Neste domingo, 8 de junho, os municípios paulistas de Mongaguá, Panorama e Bocaina realizarão novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito. A decisão foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após a Justiça Eleitoral identificar irregularidades com os candidatos eleitos em 2024. Cerca de 70 mil eleitores estão aptos a votar das 8h às 17h, escolhendo líderes que assumirão mandato até 31 de dezembro de 2028.
Mongaguá
A nova eleição em Mongaguá foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o registro de Paulo Wiazowski Filho (Progressistas). A decisão teve como base a rejeição de suas contas pela Câmara Municipal em 2012, considerada como ato doloso de improbidade administrativa. Duas chapas estão na disputa:
-
Tereza Cristina Wiazowski (PP) e Júlio Cezar (PDT)
-
Rodrigo Biagioni (União Brasil) e Renato Donato (PSB)
Panorama
Em Panorama, o pleito foi anulado após o indeferimento do registro de Edson Maldonado (Progressistas), condenado por falso testemunho. Os eleitores poderão escolher entre:
-
Dr. Giulio Pires (PL) e Valdez Brito (União Brasil)
-
Daniel Genova (PSB) e Inês Chiararia (Republicanos)
Bocaina
Já em Bocaina, o então prefeito Moacir Gimenez (Republicanos) teve o mandato cassado por improbidade administrativa. A cidade apresenta o maior número de candidaturas:
-
Caio Crepaldi e André de Moraes (MDB)
-
Jonas Marques e Evandro Antunes (PDT)
-
Camila dos Santos e Marcos Bodin (PL)
-
Roberto Donizete (PV) e Marlene Zanutto (Republicanos)
As novas eleições refletem o compromisso da Justiça Eleitoral com a lisura do processo democrático. O TRE-SP reforça que o voto é obrigatório para os eleitores com idade entre 18 e 70 anos, e recomenda que todos levem um documento oficial com foto e, se possível, o título de eleitor.

0 Comentários