CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR ADEILSON BORGES, "NEGO DE SIRÍ" CONCEDEU ENTREVISTA AO NOSSO BLOG


AVISO IMPORTANTE!
O blog entrevistou até o presente momento 05 dos 14 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Guamaré para o quadrienio 2020 – 2024, e já divulgamos todos os entrevistados. Na proxima semana, estaremos com nosso espaço aberto para os demais candidatos que quizerem serem entrevistados. Por ordem alfabética dos nomes dos concorrentes, estaremos divulgando uma entrevista por dia, caso os concorrentes não quezerem conseder a entrevista será divulgado somente o santinho sem entrevista.

DO BLOG:
Gostaríamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.

NEGO:
Me chamo Adeílson da Silva Borges, popularmente conhecido por Nego de Siri, tenho 41 anos de idade, sou filho de Ademar Ferreira Borges (Siri) e Edileuza Mota da Silva. Sou Funcionário Público concursado deste município desde o ano de 2000; nasci e me criei em Guamaré, onde sempre busquei me inserir em eventos e projetos sociais com objetivo único e exclusivo de ajudar nossos cidadãos. Dentre os Projetos sociais que participei, os de maiores destaques foram: o Grupo Ecológico Natureza e Vida, hoje ASPAN, por 12 anos; Pastoral da Criança da Igreja Católica, referência na sociedade guamareense até atualidade, durante 7 anos, com o trabalho de acompanhamento das crianças e suas famílias.


DO BLOG:
Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar?

NEGO:
Primeiramente temos que observar que a função de conselheiro tutelar presume serviço de relevância pública, ou seja, uma função de importância para a sociedade. Devido a isso e a estar disposto a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, assim como promover e orientar são características que alguns amigos e familiares veem em mim, fui aconselhado e convencido a concorrer nessa eleição de Conselheiro Tutelar do Município de Guamaré.

DO BLOG:
Qual é a sua proposta central para caso seja eleito?

NEGO:
Buscar, juntamente com os demais conselheiros e órgãos de atividade preventiva de nosso município, realizar um trabalho de promoção à prevenção do abuso e violência contra a criança e ao adolescente, através de palestras e orientações dos pais, alunos, professores e comunidade em geral a respeito dos direitos da criança e do adolescente.

DO BLOG:
Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos no município? 

NEGO:
Como tudo na vida, iniciamos com um planejamento, mesmo o período de campanha sendo curto. Estamos nos utilizando das redes sociais para divulgação, assim como do único material impresso que é o santinho, mas nosso principal foco é o “corpo a corpo” junto à população que está tão desacreditada com o trabalho do Conselho Tutelar, motivando-a e convencendo-a que é de fundamental importância sua participação no dia 06 de outubro. 

DO BLOG:
Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?

NEGO:
Como dito na minha apresentação, já realizei trabalhos com crianças e adolescentes no Projeto Social Grupo Ecológico Natureza e Vida, que derivou na ASPAN, e na Pastoral da Criança da Igreja Católica com o trabalho de acompanhamento das crianças e suas famílias, referência na sociedade guamareense até os dias atuais.

DO BLOG:
Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?

NEGO:
Com 29 anos completados no último 13 de julho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ainda não é plenamente cumprido em nossa cidade, nem no nosso Estado, nem no nosso país. A Lei Federal nº 8.069 foi construída sob grande influência de organizações da sociedade civil e movimentos pela cidadania, rompeu o paradigma unicamente punitivo da legislação para dar lugar a uma visão integral de crianças e adolescentes, encarando-os como sujeito de direitos. Contudo, seu cumprimento ainda é um desafio a ser alcançado.
O principal agravante está ligado ao profundo desconhecimento sobre o conteúdo da Lei, apesar de suas quase três décadas de existência. Infelizmente, até mesmo parte dos profissionais que atuam diretamente com esse público não a conhece a fundo. O ECA tende a ser evocado apenas em casos de violência cometida por adolescentes, o que gera uma imagem negativa sobre o Estatuto e muita desinformação sobre seu propósito. Não à toa, ainda prepondera no senso comum a ideia de que se trata de um dispositivo para “proteger infratores e bandidos”.
O propósito do Estatuto, além de estabelecer diretrizes para o amparo aos jovens em conflito com a Lei, é assegurar a crianças e adolescentes (reconhecidos como pessoas em condição especial de desenvolvimento) o direito “à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, conforme determina seu artigo 4º.

DO BLOG:
Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Guamaré?

NEGO:
Os problemas mais graves e perceptíveis pela sociedade com relação a crianças e adolescentes, são: o consumo de drogas, abuso sexual contra crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, omissão familiar e da sociedade.
Fazem-se necessárias ações conjuntas de toda a Rede de Proteção existente em nosso município para combater e dirimir esses grandes problemas existente em Guamaré.

DO BLOG:
Por que você se considera um candidato qualificado a pleitear um cargo de conselheiro tutelar?

NEGO:
Considero-me um candidato qualificado por ser muito próximo e atuante na sociedade guamareense, e devido a isto, se eleito for, tentarei desmistificar esse conceito errôneo que as pessoas têm de achar que os Conselheiros Tutelares são uma ameaça e não fazem “nada”. Pois votando em mim, o cidadão guamareenses estará votando em um conselheiro determinado a trabalhar e com coragem para lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes.

DO BLOG:
Quais suas estratégias para a prevenção em combates aos crimes contra crianças e adolescentes?

NEGO:
Como relatei em resposta anterior, caso eleito, tentarei juntamente com os demais Conselheiros Tutelares trabalhar em conjunto com os órgãos da Rede de Proteção, em especial o Ministério Público. No que tange aos órgãos municipais, instigarei os outros Conselheiros Tutelares a buscarmos parcerias com as Secretarias municipais de Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social e Indústria, Capacitação e Energias Renováveis. Assim como, também lutarei junto ao Poder Público Municipal pela implementação da Secretaria Municipal da Juventude.

DO BLOG:
Suas considerações finais?

NEGO:
Concluo essa entrevista pedindo o voto do cidadão guamareense no dia 06 de outubro, prometendo honrar cada voto depositado, assim  garantindo manter-me sempre regido sob a Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Não esqueçam: no dia 06 de outubro, VOTE 48, VOTE EM NEGO DE SIRI.

AGRADECIMENTOS:
Em primeiro lugar, agradeço a Deus, o todo Poderoso!
Também agradeço ao blog Guamaré na tela pelo espaço e pela entrevista realizada. É sempre prazeroso poder divulgar nossas ideias e pensamentos sobre as Políticas Públicas das Crianças e dos Adolescentes.
Agradeço aos familiares e amigos que estão me ajudando nessa caminhada.
Agradeço a população de Guamaré, Baixa do Meio, Salina da Cruz e demais comunidades pela receptividade de meu nome.
Muito Obrigado e fiquem com Deus!

Postar um comentário

0 Comentários