Agora a informação chega até você
Fique por dentro das notícias que ocorrem em Guamaré e região!
Você informado somente a um click!
Venha e divulgue sua marca
Tudo em primeira mão, direto na sua tela

ELEIÇÕES 2020 COM PENSSAM OS PARLAMENTARES DO RIO GRANDE DO NORTE


28052020 FERMURN02
 Parlamentares do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, de reunião com prefeitos do Estado. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o encontro teve como objetivo transmitir aos parlamentares o posicionamento do movimento municipalista sobre as Eleições 2020.
“Estamos entendendo que o Brasil não terá condições de realizar eleições neste ano de 2020. Não haverá condições nenhum por vários motivos. E esses motivos são baseados em estudos técnicos acadêmicos e científicos. Essa situação de pandemia até o fim deste ano e depois no pós pandemia, teremos aí os efeitos, como o reflexo da retração da economia”, ressaltou o presidente da CNM, Glademir Aroldi.
Entre as dificuldades levantadas pelo líder municipalista está o do exercício da democracia, já que, por exemplo, no Brasil existem mais de 1,3 mil prefeitos com mais de 60 anos e alguns com problemas de saúde. “Estaríamos excluindo eles do processo eleitoral. Não seria democrático também impedir que pessoas que trabalham na saúde e que gostariam de sair candidatos e por conta disso teriam que se descompatibilizar dos cargos, portanto deixando de atender a comunidade brasileira”, reforçou Aroldi.
28052020 FERMURN
O cuidado da população que trabalha durante o pleito, como mesários e fiscais, bem como com os que vão votar, já que dividem as teclas das urnas e o leitor digital também foi questionado. “É impossível fazer a eleição sem contaminar as pessoas. Não estamos interessados em impor um posicionamento. Apenas queremos que não aconteça este ano para salvar vidas. Se o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] quiser colocar a figura do interventor, que coloque. Se quiser manter o gestor que deixe. Estamos pedindo que não façamos eleições este ano”, complementou o presidente da Femurn, José Leonardo Cassimiro de Araújo.
Os pontos foram elencados e disponibilizados em Carta Aberta ao Congresso Nacional e à Nação Brasileira Sobre as Eleições. O documento reforça ainda que o pedido de unificação de eleições uma posição histórica da entidade.
Abertura das discussões
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) lembrou que a pauta pode ser simples, porém muito complexa, já que nas Casas Legislativas Nacionais há uma série de propostas apresentadas sobre o tema. “Neste momento, o termômetro que tenho é o de que as primeiras reações estão no sentido de manter as eleições ainda este ano”, completou.
28052020 FERMURN05
Por isso, o deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN), reforçou sobre a importância de se haver uma discussão ouvindo as diversas frentes. Entre os problemas está o de desconhecer como será o cenário após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Estamos praticamente voltados para o enfrentamento. Espero que o Congresso Nacional - apesar de estar ouvindo que os presidentes das duas casas aguardam posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral - admitam a discussão porque carece abrir o debate. Hoje a posição é contrária de prorrogação de mandato. Então, é mais do que válido abrirmos esta discussão e esperamos que os membros do parlamento tenham coragem para discutir”, disse.
Já a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) lembrou da importância de trazer os líderes municipalistas para o debate, já que é no Município que tudo acontece e que se encontra a população. ”Quem vai determinar a data das eleições é o vírus. Nao acredito que haja eleição quando a pauta número um é defender a vida dos homens e mulheres do país. Pessoas estão morrendo e sem o afastamento, vão morrer muito mais”, reforçou a parlamentar.
28052020 FERMURN03
Para tratar da temática no Congresso Nacional, deputados e senadores devem formar uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito. A medida foi confirmada pelo senador Jean Paul ao presidente Aroldi e demais participantes. “Este é o clima, o momento e o contexto. Acho saudável que a CNM e as entidades nos deem conhecimento deste lado da tese. E vamos receber os outros lados de interesse nacional e internacional”, finalizou.
ELEIÇÕES 2020 COM PENSSAM OS PARLAMENTARES DO RIO GRANDE DO NORTE ELEIÇÕES 2020 COM PENSSAM OS PARLAMENTARES DO RIO GRANDE DO NORTE Reviewed by GUAMARÉ NA TELA on 5/30/2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.