MEU PONTO DE VISTA: APENAS UM ENIGMA ENTRE A SELEÇÃO E EU


Ultimamente tenho vivido um estranho enigma com a Seleção Brasileira de Futebol. É uma junção de sentimentos antagônicos pujantes se digladiando, com derrotas doloridas para ambos, emanando ma forte crise de identidade cultural em um ser que cresceu no "país do futebol". 

O primeiro baque aconteceu quando me dei conta que jogadores envelheciam e um dia não vi mais Tafarel em baixo da trave e Romário fazendo gols com a camisa da Seleção. O segundo baque se deu quando percebi que a CBF era uma das instituições mais corruptas deste teimoso país que insiste em seguir em frente. O terceiro baque se deu quando vi pessoas usarem a camisa da dita CBF para protestarem contra a corrupção e, dessa forma mostravam toda sua ignorância e fácil manipulação. Afinal, é a instituição cujo seu presidente pode se quer sair do país comedo de ser preso, fora os escândalos dos anteriores. O quarto baque foi quando li notícias de jogadores ídolos, sonegadores de impostos milionários, tendo suas dívidas perdoadas. 

Lembrem-se, o povo que brada contra a corrução só à aceita quando a mesma favorece seu time, afinal, somos o país do: "roubado é mais gostoso" (goleiro Felipe); "se tivesse convicção falaria" (atacante Jô, sobre bola na mão ou mão na bola em gol); "senti uma carga no ombro esquerdo" (atacante Fred em jogo da Copa 2014).

Assim, a guerra entre o patriotismo e a consciência foram se tornando constantes e com batalhas épicas. Aquela criança arrepiada de emoção com a voz de Galvão Bueno na Copa de 94 gritando: "é tetra! É tetra! É tetra!"... deu lugar ao adulto que acha insuportável o mesmo narrador dizer: "olhe o gol! Olhe o gol! Olhe o gol!... 

Cogitar ver o atual Presidente da República recebendo a Seleção no Palácio do Planalto para entrega de medalhas então, é um enigma.

Postar um comentário

0 Comentários