DISPUTA PROPOCIONAL EM GUAMARÉ, É LUTA DE UM GOLIAS CONTRA ALGUNS DAVIS

Na última quarta-feira, estava no mercado aqui mesmo em Guamaré fazendo algumas compras, e observei de longe a conversa entre dois importantes políticos do nosso município. Me aproximei um pouco e fiquei por perto escutando um pouco desta conversa sem que os mesmos percebessem. Pois bem, o político “A” dizia: “Vou votar no candidato a prefeito “fulano de tal”, por que ele sempre teve atenção para comigo e me prestigiou bastante na sua época. Sei que o candidato a prefeito “fulano de tal”, trabalhou muito pela cidade, foi obras e ações pra todo lado, foi um prefeito bastante operoso, porém, não teve quase nenhuma atenção para comigo” .

O político “B”, dizia por sua vez: “Meu amigo, temos que deixar de pensar só na gente, as coisas estão mudando, o povo não está sendo mais besta, e este ano nesta eleição, vai acontecer muitas novidades e surpresas. O candidato a prefeito “ fulano de tal ”, também, não me prestigiou pessoalmente, no entanto, trabalhou muito pela minha região, fez uma boa administração no município e realmente trabalhou muito pela cidade ” …

E a conversa continuou entre os dois, e eu fui embora sem que eles percebessem, pois, tinha quer ir mesmo, e não precisava mais ouvir nada. Saí pensando e analisando tudo o quanto pude ouvir em poucos minutos entre aqueles dois políticos. O meu carro estava um pouco distante, em virtude da falta de estacionamento ali por perto, naquela região o movimento é grande, devido a feira. Quando ia buscar o carro no estacionamento, me encontrei com um amigo, nos cumprimentamos e ele me perguntou o que eu estava achando da campanha política deste ano. Então, eu lhe perguntei na bucha: “Em quem você vai votar para prefeito?”. Ele disse: “Ainda não sei, estou analisando. Uma coisa eu lhe digo: Não acredito nas pesquisas de opinião pública feitas aqui. Elas tem sido manipuladas e não tem nenhuma credibilidade, só servem para tumultuar o processo eleitoral e satisfazer o ego daqueles que querem chegar ao poder de todo jeito”. Para um bom entendedor, eu logo notei que a tendência do meu amigo, era de votar no candidato a prefeito “fulano de tal”.

E ele me perguntou em quem eu votaria? E eu lhe disse: “vou votar no mesmo candidato que você vai votar”. Rimos, nos despedimos e fomos embora. Fui pra casa, pensando e analisando tudo o que acabara de ouvir naquela manhã. Ao chegar em casa, fui para o computador escrever este artigo, pois, achei que seria importante deixá-lo registrado. Realmente, estou cada vez mais convencido, que as pesquisas eleitorais que estão sendo feitas na cidade, não correspondem a verdade do eleitor. Além disso, a tendência mais uma vez, é que depois da eleição, estas pesquisas serão novamente desmoralizadas.

A campanha municipal deste ano prenuncia-se acirrada, a julgar entre os postulantes às 11 vagas no parlamento municipal.

Como um bom observador na mesma conversa percebi que; os eleitores de Guamaré têm cinco perguntas para fazer aos candidatos a vereador.

“O quê”, “quanto”, “como”, “quando” e “por quê”. O eleitor que tiver essas cinco perguntas na ponta da língua poderá separar o joio do trigo nas promessas dos candidatos: aquelas que são lançadas apenas em busca dos votos das que têm, de fato, probabilidade de se concretizarem após o resultado das urnas. “A viabilidade do projeto é muito importante na escolha do voto. No papel cabe tudo e não é a mágica quem vai tornar a promessa realidade”, alerta o cientista político de Guamaré.

Para desmascarar uma promessa falsa ou exagerada, o eleitor precisa ser incisivo. Se o candidato prometer trazer empresas para gerar empregos, exija os nomes e quantos postos serão criados. Se a oferta for de criação de uma creche, faça com que ele se comprometa com prazos e custos. As explicações devem, sempre que possível, serem registradas.

O cientista político diz ser necessário pé atrás, principalmente, com os “salvadores da pátria”: aqueles com promessas definitivas para todos os problemas.

“Na hora de cumprir o prometido, agem como mães com os filhos, que dizem que vão comprar o brinquedo na volta”, brinca. Por isso, é necessário questionar para saber qual é o seu grau de comprometimento com aquela causa.

A eleição deste ano em Guamaré terá um ingrediente poderoso: a popularização dos smartphones. Segundo o cientista político, essa ferramenta deve ser utilizada a favor do eleitor. “O cidadão pode registrar todas as promessas feitas pelos candidatos em vídeo e, depois das eleições, cobrar dos eleitos que sejam realizadas”, aconselha.

Na vida as conquistas não se alcançam sozinhas, e os desafios não se ultrapassam sem suor. E para tudo e para qualquer momento é fundamental manter o otimismo, e lutar feito um Golias contra os Davis.

Postar um comentário

0 Comentários