MORRE O EX-PREFEITO DE LAJES EDIVAN SECUNDO


A segunda-feira, 18 de julho com uma notícia muito triste. Edvan Secundo Lopes morreu aos 70 anos de idade, vitima de um infarto. A cidade está em choque com a informação, uma comoção em todas as redes sociais e o que mais a comunidade comenta neste momento.

O Blog RC se solidariza com todos os seus familiares e amigos neste momento muito difícil rogando a Deus pelo conforto de cada um.

EM BREVE TRAREMOS INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO E SEPULTAMENTO.

Quem foi EDVAN SECUNDO LOPES:

Professor, administrador escolar e Político, Edivan Secundo Lopes nasceu em Lajes no dia 23 de Fevereiro de 1952, filho de Pedro Vitorino e Zumira Secundo Lopes, é casado com Dona Conceição Maria Damasceno Lopes, do matrimonio nasceram duas filhas: Edivânia Fábia Nunes Secundo Lopes, Mara Fabiany Nunes Secundo Lopes e Flávia Monalisa Nunes Secundo Lopes. Cursou o Ginásio no Felipe Guerra em Natal e colégio Atheneu Norte Rio Grandense, o cientifico no Colégio Estadual Wiston Churchill, formou-se em pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi diretor do Colégio Atheneu Norte Rio Grandense e foi orientador pedagógico no Centro Educacional Maristela em Natal.

Iniciou a vida política, ainda estudante, fazendo política estudantil. Em 1970 ingressou na política partidária, criando o diretório MDB em Lajes, 1972 foi candidato a vereador em sua cidade, sendo o mais votado, com apenas vinte anos de idade naquele tempo. Aposição do Partido a esta altura, era de pleno crescimento. Como vereador eleito procurou desempenhar o papel e oposição, uma oposição construtiva beneficiando o povo e o município, já tinha uma base política, pois seu irmão exerceu o mandato de Prefeito de Lajes.

Em 1976 o MBD resolveu disputar a eleição de Prefeito apresentando três candidatos, sendo um dos candidatos, e mesmo não obtendo a eleição, considerou um excelente teste nas urnas, pois contra toda estrutura do Governo e Prefeitura, perderam por muito poucos votos, abrindo assim uma janela para o trabalho inteligente nas eleições futuras.

Em 1982, novamente candidato, agora pela legenda PMDB, numa campanha memorável, foi eleito Prefeito de Lajes. O prefeito Edivan era um político voltado para o Povo, principalmente para os mais humildes, administrando uma Prefeitura com poucos recursos, injustamente o fundo de participação dos Municípios, à cota que cabia a Lajes, era a menor que existia., era difícil portanto administrar um Município grande, mais de 15 Mil habitantes naquela época com tão poucos recursos.

Mesmo assim o Prefeito desenvolveu um grande trabalho, e muitas realizações. Tornou-se em 31 de Janeiro de 1983, foram granes dificuldades encontradas, a Prefeitura com poucs débitos, junto a COSERN e BNH além de muitos outros como, por exemplo: O aumento ao funcionalismo público pelo ex Prefeito no último dia de sua administração à frente da municipalidade. Mesmo assim, O Prefeito Edivan Secundo Lopes, não perdeu tempo, iniciou por etapa o grande trabalho administrativo, reconhecido por todos.

No setor as saúde, quando assumiu a Prefeitura, o Hospital Maternidade Aluizio Alves recebia apenas 2,5% da verba do fundo de participação doa Municípios, elevou este percentual para 5%, e destinou mais 8% (oito) para ajuda de medicamentos, contratação de pessoal, de um para três médicos, transporte dos mesmos para os distritos, além de dentistas e um analista. Proporcionou através de uma reforma do Hospital, condições de pequenas cirurgias saindo da área da saúde veio: construção de várias praças no Município, calçamentos, poços tubulares, projeto crescer, Praça Presidente Tancredo neves que na inauguração contou com as presenças de dona Risoleta Neves e o neto Aécio Neves em 1995. Ainda neste ano com relação a Educação promoveu uma grande reforma no ensino aplicando o sistema Educacional, que antes não existia. Destinou 42% dos recursos próprios do Município para o setor da Educação e mais 32% os recursos recebidos do fundo de participação dos Municípios, ICM e outros existentes também na educação, além de reformas a prédios escolares, construção de mais salas de Aulas, distribuição de material escolar, merenda escolar, entre outros. O Prefeito, contava com um excelente quadro administrativo e com o apoio da Câmara de Vereadores de Lajes, hoje atualmente mora em Natal com seus familiares, mas nunca deixou a vida política e sua terra querida.

Fonte: um livro antigo da historia dos municípios

Postar um comentário

0 Comentários