PRIMEIRO DIA DE LOCKDOWN EM GUAMARÉ TEM BANCOS LOTADOS, E BOA ADESÃO DA POPULAÇÃO

















No primeiro dia de "lockdown" em Guamaré, poucos carros e pessoas ainda circulavam nas ruas no início da manhã desta segunda feira (08). Um dos locais que teve maior concentração foi nas agências bancarias com filas estendidas de frente as instituições. Na casa lotérica, Banco do Brasil e Caixa econômica as filas estavam muito grandes, nos supermercados as filas não existiam.

A medida restritiva se estende por quinze dias e tem o objetivo de aumentar os índices de isolamento social e diminuir o número de casos de Covid-19.

A determinação deve manter somente serviços essenciais e limitar circulação de pessoas no município. Até domingo (21), a Secretaria de Segurança Pública coordena uma ação integrada fiscalização e orientação da população quanto ao decreto.

O primeiro dia de lockdown teve boa adesão da população. Desde as primeiras horas desta segunda-feira (08).
A medida anunciada pelo prefeito Adriano Diógenes, na última sexta-feira (05), visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas da cidade e frear a propagação do vírus.

O município conta 289 casos confirmados da doença sendo 05 óbitos. O lockdown vale até o próximo dia 21 de junho.

O lockdown é algo novo e estamos orientando as pessoas. Ainda que, neste primeiro dia, tenhamos encontrado estabelecimentos funcionando incorretamente e pessoas transitando em vias públicas indevidamente, foi visível a redução de pessoas nas ruas e principalmente no Centro da cidade.

Precisamos achatar a curva da doença em nossa cidade. A velocidade com que os casos aumentaram na última semana nos preocupa.
Se cumprirmos o isolamento, como deve ser, em breve teremos uma redução dos novos casos.

As equipes de bloqueio e fiscalização são formadas por guardas municipais e agentes da polícia militar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Segurança Pública que continuam nas ruas durante a noite e madrugada. Das 23h às 5h, está proibida a permanência e trânsito em vias, locais e praças públicas.
Neste período, podem circular profissionais e serviços de saúde, incluindo farmácias, forças de segurança, vigilantes, advogados no exercício da profissão e situações de emergência.

Guamaré tem um dos piores índices de isolamento social no interior do estado: de 31,94% quando o ideal é 70%. Com o lockdown, o objetivo é alcançar 80%.

Confira AQUI DECRETO Nº 027/2020 

PRINCIPAIS MEDIDAS DO LOCKDOWN (VÁLIDAS ENTRE 8 E 21 DE JUNHO) 1 – Fica proibida a permanência e o trânsito de pessoas em vias, parques, equipamentos, locais e praças públicas. Só será permitido o deslocamento por força de trabalho, para ida a serviços de saúde ou farmácias, compra de alimentos e gêneros essenciais à subsistência, bem como a ida a estabelecimentos autorizados a atender o público.

Obs: As pessoas que estiverem se deslocando a trabalho deverão apresentar carteira de trabalho, funcional, crachá, contrato de trabalho ou qualquer outro documento idôneo que justifique o vínculo profissional. Os interessados também poderão apresentar um formulário preenchido, cujo modelo está disponível no Diário Oficial.

Postar um comentário

0 Comentários