DICA EM SAÚDE:CONFIRA QUAIS SÃO OS 16 BENEFÍCIOS DO LEITE PARA NOSSA SAÚDE

Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. O consumo adequado destas substâncias desde a infância e na vida adulta pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-los contra doenças como a osteoporose.

16 importantes benefícios do leite

Veja a seguir como as propriedades do leite proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o leite afinal?

1. Auxilia no crescimento

2. Ajuda a controlar o humor e a depressão

3. Contém proteínas e energia que ajudam na regeneração, no crescimento e no fortalecimento muscular

4. Pode ajudar no controle de peso e o combate à obesidade

5. Pode reduzir o risco de diabetes tipo dois

6. Cuida da pele

7. Leite hidrata.

8. Oferece proteínas para a reconstrução muscular

O organismo precisa de proteínas e outros nutrientes para reconstruir a estrutura muscular quebrada durante os treinos.

9. Pode prevenir contra o câncer

Há evidências consideráveis de que há benefícios do leite na proteção contra o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, entre eles o colorretal e de mama.

Além disso, um estudo com mais de 40 mil mulheres norueguesas descobriu que aquelas que tomaram leite quando crianças e continuaram na vida adulta tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama.

O cálcio e uma gordura que ocorre naturalmente em produtos lácteos, conhecida como Ácido Linoleico Conjugado (CLA), são as substâncias apontadas por pesquisadores como os componentes que protegem contra o câncer do cólon.

10. Melhora a ingestão de vitaminas e minerais

O cálcio, juntamente com todos os outros minerais e vitaminas essenciais presentes no leite, precisam estar inclusos na nossa dieta diariamente a fim de garantir o bom funcionamento do nosso corpo em todos os aspectos.

11. Protege a saúde óssea

Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos.

Pesquisas mostram que crianças que não tomaram leite têm uma chance maior de sofrer fraturas ósseas em quedas e seu tempo de cura pode ser significativamente mais elevado se eles não tiverem um fluxo constante de cálcio para ajudar na reconstituição da matriz óssea.

12. Leite ajuda a ter dentes mais fortes e saudáveis

Encorajar crianças e jovens a tomar leite é uma forma de garantir-lhes a saúde dos dentes, principalmente porque ele tem nutrientes cujas propriedades protegem a superfície do esmalte dos dentes contra substâncias ácidas.

As altas quantidades de fósforo são as responsáveis pelos benefícios do leite para o desenvolvimento e a manutenção da saúde dos dentes.

13. Leite pode diminuir os sintomas do estresse e da TPM

Tomar leite é uma ótima maneira de aliviar o estresse no final de um dia cansativo. Ele ajuda a relaxar os músculos e acalmar os nervos.

Também já foi provado que o leite pode reduzir os sintomas da TPM e aumentar a energia. De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts, mulheres que tomam leite desnatado ou com baixo teor de gordura durante todo o mês, recebem mais cálcio e vitamina D (que ajuda a absorver o cálcio), e têm menores riscos de desenvolver TPM.

14. O consumo de leite pode ser relacionado à diminuição da pressão arterial

Estudos sugerem que o consumo de três porções de produtos lácteos por dia, juntamente com cinco porções de frutas e legumes como parte de uma dieta pobre em sal, pode reduzir a pressão arterial em crianças e adultos.

15. Possíveis benefícios do leite contra doenças cardiovasculares

Vários estudos têm relacionado o consumo de leite e produtos lácteos a um risco reduzido de doenças cardiovasculares.

Estudos específicos mostram que a ingestão elevada de cálcio pode reduzir os níveis do mau colesterol no sangue e aumentar os níveis do bom colesterol, fatores de risco para doenças do coração e sistema vascular.

Além disso, acredita-se também que o cálcio pode se ligar às gorduras nocivas no intestino e prevenir a sua absorção, evitando que as moléculas entrem na circulação sanguínea.

16. Age como remédio contra a azia

Postar um comentário

0 Comentários