HENRIQUE FALA EM MÁGOA DO MDB, LEMBRA ERRO EM 2014 E ENCERRA CARREIRA POLÍTICA


Ao tratar sobre seu antigo partido, o MDB, ele deu detalhes até hoje não revelados do pleito de 2022 e afirmou que ainda carrega uma ferida “não cicatrizada” após ter sido obrigado a deixar a sigla para poder concorrer a deputado federal na campanha daquele ano.

“A saída do MDB, até hoje eu tenho uma dor não cicatrizada, porque foram 52 anos de MDB”, declarou o ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Antes de deixar o partido, Henrique lembra que soube que o MDB não lhe daria a legenda, o que o impediria de disputar o cargo de deputado federal, função que ele assumiu por 11 mandatos consecutivos.

Diante do impasse, Henrique disse ter procurado o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi, mas nem o diálogo com o correligionário impediu sua saída do MDB.

“Eu passei três dias e três noites tentando fazer a carta de despedida do MDB e não conseguia. Eu fazia, quando ia ver de noite, a emoção, eu rasgava. Faltando dois dias eu fazia, a emoção, eu rasgava”, conta Henrique.

Só com ajuda de sua esposa, a jornalista Laurita Arruda, Henrique conseguiu concluir o texto e publicar sua despedida do partido após 52 anos de MDB. “Imagine com que dor, que eu digo até hoje não cicatrizada”, lembra.

Henrique revelou ainda que cogitou abandonar a campanha de 2022 ao ser acometido de uma forte dor no quadril que o impedia de caminhar longas distâncias. Ao procurar um médico, ele foi orientado a andar apenas um quilômetro por dia, o que inviabilizaria o planejamento da campanha, já que ele pretendia visitar 142 municípios.

Em paralelo ao isso, Alves afirma que o PSB não cumpriu o acertado formalmente, reduzindo os valores do fundo partidário para todos os candidatos, inclusive para Rafael Motta, então candidato a senador naquele pleito.

O problema que abalou a saúde de Henrique, segundo conta, foi um desgaste na cartilagem na área do fêmur. No final das contas, ele só conseguiu visitar 36 municípios e obteve apenas 11.630 votos.

“Eu parei completamente a campanha e fiz mais, eu e Laurita, sempre nós dois, fizemos uma carta desistindo da candidatura, isso no comecinho de setembro. Redigi, dei detalhes na carta, contei dos problemas de saúde, estrutura e disse que estava renunciando a candidatura”, afirma.

A carta foi entregue ao ex-deputado Ricardo Motta, pai de Rafael, que convenceu Henrique a continuar na campanha. “Ele disse: Henrique, não faça isso, você vai acabar com o sonho do meu filho”, lembrou, emocionado, Henrique Alves.

A partir disso, o ex-deputado disse ter mantido a campanha, mas dentro de suas limitações de saúde, ficando em casa na maior parte dos dias.

Ainda com o problema a ser resolvido, Henrique será submetido a uma cirurgia em agosto para colocação de uma prótese no fêmur.

Postar um comentário

0 Comentários