BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO APROXIMA-SE DO SEU VOLUME MORTO E LEVA PREOCUPAÇÃO AO VALE DO AÇU

Uma grave tragédia, já anunciada, caminha em direção ao seu ponto culminante. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos do precioso líquido, pode chegar ao seu volume morto até o final do mês de dezembro deste ano, conforme estudos de técnicos especializados no assunto. Diante de uma situação tão crítica, não existe previsão de uma estação invernosa que possa, dentro da quadra chuvosa que se estabelece anualmente na região Nordeste, vir a reverter o quadro.

O sonho de centenas de milhares de potiguares, em ver a chegada das águas do Rio São Francisco, em fase de transposição e que já chegou ao vizinho estado da Paraíba, não se tornará realidade para o Rio Grande do Norte antes que a ‘Barragem de Açu’ – na realidade localizada no município de Itajá -, possa ter mais de 90% do seu solo estorricado pela escassez d’água. Ela que abastece a região do ‘Baixo-Açu’, parte do Seridó e Sertão do estado, aos poucos vem tendo sua vazão diminuída, controlada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), responsável pelo seu gerenciamento.

Nos dias atuais, percorre o RN, a Caravana das Águas, capitaneada pela senadora Fátima Bezerra, as bancadas de deputados federais e estaduais do Estado, além de técnicos do Ministério da Integração Regional, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional das Águas (ANA), propalando a retomada das obras de transposição das águas do Rio São Francisco com a construção do eixo-norte e que estava parada desde o ano de 2016. Bem preciso citar que se aproxima mais um ano de eleições gerais no país e, a exemplo de outras épocas, o discurso é o mesmo.

Inaugurada no ano de 1983, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável por abastecer mais de 40 cidades e fomentar a economia na região através do sistema irrigado de terras, já teve de protagonizar verdadeiro espetáculo quando de suas sangrias que, arrastaram para a região milhares de turistas de todo o Nordeste para assistir àquele divino espetáculo da natureza. No grande lago, o que representava 100% de água com boa qualidade para consumo, hoje se acomoda menos de 15% de sua capacidade. Muito pouco ainda se faz para pelo menos minimizar essa situação quando dezembro chegar.

Senadora Fátima Bezerra diz que governo Temer se comprometeu com a conclusão da transposição das águas do São Francisco No início deste mês, audiências públicas foram realizadas nas cidades de Apodi e Assu para, justamente discutir a problemática da transposição das águas do Rio Francisco que já chega às cidades de Monteiro e Campina Grande na Paraíba. Já são 95% das obras concluídas e o pouco que falta faria com que o canal chegasse ao Rio Grande do Norte e Ceará em sua plenitude.

A senadora Fátima Bezerra (PT/RN), presidente do Comitê Regional de Desenvolvimento, fez uma breve apresentação do projeto técnico de construção do Eixo Norte da transposição do rio e o orçamento necessário para que estas obras estivessem prontas até meados do próximo ano. São cerca de 2,1 bilhões a serem investidos. Na região, principalmente no Vale do Açu, o momento é de muita expectativa, haja vista esse movimento somente agora, faltando um ano para as eleições, ser colocado em evidência. Enquanto isso, o pouco que resta das águas da barragem Armando Ribeiro é consumido pela população, a conta-gotas e evaporada pela ação causticante do astro rei do universo, o sol. Abaixo segue alguns trechos da fala da senadora Fátima Bezerra.

“É importante a construção desse ramal e ainda a desobstrução do Rio Assu/Piranhas que está assoreado. É fundamental a mobilização de todos os segmentos para, primeiro, a conclusão das obras de transposição do São Francisco”.

“O governo Temer assumiu compromisso e a luta agora é pela publicação do processo de licitação previsto para o primeiro semestre de 2018. Resolvido todo esse processo burocrático, as obras poderão ser imediatamente iniciadas” “Luto aqui por uma coisa essencial que é o acesso à água. E esse é o meu papel como senadora da república.

Não podemos deixar inconclusa uma obra como a do São Francisco, sonhada por nós, durante mais de um século e cuja realidade só foi possível a partir do Governo Lula”. Deputado Fernando Mineiro Critica gestão do RN por se achar ausente na discussão de um assunto tão grave O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), ex-aliado do governador Robinson Faria (PSD), agora no seu lado opositor reclama com veemência a ausência da administração pública estadual e também municipal nessa luta que seria não só a redenção de um povo que se vê atormentado pela sede, mas também a saída para sua convivência com a escassez d’água na região que é um fenômeno da natureza.

“O Governo do estado não está engajado na luta, historicamente até agora, porque não preparou o Rio Grande do Norte receber as águas. E é preciso ser cobrado dos municípios e do estado, que façam a sua parte”. “É a questão do saneamento, da drenagem, desobstruir as partes por onde as águas vão passar. Por exemplo, na Paraíba, as águas chegaram a Monteiro mas passaram mais de 30 dias para chegar a Campina Grande por que o leito do rio estava assoreado”.

“A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte também está unida em torno desse projeto, inclusive com uma audiência pública realizada, e acompanha o desenrolar dos acontecimentos”.

Postar um comentário

0 Comentários