QUEM SERÁ O NOME FORTE PARA A DISPUTA AO LEGISLATIVO GUAMARÉENSE EM 2020

Com o fim das coligações nas eleições proporcionais a partir de 2020 deve provocar mudanças na forma de negociar alianças e planejar candidaturas. Tanto que, a um ano da votação, o foco dos partidos políticos tem sido fortalecer as nominatas de vereador para apoiar a candidatura ao cargo de prefeito e aumentar a representatividade no parlamento.

Como exemplo para entender o impacto das alterações na lei eleitoral, pelo menos um asentos na Câmara dos Vereadores de Guamaré seriam ocupadas por outros parlamentares considerando os números do pleito de 2016.

Exemplo:
Berg da Farmacia seria o eleito  porquer obteve o numero maior de votos 487 sufragios;
Miranda Junior 475;
Rosendo Ferreira 406; e Eneas 362 votos. Ambos perderam pra, Carlos Câmara que obteve uma votação pífia de 339 votos.

Entretanto, é necessário relativizar os números. Os três vereadores que poderia ocupar uma vaga estavam em partidos diferentes, algo que não deve ocorrer no pleito de 2020.

Sem a possibilidade de coligações, cada partido poderá lançar até 23 nomes a vereador na próxima eleição, número que representa 150% das vagas na Câmara Municipal.

Possibilidades para  novos candidatos:
Nunca houve tanta indefinição um ano antes de alguma eleição. A renovação é uma possibilidade bastante concreta porque aquela ideia de pensar uma política diferente ainda está no consciente coletivo. Ainda há vontade de buscar uma nova política. Então aquela pessoa da comunidade que nunca participou de uma campanha eleitoral, pode se dar bem no âmbito da eleição para vereador.

A câmara Municipal de Guamaré  tem sido exemplo com raras exceções de alguns vereadores que estão correspondendo os anseios do povo.

A ostentações dos atuais parlamentares tem boa afirmação que serão reeleitos como os mais votado  poderão de fato ser derrotados na próxima eleição. Um outro aspecto importante da eleição de 2016 é que a reeleição  foi de uma certa forma surpreendente não apenas por causa da  popularidade o fato em questão é que mais e mais gente está abrindo os olhos para a realidade e pode trazer uma grande mudança eleitoral no ano que se aproxima.

Postar um comentário

0 Comentários