CIENTISTAS DESCOBREM SISTEMA PLANETÁRIO COM SETE "IRMÃOS" DA TERRA

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira, 22, a descoberta de um sistema com sete planetas de tamanho comparável ao da Terra, na órbita de uma estrela “vizinha” do Sistema Solar. De acordo com o estudo publicado na revista Nature, os seis planetas mais próximos da estrela têm temperaturas entre 0 e 100 °C – uma característica considerada indispensável para a eventual existência de vida.

“É a primeira vez que tantos planetas desse tipo são encontrados em um só sistema planetário. Eles estão em órbita muito estreita entre si e muito próximos de sua estrela, mas ela é tão pequena e fria que os planetas são temperados. Por isso, poderiam ter água líquida e, por extensão, teriam condições de abrigar vida”, disse o autor principal do estudo, o astrofísico Michaël Gillon, da Universidade de Liège, na Bélgica.

De acordo com o estudo, o novo sistema planetário fica a 39 anos-luz da Terra – uma distância pequena para os padrões astronômicos. Ainda assim, o instrumento mais veloz já construído pelo homem – a nave Juno, que viaja a 265 mil quilômetros por hora – levaria nada menos que 105 anos para chegar lá.

Postar um comentário

0 Comentários