2ª MATÉRIA MAIS LIDA DO ANO, A POLÍTICA E A CIVILIZAÇÃO DE GUAMARÉ NOS ANOS 80


O Jovem prefeito Moisés Nunes de Carvalho, mais do que todos percebeu as possibilidades na época de preparar a cidade adequadamente para os novos tempos, providenciando relatórios e projetos, além de verificar as viabilidades numa batalha contra o relógio. Teve encontros  com lideranças locais, deputados estaduais (como Olavo Montenegro e com o governador do estado Lavoisier Maia).


O prefeito de Guamaré Moisés, e o Prefeito da cidade de Pedro Avelino Zé Adécio no encontro para as instalação da tão sonhada rede elétrica no Distrito de Baixa do Meio, vindo de pedro Avelino um sonho que virou realidade.


Moisés e Lavoisier Governador do Estado.


Moisés e o deputado Olavo Montenegro.




Moisés em encontro de prefeitos em Natal.



Moisés com lideranças local.



O prefeito também soube conscientizar o seu povo para os tempos que se aproximavam. A conversa mais comum na cidade era o futuro, tendo em vista que seu passado transcorreu de maneira quase silenciosa.


Faltando menos de dois anos para o fim do seu governo, com 34 anos de idade e filho da cidade, o jovem prefeito que já tinha sido vereador e vice prefeito, com a chegada da Petrobras trabalhou em comunhão com os sonhos e anseios da população e acreditou no futuro da cidade. Um dos objetivos do prefeito era verificar as possibilidades do município, ganhar naturalmente com a produção dos royalties que a cidade ia receber pelo petróleo extraído do mar.



O prefeito com suas principais fontes de arrecadação que eram o sal e a pesca, junto com sua equipe de governo e Câmara de Vereadores.




O secretário de administração Vicente Ferreira de Brito, dedicara-se ao trabalho pela cidade trazendo um fura para ligar a estrada de Lagoa Seca a RN 401 para facilitar a escoação da produção do Sal.



Chega as primeiras pedras para o calçamento da Rua Pereira da Silva, que ficou completamente calçada por paralelepípedos.



Reformas na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório.



O povo ficou mais feliz ainda com a chegada da Telern que passou a ser o único meio de comunicação da época. A saúde no seu governo também foi prioridade trazendo para atender o povo.



O médico Dr. Marcelo, permanente na cidade, fazendo atendimento no posto de Saúde e domicilio que anos depois tentou através do povo substitui-lo, concorrendo ao cargo de prefeito com Evanildo e João Pedro que foi o eleito.



Para que Guamaré chegasse aonde chegou foi preciso muito sonhos. Moisés fez o primeiro muro de arrimo para evitar que com a união dos rios Miaçaba e Aratuá alagasse toda a cidade e nosso povo perdesse o porto da Petrobras.



O prefeito ainda redobrou os cuidados com a educação dos distritos e construiu uma escola no município do Amaro, posto de Saúde no distrito de Mangue Seco I, além de perfurar poços tubulares na zona Rural.


Na área da Segurança também teve prioridade com a reforma da delegacia de policia na sede do município.

Acostumada ao cheiro do mar e do sal, Guamaré percebia no ar os odores do petróleo, e seus habitantes se familiarizaram com as imponentes figuras das plataformas de petróleo que são divisadas com nitidez entre Macau e Guamaré.



Suas formas escuras realçando-se sobre o sol implacável e brilhante. Os tranquilos moradores já assumia os bons tempos que se aproximavam. Já com sinais desses tempos, com os pequenos bares e mercearias.



Aumentava os movimentos de vendas com a nova clientela formadas pelo os trabalhadores da Petrobras e os comandantes das barcaças que aportavam no Rio Aratuá, bem no centro da cidade que eram usadas no transportes de pedras granitadas procedentes de Jandaíra e que serviu de reforço para as defesas das plataformas contra os caprichos do mar.




O Prefeito Moisés Nunes empossando o seu sucessor Francisco Teixeira Nunes e seu vice Dionizio Tertuliano da Fonseca em Março de 1983.



Além de prefeito ele foi vice prefeito, secretário, assessor, vereador, diretor e coordenador em outras gestões. Hoje, aos 64 Anos, com muita saúde, ele fala que nunca se sentiu tão bem como neste momento.

"Lutamos por ações generosas e trabalhamos muito pela minha cidade Guamaré. Desde os primeiros dias da nossa administração tivemos a preocupação de desenvolver ações efetivas para o desenvolvimento desta terra. Acreditamos que, no exercício de nossas limitações, podemos desenvolver quase tudo aquilo que nos propomos elaborar. É bem verdade que poderíamos ter feito mais e, neste momento, ter mais ações efetivamente concretizadas a comemorar. Mas a vida tem caminhos tortuosos. Enfrentamos muitos desafios desde os primeiros dias. Tivemos que trabalhar muito num processo de reconstrução, vencer barreiras, desenvolver ações em defesa dos mais pobres e necessitados. Essa nossa passagem pelo comando da administração fez-me reviver conceitos, avaliar amizades, reconhecer erros e defeitos e ter a consciência de que cumprimos com a nossa missão." 






Moisés Nunes de Carvalho 
EX PREFEITO DE GUAMARÉ

Postar um comentário

0 Comentários