CARACTERÍSTICAS DAS ESTAÇÕES DO ANO

As estações do ano ocorrem em virtude do movimento de translação da Terra, que faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios.

As estações do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e primavera. As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela dinâmica de rotação e translação do planeta.


Características das estações do ano

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação.
Veja abaixo as principais características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul.

Estações do ano no Hemisfério Norte

  • Verãorepresenta a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos. No Hemisfério Norte, inicia-se, geralmente, por volta do dia 21 de junho e termina por volta de 23 de setembro. O verão no Hemisfério Norte é chamado de verão boreal.
  • Outono: representa a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É o período do ano no qual as temperaturas começam a cair, exceto nas regiões que se localizam próximas ao Equador. Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição. No Hemisfério Norte, inicia-se, normalmente, no dia 23 de setembro e termina por volta do dia 21 de dezembro. É chamado de outono boreal.
  • Invernorepresenta a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera. É caracterizado por apresentar as menores temperaturas do ano. Nessa época, é comum a migração de espécies de animais para regiões em que as temperaturas estão mais elevadas. Em diversas localidades, ocorrem geadas e nevascas nessa estação. Caracteriza-se também por noites mais longas do que os dias em virtude da menor incidência de raios solares na região em que esteja vigente. No Hemisfério Norte, é conhecido como inverno boreal. Inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e termina por volta do dia 20 de março.
  • Primaverarepresenta a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. Caracteriza-se por temperaturas mais amenas e agradáveis, visto que os índices pluviométricos começam a aumentar. Nessa estação, os dias começam a alongar-se, e a noite a encurtar-se. Caracteriza-se também pelo reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Norte, é conhecida como primavera boreal. Inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho.

Postar um comentário

0 Comentários