A TRAJETÓRIA DO EX-DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO COSTA

Pelo pouco que conheço quero falar um pouco do ex-deputado estadual José Adécio  Costa (DEM).
Falar desse homem público não é fácil, mais tem histórias que não saem da nossa memória. Ainda criança, aos 9 anos de idade, filho natural do distrito de Baixa do Meio, sempre tive uma vocação de locutor. Então fui mais o saudoso João Pedro Filho até a cidade de Pedro Avelino pegar um serviço de divulgadora para instalar no distrito de Baixa do Meio aonde tive o prazer de conhecer José Adécio em 1976, quando ele chegava em sua terra natal voltando de seus estudos para ser candidato a prefeito do seu município pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro - MDB, recebendo o apoio do prefeito atual naquela época o Sr. João Adauto da Costa e do líder político em Pedro Avelino Garibaldi Alves.

Eleito prefeito em 1976 tendo como companheiro de chapa o saudoso Canindé Vicente, José Adécio realizou a maior administração da história de Pedro Avelino sua  terra natal.
Em 1978, José Adécio rompe politicamente com o grupo político liderado por Garibaldi Alves indo para o PDS e dando uma expressiva votação em Pedro Avelino aos deputados Antonio Florêncio de Queiroz (Federal) e Dary Dantas (estadual), fazendo dos dois os mais votados naquela eleição em Pedro Avelino, derrotando no seu município Henrique Alves e Garibaldi Filho.

No inicio de 1982 deixou a prefeitura para concorrer uma cadeira na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Sendo o primeiro prefeito no nosso estado a apoiar a candidatura do jovem prefeito de Natal José Agripino Maia ao governo do estado, para eleição daquele ano, de quem até os dias de hoje segue a liderança politica em nosso estado.

José Adécio não conseguiu se eleger deputado naquela eleição, mas com a vitória de José Agripino sobre Aluízio Alves para o governo do estado, José Adécio assumiu a presidência da Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrário (CIDA), no governo Já Já  onde se projetou politicamente para a sua primeira vitória de deputado estadual em 1986.

Seu maior triunfo como deputado estadual se deu em 1993, quando se elegeu a presidente da Assembléia Legislativa do nosso estado assumindo por várias vezes o cargo de governador em exercício do Rio Grande do Norte,  onde pelo seu trabalho honrado e sua habilidade política se elegeu o deputado estadual mais votado do estado em 1994.

Chegou ao seu 8º mandato como deputado estadual  José Adécio tem uma larga folha de serviço prestado ao Rio Grande do Norte.
Sertanejo Simples do nosso Sertão do Cabugi, Político de Cara e Lado, tem sua liderança política nas regiões Central e Mato Grande onde se dedicava de corpo e alma a essas regiões do nosso estado.


Postar um comentário

0 Comentários