A partir das 10h desta sexta-feira, dia 23 de maio, a Receita Federal abre a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Este lote não inclui apenas os contribuintes que declararam neste ano, mas também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Em todo o Brasil, será liberado um valor recorde de R$ 11 bilhões, beneficiando 6.257.108 contribuintes prioritários. Este é o maior montante já pago em um lote de restituição do Imposto de Renda na história do país.
No Rio Grande do Norte, 82.254 contribuintes serão contemplados, totalizando R$ 161.708.475,68 em restituições. O crédito bancário para os contribuintes será efetuado no dia 30 de maio.
A maior parte dos beneficiados são pessoas com prioridade legal, como:
-
Idosos acima de 80 anos;
-
Idosos entre 60 e 79 anos;
-
Pessoas com deficiência física, mental ou doença grave;
-
Profissionais do magistério.
Além disso, outros contribuintes ganharam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e escolhido receber a restituição via PIX, que agiliza o pagamento.
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial. Para isso, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e os dados da declaração.
Este primeiro lote reflete o esforço da Receita em acelerar os pagamentos e valorizar os contribuintes que utilizam ferramentas digitais, além de cumprir rigorosamente a legislação que garante prioridade a grupos específicos.
Como consultar:
-
Acesse: www.gov.br/receitafederal
-
Utilize também o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e iOS.
O pagamento da restituição será realizado na conta informada na declaração, seja ela tradicional ou via chave PIX. Caso haja algum problema, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

0 Comentários