ARQUIVO: ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE POÇO BRANCO NO ANO DE 1964

As paginas do Jornal do Brasil de 1964 tratavam da hecatombe que ocorreu no vale do rio Ceará Mirim pelo rompimento da barragem de Taipu (Poço Branco).
Com o titulo “Barragem rompe no Nordeste” a noticia da edição do Jornal do Brasil noticiou na edição do dia 6 de maio de 1964 o rompimento da barragem de Poço Branco.

Eis o que dizia a matéria à pagina 12 da referida edição:
Rompeu-se no Rio Grande do Norte causando prejuízos incalculáveis à lavoura, a barragem de Taipu, localizada no Vale do rio Ceará-Mirim – região açucareira - e estão quase submersas as cidades de Taipu, Poço Branco e Ceará-Mirim cerca de 50 mil habitantes.

Os dois sangradouros de emergência, feitos com emprego de dinamite, domingo passado, não foram bastante para dá vazão as águas. O destaque aqui é para as providencias improvisadas pelos engenheiros da barragem que dinamitam dois sangradouros para dá vazão ao acumulo de água que não surtiu efeito vindo a ocorrer o rompimento da barragem.

O governador do estado, Aluizio Alves, ao tomar conhecimento da tragédia. Deslocou-se de helicóptero para a região assolada, onde dirigiu pessoalmente as medidas de emergências requeridas.

Em 8 de julho de 1964 as noticias eram sobre o estado de calamidade no Rio Grande do Norte ocasionado pelo rigoroso inverno que se verificou naquele ano e que levou destruição a vários municípios do estado como atesta a matéria da página 9 do referido jornal a matéria dizia que o governador Aluizio Alves deveria decretar estado de calamidade em virtude da situação por qual passava o estado devido o intenso inverno verificado naquele ano de 1964, que segundo o jornal, chovia intensamente há 79 dias: 

Para se ter uma ideia do estado calamitoso transcrevemos a seguir a situação de algumas cidades do estado, incluindo Taipu. Nova cruz: [...] é das piores a situação no município de Nova Cruz ‘totalmente isolado do Estado’.
A cidade está inundada, com mais de 80 casas cercadas pelas águas [...] a enchente é a maior já ocorrida em Nova Cruz.

Pedro Velho:
É outra cidade inundada. Pontes ruíram e não tem possibilidade de utilização das rodovias e ferrovias.

Canguaretama:
A situação é um pouco melhor embora existam 250 pessoas ao desabrigo.

Nísia Floresta:
O governo recebeu pedido de envio de vacinas.

Taipu:
Em Taipu as ultimas chuvas prejudicaram todo o trabalho de recuperação da barragem local, que em abril do ano passado ruiu destruindo varias pontes. Também estão inutilizados os serviços da Rede Ferroviária Federal para restabelecer o trafego interrompido desde abril de 1963.

Diante de tal situação o governador decretou o estado de calamidade e aguardava a ajuda do governo federal para solucionar os efeitos devastadores do rigoroso inverno de 1964.

Postar um comentário

0 Comentários