MACAU/RN: PINTINHO, A AVE DE TRÊS MILHÕES DE REAIS

Em meio a polêmicas e a onda de questionamentos sobre a transparência dos gastos públicos, as câmaras municipais também não ficam de fora do radar da legalidade e do olhar questionador da opinião pública, e na cidade de Macau não poderia ser diferente.

O presidente da casa legislativa, o Vereador Jairton Medeiros Pintinho já embolsou (em apenas onze meses de gestão) a fortuna de pouco mais de 3 milhões de reais, pra quem não sabe, a câmara recebe um repasse mensal da Prefeitura de Macau o valor aproximado de 300.000,00 reais, quantia consideravelmente elevada, se levarmos em consideração o tamanho do órgão e principalmente o numero de Vereadores (13) que custaram nesse período de onze meses algo em torno de 1 milhão e 72 mil reais deixando aí cerca de mais de 2 milhões de “gordura” para que se onere com outras despesas, necessárias ou não. 

Deixando assim alguns questionamentos. Questionamentos estes que nos levaram a olhar de forma mais detalhada o portal da transparência da Câmara Municipal e alguns detalhes chamaram a atenção como por exemplo:

A Câmara Municipal de Macau só neste período gastou cerca de 10.745,00 Reais apenas com a operadora TIM; o que dá em média de mil reais por mês, apenas com a presidência da casa já que, o Blog procurou um dos Vereadores da cidade salineira que disse sequer saber do que se tratavam estas despesas, ou seja, privilégio de poucos.

Pintinho parece, ao contrário do que o nome indica, ser um rapaz bastante comunicativo, piar não é o bastante. A Câmara Municipal de Macau conta também com um carro novo, alugado exclusivamente para o presidente se locomover pela cidade e que teve como vencedora a empresa: F & J LOCACAOES E SERVICOS LTDA – ME e custará aos cofres públicos a bagatela de R$ 26.895,00. Por ano, ou seja: pagará por aluguel em um ano quase o valor total do carro, que, se comprado seria um bem permanente de câmara municipal e consequentemente do povo Macauense.

Dessa forma, perde o povo, lucra o empresário.

Vale mencionar também que este único veículo em que o presidente da Câmara Municipal de Macau usa, adquiriu do Posto Santa Rita (Macau) nada mais nada menos que 19.950,00 reais de gasolina, que dá aproximadamente 5000 litros de gasolina comum.

E a não ser que você passe o dia dando voltas nela, é muita rodagem para uma cidade tão pequena.

Outro detalhe que chamou a atenção é que de 50 processos licitatórios 44 (88%) destes processos foram feitos com dispensas de licitação, outros 6 foram feitos pregões presenciais.

Algo duramente contrastante com o que sempre foi pregado pelo Vereador, que tinha um blog onde diariamente cobrava transparência e a integridade legal das instituições, muitas vezes até batendo exatamente nesta tecla (dispensa de licitações), dizendo ser indícios de ilegalidade.

Os números estão disponíveis para consulta pública no site da Câmara Municipal.

Postar um comentário

0 Comentários