Lula veta projeto que aumentava o número de deputados na Câmara



Na noite desta quarta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto aprovado pelo Congresso que previa o aumento de 513 para 531 deputados federais. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, foi tomada no limite do prazo legal — e já causa repercussões intensas em Brasília.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o veto teve como base dois pilares principais: o impacto fiscal e a impopularidade da medida.

O aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados implicaria em um custo adicional estimado em R$ 64 milhões por ano, considerando salários, assessores, estrutura de gabinete e demais benefícios. Técnicos do Ministério da Fazenda alertaram que a proposta violaria princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, pesquisas de opinião revelaram que mais de 80% da população era contra o projeto. Em um momento em que o governo busca reverter índices de aprovação e fortalecer sua imagem pública, o veto foi considerado também uma jogada estratégica.

Postar um comentário

0 Comentários