaré tentou com uma terceira via, tendo Evanildo da Silva Martins (PT), Dr. Marcelo e João Pedro Filho (PFL) como vitoriosos.
Em 2008, mais uma vez Guamaré tentou com a quarta via, tendo José da Silva Câmara (DEDÉ) (PMDB), Auricélio dos Santos Teixeira (PTB), Francisco de Assis dos Santos e Mozaniel de Melo Rodrigues (PP) como eleitos.
Em 2020, a dose da terceira via se repetiu em Guamaré, com Mario Antônio de Abreu Marques (Marujo) (PSC), Gustavo Henrique de Miranda Santiago (PP) e Hélio Willamy Miranda da Fonseca (MDB) na disputa, sendo este último eleito.


Hoje, cientes de todas essas trajetórias políticas em Guamaré, reconhecemos que nossa cidade está prestes a vivenciar, mais uma vez, uma terceira via. É preciso reflexão, maturidade, compreensão, humildade e sentimento público.

Grupos formados por interesses próprios visando derrubar o próprio povo representam um retrocesso. Assim, nos veremos, mais uma vez, diante de um embate pela terceira via na política local, que nos levará a um destino planejado. O povo pode discernir entre o sentimento de interesses próprios e o bem comum, de Norte a Sul, do Leste ao Oeste. E assim, partimos para a luta e para a vitória.

Viva a democracia e respeitem a vontade do povo.

Postar um comentário

0 Comentários