PREFEITURA DE GUAMARÉ PROMOVE UMA AÇÃO VOLUNTÁRIA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

O Dia Mundial da Limpeza é comemorado hoje (sábado), 15 de setembro. A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu uma ação simultânea com o intuito de recolher o lixo das praias e rios do município.
A ação de mobilização, conscientização e limpeza aconteceu na orla das praias dos rios Aratuá e Miassaba e a Orla do conjunto Vila Maria. A concentração ocorreu na secretaria de turismo ás 13hs com uma palestra e logo em seguida foi organizada as equipes para os locais de coleta.
Estiveram presentes, a secretária de Meio Ambiente Andréa Advíncula juntamente com a equipe da SEMUR, Os Desbravadores de Macau e de Guamaré, A Guarda Mirim, Grupo do Ministério NAES, Defesa Civil, equipe de limpeza da secretaria de obras, PROART, Telecentro e alguns voluntários cidadãos. Os voluntários e representantes de instituições parceiras se uniram para lembrar o Dia Mundial da Limpeza. A proposta foi de recolher a maior quantidade possível de material não orgânico encontrado nas margens dos Rios e Praias.
A mobilização contou com voluntários de toda a comunidade, visando uma conscientização mais incisiva da responsabilidade com o lixo que geramos e também sobre o prejuízo do descarte inadequado de lixo, e seus reflexos na vida marinha e no ambiente em que vivemos.
Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Andréa Advincula, Guamaré,já está na 3ª edição do evento no qual nos anos anteriores foi trabalhada de maneira isolada, em 2018 foi integrada à rede nacional e mundial de voluntariado, tendo diretrizes e metas estabelecidos, metodologias compartilhadas e modelo de material gráfico comum a quem desejar se integrar a campanha! Comentou.
Algumas cidades brasileiras já realizam essa ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Para 2018, o movimento Let´s do it Brasil!  Mobilizou o maior número de cidades, buscando em todas as regiões do país, pessoas e organizações que já trabalham com o tema “lixo” ou “cuidados com o meio ambiente”, para que se unam à essa proposta e leve a causa para a cidade. A meta é a mobilização de 5% da população mundial, portanto, no Brasil, o objetivo está entre 10 a 12 milhões de voluntários e milhares de toneladas de lixo retiradas das cidades e natureza.
O Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day (denominação original) é uma ideia que teve início em 2008 na Estônia para limpar coletivamente o país. Já nessa primeira ação, segundo integrantes das ONGs, 50 mil pessoas se organizaram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Inicialmente, teve o nome de “Let’s Do It!” (Vamos fazer isso), que descreve a essência do movimento. A SEMURB ofertou luvas, sacos de lixo, água, transporte e lanche para todos os que participaram da ação. Participaram cerca de 60 pessoas.
Guamaréendia

Postar um comentário

0 Comentários