MAIOR COMETA DESCOBERTO ATÉ HOJE SE APROXIMA DO SOL E É MONITORADO


Os astrônomos descobriram o maior cometa conhecido até hoje, e ele é cerca de mil vezes mais maciço do que outros.

O cometa Bernardinelli-Bernstein, assim chamado porque foi encontrado pelo estudante de graduação do Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Pensilvânia, Pedro Bernardinelli, e pelo professor Gary Bernstein, tem entre 100 a 200 quilômetros de diâmetro. A equipe anunciou a descoberta em junho.

Este cometa incomum terá sua maior aproximação ao nosso sol em 2031, mas provavelmente será necessário um grande telescópio amador para vê-lo.

O cometa gigante, também conhecido como C/2014 UN271, é da periferia do nosso sistema solar e vem se aproximando do nosso sol há milhões de anos. Este é também o cometa mais distante a ser descoberto ao longo de sua viagem de chegada, o que proporcionará aos cientistas uma chance de observá-lo e estudá-lo nos próximos anos.

O cometa Bernardinelli-Bernstein foi encontrado em seis anos de dados coletados pela Câmara de Energia Escura, que está localizada no telescópio de 4 metros Víctor M. Blanco, do Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile. Os dados coletados por esta câmera alimentam a The Dark Energy Survey, uma colaboração de mais de 400 cientistas em sete países e 25 instituições.

A câmera, também conhecida como DECam, está ajudando a mapear 300 milhões de galáxias através do céu noturno – mas também captura vislumbres de cometas e objetos trans-Neptuinan, ou corpos celestes gelados que residem ao longo da periferia do sistema solar, além da órbita de Netuno.

Postar um comentário

0 Comentários