ANIVERSÁRIO DE MACAU: O QUE SEU POVO TEM A COMEMORAR?

Em 09 de SETEMBRO, A bela cidade do sal completa 144 anos. A cidade que já foi referência mundial em participação popular, infelizmente, não tem muito a comemorar. O aniversário da Cidade.

O que temos a comemorar é apenas o que sabemos de uma gestão que começou errado e continua no mesmo rumo que começou; Desde que o prefeito Tulio Lemos assumiu, a prefeitura de Macau que acelerou na contramão dos princípios democráticos. A gestão Túlio Lemos calou as estruturas de participação popular no Orçamento Participativo e nos conselhos setoriais. Um prefeito que faz de tudo para atacar o funcionalismo, desmontou o serviço público numa clara demonstração de falta de compromisso com a população mais carente.

A mais recente iniciativa para tentar amordaçar os movimentos populares é a chamada Lei Antivandalismo. Além de inconstitucional, o texto remete aos regimes autoritários, uma realidade que o Brasil amargou por mais de duas décadas e que mancharam a nossa história com sangue, desaparecimentos e assassinatos por motivações políticas.

Ao fazer um balanço do que estamos vivendo temos que entender para que lado estamos indo. O compromisso com o avanço civilizatório exige essa reflexão. O rumo de nossas vidas e o destino das nossas cidades está diretamente relacionado com as posições de nossos governantes e com as ações da cidadania.
Construir uma cidade mais humana está em nossas mãos. Um modelo de cidade voltado às pessoas, com transporte público de qualidade e tarifa justa, com servidores valorizados e atuantes, e com gestores que realmente trabalham para garantir mais qualidade de vida à população, e não apenas para as elites.

Estamos num momento histórico importante em que não podemos nos calar ou nos acovardar diante da opressão de quem não sabe conviver com a Democracia. Macau já demonstrou que pode reagir, de forma firme e participativa. É hora de a população exigir que a atual administração tenha compromisso com a construção de uma cidade democrática, que governe para todas e todos, e não somente para alguns financiadores de campanha. Queremos voltar a viver na Cidade que aprendemos a amar, onde o respeito às manifestações plurais seja preponderante para que a cidade retome a alegria que carrega em seu nome.

Postar um comentário

0 Comentários