TUDO NO CONTROLE: GALINHOS SEGUE TRABALHANDO PARA QUE SUA POPULAÇÃO SOFRA O MENOS POSSÍVEL COM A CHEGADA DA COVID-19


A gestão da península de Galinhos tem feito de tudo para que o vírus não se prolifere de forma rápida em seu habitat, para isso vem utilizando de todos os caminhos necessários para brecar que a pandemia possa atingir de frente sua comunidade.

Pois bem De acordo com os decretos da Prefeitura Municipal, apenas moradores e prestadores de serviços essenciais estão permitidos a entrar e sair da  península. Quando, por necessidade, algum destes precisa sair e voltar, na chegada a península, existe uma barreira sanitária de fiscalização, onde os colaboradores da saúde orientam o cumprimento do decreto. Logo em seguida, o recém-chegado, é convidado a passar por um lavatório comunitário onde lava as mãos com água e sabão, apertando com o pé o acionamento da água.

Após passar pela barreira sanitária, o recém-chegado a península, passa por uma cabine de higienização. O novo equipamento adquirido através de recursos próprios da Prefeitura, conta com jatos de uma solução líquida higiênica feita de uma mistura de hipoclorito de sódio e água, fórmula indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que servem para desinfetar pessoas e demais objetos que estejam junto ao corpo.

Desinfecção As ações seguem com uma operação de lavagem e desinfecção das ruas centrais da cidade e também do entorno de prédios municipais é realizada diariamente em Galinhos. O produto aplicado é o hipoclorito de sódio diluído, que não oferece riscos à saúde humana e é aplicado em ruas com grande circulação de pessoas, vias do entorno das Unidades Básicas de Saúde e prédios públicos.

Testagem Uma das principais ações tomadas no municipio refere-se ao teste, enquanto algums cidades dificultam a testagem, galinhos faz diferente. O teste é realizado no paciente e em 20 minutos o resultado é apresentado.

Critérios para teste rápido: Profissionais de saúde e de segurança; Pessoas que convivem na mesma casa que profissionais da saúde e da segurança que apresentaram sintomas; Idosos acima de 60 anos; Profissionais cuidadores de idosos; Doentes crônicos; Moradores de rua.

Outro ponto importante sobre a testagem refere-se ao SWAB: considerado como uma outra forma de testagem, onde são colhidas secreções do paciente e enviadas a um laboratório onde o resultado é apresentado no período de 6 a 10 dias. O critério para teste: Febre (acima de 37,8°); E/ou pelo menos algum sinal ou sintoma respiratório.

Quer dizer Galinhos segue à risca os cuidados com sua gente. Além de não medir esforço para deixar a população tranquila, confortável e, principalmente, menos tensa e preocupada com a chegada da COVID-19 em seus domínios. Com as ações colocadas em práticas, galinhos pretende passar por essa pandemia com menos estragos possíveis.

Cidade do Sal

Postar um comentário

0 Comentários