MEU PONTO DE VISTA: MOZANIEL, HELIO E ADRIANO OS POLÍTICOS DO MEDO E O MEDO DA POLÍTICA

A rua anda cheia de conversas sobre política. Vou pegar só duas delas. Uma relacionada à candidatura de Adriano Diógenes à reeleição e outra sobre a possibilidade de Mozaniel aceitar ou não uma candidatura a prefeito de Guamaré.

O ano acabou de começar, e o município de Guamaré  até o presente momento não tem nem um, pré candidatos a prefeito, um número muito assustador para um município de pequeno porte e grandes problemas administrativos, é de se espantar que os prefeitáveis ainda não tenham se pronunciados, oficialmente.

Tem gente dentro do MDB, partido do atual prefeito, torcendo para que a união se mantenha. 

Já tem outras lideranças de olho na vaga de vice-prefeito acreditando que se o grupo situacionista romper eles estejam numa posição boa para a disputa e que pode até enfrentá-la sem muitos apoios, principalmente de lideranças antigas.

Se o grupo rachar e Adriano se eleger numa chapa mais ou menos pura daria um tiro de canhão nas lideranças antigas e criaria um novo grupo político no município. O exemplo  disso Guamaré já presenciou de uma pancada só França eliminou Moises Nunes, João Pedro eliminou Dedé e visse versa.

Mais ninguém subestime a inteligência de um dos maiores articulador e líder politico de toda a história em nosso município Hélio Miranda, que conseguiu derrubar os coronéis da política local e passou a ser o galo do terreiro. Muita gente no MDB advoga esta tese no momento.

Mas a pergunta que corre pelos cantos da política é saber se Mozaniel tem peito para enfrentar essa empreitada mais uma vez. Como sempre ele se deu bem na política trabalhando na maciota, sem muito alvoroço ficando sempre na segunda colocação dos pleitos que disputou.

Estamos então frente a três situações que demandam atitudes fortes e coragem para fazer. Primeiro é saber se Mozaniel vai sair quase sozinho na disputa deste ano. E a outra, é se Adriano romper e enfrentar a candidatura praticamente sozinho e a terceira é Hélio ou seu candidato quebrar todas as barreira das articulações e ser o candidato vitorioso do pelito que se aproxima.

Em poucas semanas saberemos se esses dois personagens têm peito para fazerem o que tem gente dos grupos deles querendo que seja feito.

A chapa que deve sair vitoriosa dessa eleição terá um trabalho árduo de convencimento e terá de fazer alianças com outros grupos opositores, o nome que fizer o maior número de aliados será sem sombra de duvidas o que sairá vitorioso nas eleições de 4 de Outubro.
Guamaré em seu histórico politico não tem dado chances para reeleições aos prefeitos, tendo até hoje apenas dois a ser reeleito em 2000 com João Pedro Filho e 2016  Hélio Miranda, desde então ninguém que se candidatou a reeleição e venceu, os nomes de oposição já se iniciam na caminhada com essa vantagem, mais se não houver consenso na oposição e vários tentarem a cadeira de chefe do executivo, fazendo assim uma divisão dos votos, a situação pode não se desenrolar para um nome de oposição.
Mozaniel de Melo, ex-prefeito do município deverá anunciar sua pré candidatura,  os fieis eleitores do ex gestor, tem desequilibrado o nome dele e levado uma boa parte da rejeição do ex prefeito para seu nome como pré candidato, muitos populares temem a volta desse grupo ao poder, na principal cadeira da administração, devemos lembrar que o atual prefeito Adriano Diógenes foi eleito em eleição suplementar com mais de 53% dos votos válidos. Hélio Miranda, foi reeleito em 2016, com uma votação história contra o candidato,  Mozaniel. É muito devido a rejeição astronômica que o grupo de Mozaniel  tem perante a população.

Essa promete ser a eleição mais difícil da história de Guamaré, para os pré candidatos, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos. 

Postar um comentário

0 Comentários