O RIO GRANDE DO NORTE COM 91% DA PRODUÇÃO DE SAL MARINHO REPRESENTA O MAIOR ESTADO PRODUTOR NACIONAL


O tempo pode até ter diminuído o valor do sal, mas não sua importância para o mercado. Ele é aplicado na fabricação do hidróxido de sódio, cloro, hidrogênio, ácido clorídrico e lítio.

A atividade salineira já foi praticada de forma extensiva em todo o litoral brasileiro desde o Pará até o Rio de Janeiro, hoje as salinas mecanizadas do litoral setentrional potiguar produzem cerca de 94% do sal marinho brasileiro. O empreendedorismo dos empresários que investiram nas salinas norte-rio-grandenses foi o principal responsável pela.

A Produção e extração de sal Marinho torna - se uma das atividades de mineração maior entre os estados Brasileiro, compreendida entre os atuais estados de Paraná, Pernambuco Alagoas, Maranhão, Sergipe, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte participou com 5.902.000 milhões de toneladas, representando quase 91% da produção de sal marinho nacional. Essa economia gera, nos dias atuais, cerca de 15 mil empregos diretos, 50 mil empregos indiretos, contribui com 3,5% do PIB do Estado.

São os estados de maior Produção brasileira de sal marinho em toneladas. Os três maiores estados produtores: Rio Grande do Norte (RN) 5,9 Milhões de toneladas seguido pelo estado do Rio de Janeiro (RJ); com uma produção de 350 mil toneladas, depois vem os estados do Ceará (CE); com 850 mil toneladas, Piauí com 12 mil toneladas, Sergipe 9 mil toneladas, Maranhão 6,6 mil toneladas, Alagoas 6,620 toneladas, Pernambuco 5,5 toneladas, e Paraná com 2,6 toneladas.

O sal é considerado uma das matérias-primas fundamentais para a indústria química nacional, que é responsável pelo consumo de 60% da produção total desse mineral. Além disso, cerca de 30% do sal é usado na alimentação (direta e indiretamente) e o restante é aplicado em atividades e setores como o tratamento de águas e a produção agropecuária(DINIZ et al., 2015).Dentro da indústria, a aplicação do sal é altamente diversificada, indo, desde a produção de artigos menos processados, como conservas, panificação, lacticínios, couros e peles até a indústria química mais elaborada, como a produção têxtil, a produção de plásticos, a indústria metalúrgica e a indústria de medicamentos. Destaca-se também a exportação do sal para países de climatemperado, como EUA, Canadá e Europa, que o utilizam para derreter o gelo que se acumula nas estradas





Postar um comentário

0 Comentários