COM OS EFEITOS DA SECA QUE ASSOLA O NORDESTE QUAL SERÁ O DESTINO DOS ANIMAIS


Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

Baixa umidade;
Clima semi-árido; - Solo seco e rachado; - Vegetação com presença de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga); - Temperaturas elevadas em grande parte do ano. Seca, fome e miséria: um problema social.

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino.

Muitas vezes, os animais precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para bebé água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, as vezes acabam vítimas de muitas doenças.

O produtor corre-se o risco de não obter um bom estabelecimento da pastagem. É no inverno que as ovelhas engorda nas chuvas e emagrece na seca, mas é agora que o produtor deve trabalhar para evitá-lo que seus rebanhos moram de fome ou sede. 
 

Postar um comentário

0 Comentários