CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR RICARDO MENDES CONCEDEU ENTREVISTA AO NOSSO BLOG

Visando proporcionar aos Guamaréenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o Blog Guamaré na Tela está realizando uma série de entrevistas com todos os candidatos.

Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princípio da isonomia.
Conheça agora o  candidato Ricardo Mendes.
Confira a entrevista! 


DO BLOG:
Gostaríamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.

RICARDO:
Nome completo, Ricardo da Silva Mendes,  Natural de Macau-RN.
idade 25. Atualmente moro no Distrito de Baixa do Meio, municipio de Guamaré. Minha vida toda moro aqui. Sou Assistente Administrativo, formado pela FUNCERN E SENAI Mossoró-RN, também sou formando em licenciatura em pedagogia pela UB, trabalhei 5 anos na Refinária Clara Camarão.

Mediei Ensino Aprendizagem pelo Novo Mais Educação, com iniciativa do governo federal e ministerio da educação em parcerias entre estado e Secretária de educação de municipal.
Administro desde 2016 uma página dentro do distrito com relevância histórica da "comunidade" de Baixa do Meio. Essa página tem sido uma fonte de pesquisa de professores e alunos da rede pública de educação em datas comemorativas, palestro também sobre a história do distrito como é exemplificado dentro da página no FACEBOOK.
Como por exemplo 2017, ano de comemoração dos 83 anos de Baixa do Meio, apresentei em praça pública a história do distrito, passeando em oito décadas, destacando os principais fundadores e moradores antigos. Além disso, apresentei o cordel "minha terrinha querida", de minha autoria.

Atualmente trabalho como coordenador na Central da Cidadania em Guamaré, local aonde é oferecendo para o público (crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos), documentos civis como: Identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, id jovem dentre outros serviços.
Também sou Evangélico da Igreja Evangélica Assembléia de Deus IEADERN há dez anos (2009 à 2019). Dentro dessa instituíção, fiz parte de alguns grupos sociais quero destacar apenas dois, o de evangelismo "GIDEÕES DE DEUS" no qual fui coordenador e atualmente estou a frente da EBD - Escola Bíblica Dominical para Adolescentes e Jovens. Nesse são ensinado e estudados valores familiares, caráter, cultura, religião dentre outros. Nossa missão é o resgate aos valores cristãos e a salvação de situações complexas desses últimos séculos.

DO BLOG:
Por que você decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Guamaré?

RICARDO:
Primeiramente destaco o fato de que, há anos tenho  desejo de participar desse órgão tão importante para a sociedade, que trabalha para garantir e defender os direitos da criança e adolescente.
Outro motivo foram os incentivos de familiares e amigos que acreditam na minha capacidade e caráter para ficar a frente de um Órgão tão importante para a sociedade.

DO BLOG:
Qual é a sua proposta central para caso seja eleito?

RICARDO:
Sendo eleito irei trabalhar para defender os direitos das crianças e adolescentes, procurando parcerias entre órgãos públicos e privados numa intersetorialidade para que juntos possamos garantir todos os direitos a criança e adolescente.
O adolescente tem direito a saúde, educação, cultura, lazer, esporte, alimentação, família dentre outros. E parcerias entre as instituições municipais é um dos primeiros caminhos para oferecer o que é garantido em lei.
Outra proposta é com a população geral. Quero incentivar por meio de iniciativas, que a população conheça a lei que rege os direitos da criança e do adolescente - ECA, fazendo conhecer nossos parceiros nessa luta e também trabalharmos com números, para que a população veja a atuação do Conselho Tutelar dentro do município na prevenção e combate aos muitos descumprimentos dessa lei 8.069 de 1990.

DO BLOG:
Como tem sido a divulgação e campanha para conseguir votos no município? 

RICARDO:
Tenho utilizado bastante as tecnologias a meu favor como Instagram, whatsapp e facebook, tendo em vista que esse é o que menos nos trás desgastes e contratempo e santinhos. Tenho tido uma excelente aceitação popular pelo eleitor, por conhecer a conduta e seriedade desse candidato que sempre defendeu o respeito e socialização entre meus conterrâneos.

DO BLOG:
Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?

RICARDO:
Como falei na apresentação no topo dessa entrevista, fui coordenador do grupo "GIDEÕES DE DEUS", atualmente sou professor de Escola Bíblica Dominical - EBD, fui mediador de ensino-aprendizagem do Programa Novo Mais Educação e atualmente também trabalho como coordenador na Central da Cidadania desse município desde junho de 2018, com emissões de documentações civis tendo também como público crianças e adolescentes.

DO BLOG:
Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?

RICARDO:
O consumo de drogas, os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, casos de omissões da família e demais setores da sociedade. São alguns agravantes destacados nos sensos estaduais. As ações de combate a esses atos estão no acompanhamento familiar por meio de tratamentos e em medidas socioeducativas: palestras e movimentos, que tem o proposito de instruir, orientar e apoiar as famílias, os jovens e toda a sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente.

DO BLOG:
Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Guamaré?

RICARDO:
A questão dos elevados níveis de repetência, evasão escolar, reiteradas faltas injustificadas são graves problemas, que precisam ser sanados e que terão atenção máxima.

DO BLOG:
Porque você se considera um candidato qualificado a pleitear um cargo de conselheiro tutelar?

RICARDO:
Além da seriedade e honestidade e compromisso, sempre carreguei comigo o senso de justiça. Tenho capacidade e busco sempre aperfeiçoamento profissional para está preparado para encarar a vida de peito erguido e acima de tudo defender a família. Acredito sempre que a família é a primeira instituição constituída pelo próprio Deus dos céus, ser esse que sabia que as demais instituições surgiriam por meio desta. Então, defender a criança e o adolescente em seu seio familiar é mais uma prioridade.

DO BLOG:
Quais suas estratégias para a prevenção em combates aos crimes contra crianças e adolescentes?

RICARDO
Para prevenção em combates aos crimes contra crianças e adolescentes, buscarei informar a população desinformada dos direitos da criança e adolescente por meio de orientação, palestras, divulgação de cartilhas, panfletos, acompanhamentos temporários. Também irei requisitar serviços públicos de saúde, educação, serviço social, segurança e trabalho, todas essas dentro ainda dentro de minhas atribuições legais, as que não forem trabalharei para requisitar do poder público e demais instituição tanto governamental como não governamental.
Por fim fiscalizarei conforme artigo 95 do ECA as entidades do artigo 86 do ECA


DO BLOG:
Suas considerações finais?

RICARDO:
A todos os cidadãos que sonham ver uma sociedade mais justa, mais igualitária, de direitos e deveres, votem 26. Votando 26, o cidadão vota num conselheiro que será presente, que será pontual, que será transparente e que será assíduo em meu trabalho. Farei jus à autonomia a mim confiada pelos cidadãos dessa cidade para ser um canal de prevenção e combate aos descumprimentos dessa lei.


AGRADECIMENTOS:
Primeiro agradeço a Deus por tudo, ao blog Guamaré na Tela! e deixo o meu muito Obrigado ao espaço cedido nesse renomado blog, sempre acreditei que a informação é o remédio para os desinformados e o conhecimento para quem não tem conhecimento e esse meio de informação tem sido muito importante para a sociedade termino minha entrevista agradecendo a toda população.


Postar um comentário

0 Comentários