JULGAMENTO QUE PODERÁ DAR 'GANCHO' DE 4 ANOS A GABIGOL SERÁ HOJE (18)


O atacante Gabigol será julgado hoje (18), às 14h, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD). O jogador foi denunciado por tentativa de fraudar o exame de dopagem, no ano passado, e pode ser punido com uma suspensão de até quatro anos.

O atacante do Flamengo foi denunciado pelo comportamento durante um teste fora de competição, no Ninho do Urubu, em 8 de abril de 2023.

Segundo os relatos dos oficiais, Gabigol tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis pelo exame.

Como funciona o julgamento

O julgamento no TJD/AD não é público e será por videoconferência, a partir das 14h.

Gabigol será defendido pelo advogado Bichara Neto, contratado pelo Flamengo. O clube trata o cenário como "sob controle".

O camisa 10 do Fla será julgado pelo Pleno do tribunal, a instância máxima no Brasil. Essa é uma prerrogativa de jogadores de nível internacional, para que o recurso, caso desejado, possa ser feito à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Se a defesa de Gabigol optasse por um julgamento em uma comissão disciplinar do tribunal brasileiro, só poderia recorrer até o próprio Pleno do TJD/AD, e não ao CAS.

A expectativa é que a sessão seja relativamente longa, diante do número de testemunhas que devem depor.

A ordem do julgamento envolve leitura do relatório, produção de provas (documentais ou testemunhais), manifestação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), fala do procurador, que é quem faz a acusação, e a sustentação da defesa do jogador.

Em seguida, vem o primeiro voto, que é do relator do processo, o auditor Daniel Chierighini Barbosa. O Pleno tem nove membros.

Com informações de UOL

Postar um comentário

0 Comentários