MÉDICO E DIRETOR DE SAÚDE DOS ANOS 80, DR. MARCELO MEDEIROS, SE EMOCIONA AO FALAR DO AVANÇO QUE DEU A SAÚDE DE GUAMARÉ

Nesta quinta-feira 22 muita emoção marcaram inauguração de obras em Guamaré. O médico permanente e diretor de saúde do primeiro centro de saúde de nossa cidade, nos anos 80, Dr. Marcelo de Lucena, falou e mostrou os avanços da saúde pública vivida em Guamaré. O médico disse em sua fala que a saúde de Guamaré mostra que é a melhor do estado da federação em gasto com sua população.

Ele disse que o conselho regional de medicina fez um raio x dos números oficiais e a situação é de grandes avanços! Mas o que realmente chamou a atenção de quem estava na inauguração foram as palavras de Dr. Marcelo, que relembrou de quando o povo era atendidos no posto de saúde, único ponto de atendimento na época e que não tinha outros profissionais. "Era só eu, único médico para atender uma população de aproximadamente quatro mil pessoas em todo município. Lembro que não tinha ambulância e que os pacientes eram transportados em seus próprios veículos tipo fusca." Acrescentou dizendo que tinha de dar plantão em Guamaré, Mangue Seco, Baixa do Meio e Umarizeiro.

Marcelo lembrou que o prefeito da época Moisés Nunes não tinha como fazer muita coisa pois o município era pobre de recursos,  mas, mesmo assim, o gestor fez tudo que pode naquele ano de 1980. O médico Marcelo de Lucena, foi convocado pelo governo Moisés Nunes para traçar um plano de ação para erradicação das várias doenças que estavam assolando a população na nossa região, pois esta região era de extremo interesse para a economia do estado. Falou também que não tinha como fazer um parto e que o povo ficava muitas vezes sentado no corredor por que não tinha leito disponível. O médico disse emocionado: “… vejo que com muito trabalho o prefeito Hélio tem dedicado o seu tempo em abraçar a saúde como prioridade número um. Não é mais como era antes, nossa saúde deu um grande avanço. Hoje vejo que os nossos futuros cidadãos já pode m nascer em nosso hospital." 

Ele também relatou que, mesmo enfrentando muitas crises, nossa história é rica de luta, nosso povo e nosso sangue é carregado de vitória. (Neste momento a fala foi interrompida pelos aplausos), mas depois continuou mostrando a luta que tem o prefeito Hélio, em busca de recursos para que a nossa saúde chegasse aonde chegou. "Hoje vejo que em cada distrito tem um centro de saúde em pleno funcionamento,  isso é o que podemos chamar de avanços. Baixa do Meio uma UP de pronto atendimento, uma UBS, além de uma ESF. Mangue Seco um PSF, Lagoa seca, Morro do Judas, Quilombo, Lagoa de Baixo, Salina da Cruz, Umarizeiro, todos com PSF. Santa Maria III, com uma UBS, e a sede do município com um hospital de porte regional dois UBSs, e um CEO, e vários profissionais de plantão. Está tudo normal com a saúde dos Guamaréenses, estamos todos de parabéns. Não existe colapso, não existe crise por aqui. É só avanços!" Finalizou.

DO BLOG:

Dr. Marcelo é um excelente profissional na área de saúde e tem relevantes serviços prestados ao nosso município. Hoje ele ainda trabalha em nossa saúde exercendo verdadeiramente sua atividades profissionais.

Você sabia que ele já foi candidato a prefeito pelo PPB de nossa cidade nos anos 90? Veja a cédula de votação abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários