COMO FUNCIONA A PLATAFORMA DE PETRÓLEO NO MAR

As plataformas de petróleo no mar se dividem em 2 tipos: as de produção e as de perfuração. 85% de petróleo extraído no Brasil nos dias de hoje vem das 93 plataformas de produção existentes em alto-mar no país, entre fixas e flutuantes, garantindo que o país seja, até o final desta década, autossuficiente na produção do produto.
As plataformas de perfuração iniciam seu trabalho em uma série de pesquisas geológicas e geofísicas na procura de bacias promissoras, analisando o melhor ponto para a perfuração (mesmo não existindo uma garantia concreta da existência de petróleo) e realizam a difícil função de encontrar o óleo em poços que ainda não foram explorados. Desses poços perfurados, apenas 20% são realmente aproveitados.
No passo seguinte da exploração de um poço, são as plataformas de produção que exercem o processo efetivo de extração do petróleo encontrado no fundo do mar, trazendo à superfície para que o óleo seja separado de outros compostos, como a água e gás. A profundidade do poço é outro diferencial para as plataformas de produção, se dividindo em 2 tipos: as flutuantes e as fixas, sendo as flutuantes para águas rasas e as fixas para lugares muito profundos.
Entenderam como é o funcionamento de cada tipo de plataforma de petróleo no mar? Então, continuem acessando nosso blog para saber mais sobre os mercados em que a HPS atua.

Postar um comentário

0 Comentários