ABANDONADO DESDE O INÍCIO DA GESTÃO TÚLIO LEMOS: ENTRE CONSENSOS E CONFLITOS PRAIA DE CAMAPUM GANHARÁ REVITALIZAÇÃO URBANISTICA COM PISO INTERTRAVADO E GUARDA CORPO DE MADEIRA

Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, a Praia de Camapum na cidade de Macau "agoniza" em total situação de abandono. O cenário é desolador. Quem vem ao local pode observar a sequência de  abandono que vem sofrendo a praia. O calçadão, o para peito que já não existe mais, dão sinal do descaso com aquele que, em seus tempos áureos, foi reduto de artistas e turistas vindos da Capital e de todos os estados principalmente para o maior carnaval de praia do RN. O espaço hoje está em ruínas e sofre com a sujeira e a proliferação de insetos.


Para agravar a situação, a insegurança é outro fator que contribui para afastar turistas, frequentadores e amantes da natureza, sobretudo durante a noite, quando o espaço são ocupadas por usuários de drogas, para fazer frente ao abandono.

Aquela região está totalmente abandonada e o prefeito (Túlio Lemos) tentará conseguir dar uma movimentada, para elogiar, a atual gestão, entretanto, é bom relembrá que por lar em sua gestão nada tinha sido feito.

A praia de Camapum desde de sua inauguração teve grandes avanços dados nas gestões anteriores, dos quais  destacamos a realização de um dos maiores shows brega do RN, com a realização do mega brega, realizado na Praia, feito que considera uma "gigantesca vitória" para o local. 

Para tentar reocupar o espaço, um projeto de revitalização só agora foi iniciado pela prefeitura. Porém, o que está previsto para a "nova Praia de Camapum", será a substituição do piso pelo piso intertravado, realizando assim a renovação do piso tátil.  Fazendo toda recuperação (pintura e textura) das paredes superiores ao piso. Será realizado a troca do guarda corpo de ferro para outro de madeira (eucalipto ou jatobá), e elementos que favorecem a acessibilidade...  

Os leitores que acompanham nosso blog sabem das cobranças que fizemos sobre a questão da revitalização do calçadão da praia de Camapum, mostrando a real situação que se encontrava a principal área de lazer e entretenimento na cidade do sal. Caminhando pela blogosfera Macauense na manhã deste sábado (18-07) e vendo que o sonho dos macauenses está se tornando realidade, fiz questão de registrar para que os macauenses tomem conhecimento de como estava o ambiente em Camapum.

Desde seu abandono o espaço e a própria praia ficaram menos atrativos. Essa área da orla também era um lugar mais limpo e organizado do que é atualmente. Com essa nova revitalização dará nova vida ao espaço público antes abandonado e depredado, criando sentimento de pertencimento na população, que voltará a frequentar o local requalificado por meio da parceria entre Prefeitura e Governo federal. 

Com a reequalificação urbanística o marco paisagístico do projeto será a referência deste momento de revitalização da Praia de Camapum, que deixará outra imagem. E essas de negatividades ficará totalmente para trás, que só serão lembradas pelos necessários registros históricos do local.

O prazo para entrega da obra será de 150 dias. A obra está orçada em R$ 492.466,00 com locação de verba federal. Uma placa de identificação de toda essa reestruturação será colocada no local na próxima semana para que todos tomem conhecimento dos valores e serviços a serem execultados na praia.

Registro fotográfico Cidade do Sal

Postar um comentário

0 Comentários