CANDIDATA AO CONSELHO TUTELAR AURINEIDE PIMENTEL CONCEDEU ENTREVISTA AO NOSSO BLOG

Desde do ultimo dia 29 quando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guamaré, divulgou a lista dos 14 candidatos homologados para concorrerem ao processo de escolha para a composição dos membros do Conselho Tutelar. Que nosso blog abril de forma democratica espaço para entrevista com todos os concorrentes, Já vamos até o presente momento com seis entrevistados. 

O Conselho Tutelar é um órgão muito importante para o município. A eleição ocorrerá no dia 6 de outubro 2019 e o eleitor poderá votar em cinco candidatos. Sendo cinco vagas para membros titulares e cinco para suplentes. 
Os conselheiros têm a atribuição de garantir os direitos de crianças e adolescentes, quando estiverem ameaçados ou violados. Os membros eleitos tomarão posse no dia 12 de janeiro de 2020
Confira entrevista de Aurineide-46:

DO BLOG:
Gostaríamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.

AURINEIDE:
Olá! Me chamo Aurineide da Silva Pimentel,  idade 31 anos, solteira, residente no distrito de Baixa do Meio, filha de Francisco da Silveira Pimentel e Maria Conceição da Silva. Sou católica praticante desde dos 12 anos de idade, fui catequista por 5 anos na Igreja de São Sebastião onde estive sempre envolvida nos projetos sociais da catequese em comunhão com a juventude representada pelo Grupo de Jovens JUPD.

A catequese junto a juventude desenvolveu o projeto Natal Feliz sem fome dos Sonhos onde arrecardavamos brinquedos e alimentos para doação. A catequese tinha o projeto da Gincana da Catequese com a intenção de proporcionar laser as crianças de nossa comunidade e ainda na minha estadia pelo JUPD tínhamos o projeto Jogo das Mães onde a única intenção era interação e fortalecimento de vinculo entre filhos e mães e, mães entre mães, hoje atuo apenas no Ministério de Música Servos de Deus atendi a esse chamado de ser Levita do senhor. Participei ainda do grupo de Patins BM.

Em relação ao meu grau de instrução, sou formada em Pedagogia e estudante de Pós-graduação em Psicopedagogia. Trabalhei por um ano e meio no Programa Acolher que hoje se tornou um serviço da Assistência Social. Esse programa tinha o objetivo de fortalecer o vinculo familiar e reconstruir na criança e adolescente o desejo de alcançar o melhor possível em suas vidas.

DO BLOG:
Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar?

AURINEIDE:
Me dispus a disputar uma vaga para esse cargo afim de fazer coerentemente a defesa e zelo pelo direito da Criança e do Adolescente, tendo em vista que há muito a se fazer por esse público que necessita de uma atenção diferenciada. Com isso posso garantir aos senhores e senhoras que tenho muito a contribuir para com as crianças e adolescentes de nossa cidade.

DO BLOG:
Qual é a sua proposta central para caso seja eleita?

AURINEIDE:
Criar junto aos meus colegas mecanismos preventivos aos abusos psicológicos, emocionais e físicos que sofrem nossas crianças e adolescentes. Desenvolver junto ao colegiado projetos que venha de fato reduzir os índices de gravidez na adolescência, prostituição, abuso sexual e trabalho infantil. E tornar consciente a comunidade o serviço de um conselheiro.

DO BLOG:
Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos no município? 

AURINEIDE:
Minha divulgação tem sido por meio das minhas redes sociais, pelas redes de amigos que se disponha e pelo corpo a corpo na minha comunidade. Diga-se de passagem que tem sido um trabalho de convencimento ao eleitor de exercer sua cidadania. Mas porque você diz isso Aurineide? Por que infelizmente o Conselho Tutelar esta desacreditado em nossa cidade e tem sido um trabalho de convencimento e conhecimento a respeito do serviço do conselheiro.

DO BLOG:
Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?

AURINEIDE:
Como descrevi na minha apresentação sim já participei de serviços voltados a criança e adolescentes. Como: Gincana da Catequese, Natal Feliz sem Fome dos Sonhos, Jogo das Mães, Programa Acolher e Patins BM.

DO BLOG:
Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?

AURINEIDE:
Um dos agravantes que impedem esse cumprimento é a morosidade da Lei. Tendo em vista que esse é um problema nacional. Tem ainda o agravante cultural responsável pela baixa participação da comunidade na vida publica para poder cobrar a efetivação do ECA e o dos demais serviços que envolve a criança e o adolescente. Não restam duvidas que há muito ainda para ser feito para garantir o cumprimento do direito de nossas crianças e Adolescentes, mas isso pode ser mudado basta sermos comunidade atuante.

DO BLOG:
Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Guamaré?

AURINEIDE:
O mais graves problemas são gravidez na adolescência, drogadição, abuso sexual, evasão escolar e omissão dos pais na educação de seus filhos e omissão da sociedade. Temos que juntar as mãos e irmos a luta para conscientizar e combater esses malefícios.

DO BLOG:
Por que você se considera uma candidata qualificada a pleitear um cargo de conselheira tutelar?

AURINEIDE:
Sou uma candidata apta a ser conselheira por ser uma pessoa determinada e atuante na minha comunidade em defesa da criança e do adolescente. Sou pessoa do povo e para o povo. Uma vez eleita defenderei com pulso o direito da Criança e do Adolescente cumprindo as leis e determinações do ECA.

DO BLOG:
Quais suas estratégias para a prevenção em combates aos crimes contra crianças e adolescentes?

AURINEIDE:
Como falei na pergunta 3 criarei junto aos meus colegas projetos preventivos e de conscientização trabalhando em parceria os demais órgãos protetivos das Crianças e Adolescente como Ministério Publico, CREAS e CRAS.

DO BLOG:
Suas considerações finais?

AURINEIDE:
Finalizo essa entrevista PEDINDO seu voto caro Guamaraeensse. Um voto para fazer a renovação nessa casa e uma vez eleita em 6 de Outubro crio com cada cidadão que acreditou em mim o compromisso de manter-me sob a lei federal n° 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente-(ECA). Firmo ainda o compromisso de ser coerente e justa em cada situação a mim proposta. Para memorizar dia 6 de Outubro vote AURINEIDE PIMENTEL, vote 46!

AGRADECIMENTOS:
Agradeço a Deus pela oportunidade de está nessa disputa, pois sei que ele está no controle de tudo. Agradeço ao blog Guamaré na Tela por essa iniciativa. Agradeço ao povo Guamaraeensse por acreditar em cada um de nós. E agradeço aos meus familiares e amigos por está junto comigo nessa batalha. Muito obrigada pela oportunidade e fiquem com Deus.

Postar um comentário

0 Comentários