NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, O SECRETÁRIO DE PESCA DE GUAMARÉ EDIVAN BARRETO ESTEVE EM REUNIÃO COM O SUBSECRETÁRIO DE PESCA DO ESTADO ANTONIO CORTEZ VISANDO BUSCAR INVESTIMENTOS, COVÊNIOS E CURSOS PARA O SEGUIMENTO PESQUEIRO

MATÉRIA GRATUITA
O secretário municipal de pesca de Guamaré, Edivan Barreto, esteve em Natal na manhã desta quarta-feira, dia 22, onde se reuniu com o subsecretário de pesca do estado Antônio Cortez. A pauta do encontro foi o restabelecimento de um plano de ações de curto e médio prazo para a reestruturação do sistema pesqueiro de Guamaré, como por exemplo, a entrega de projetos de um galpão destinados aos pescadores que vivem da pesca. Para o projeto ser posto em prática, ainda falta o galpão para armazenagem dos materiais usados na atividade pesqueira, para solucionar o problema e oferecer melhor estrutura aos pescadores. 

Os pescadores artesanais e marisqueiras de Guamaré passam a contar com mais um benefício importante para o desenvolvimento e valorização da atividade no município. Nesta quarta-feira (22), o secretário de pesca do município teve em reunião com o subsecretário de pesca do estado, Antonio Cortez. O objetivo foi fazer um nivelamento das prioridades no desenvolvimento econômico e sustentável de maior relevância para o município, tentar efetuar uma atuação conjunta do setor público para discutir como desenvolver e aprimorar o seguimento pesqueiro do município. 

O secretário, Edivan Barreto, entregou ao subsecretário projetos de "um galpão dos pescadores" a ser construído no município que de imediato foi entregue ao engenheiro civil Felipe Carvalho. O galpão do pescador é composto de  fábrica de gelo, peixarias, máquinas de empacotamentos para a vendas de carne de siri, buso, etc. A administração municipal busca  valorizar os pescadores artesanais e marisqueiras ao longo do município atendendo reivindicação antiga dessa classe.

Foi discutido também ação sobre o seguro defeso. O subsecretário de estado explica que está em desenvolvimento o novo sistema de registro, “que proporcionará o cruzamento de dados com os demais sistemas da União, como o da Receita Federal, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Sistema de Controle de Óbitos (SISOBINET), da DATAPREV, entre outros”. 

A reunião também visou definir o tema dos cursos teóricos e práticos dentro do programa "velas ao vento" em parcerias com o governo federal como técnico em motor de rabeta, curso prático de velas e operador de (GPS) com um total de 30 vagas que serão oferecidos pela secretaria do estado. Todos esses benefício adquiridos são voltado exclusivamente aos pescadores guamaréenses. Os alunos receberão todo o material didático além de outros temas. “Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o secretário de pesca, Edivan. "Quero dizer que a partir do dia em que fui convidado pelo prefeito Hélio para assumir a pasta da secretaria de pesca de minha cidade,  fiz da minha vida pública uma ferramenta de trabalho para servir socialmente ao meu povo. Enquanto estiver como secretário conviverei diariamente a frente da pasta da secretaria de pesca e carcinicultura do município e prometo fazer o que posso, e o que desejo socialmente. Mesmo com as adversidades, teremos que trabalhar enfrentando todos os dias as demandas sociais administrativas, sempre de cabeça erguida, buscando soluções rápidas para tentar minimizar as frequentes demandas sociais dos pescadores, sem se esconder destes intermináveis problemas que com certezas surgirão..."

Postar um comentário

0 Comentários