“SERVIDORES VIVERAM CLIMA DE TERROR”, DIZ MINISTRO APÓS DEPREDAÇÃO DO MEC

O MEC (Ministério da Educação) foi invadido e depredado em Brasília (DF) nesta terça-feira (29) durante ato contra a PEC do Teto dos Gastos, segundo a assessoria de imprensa da pasta. O prédio do ministério teria sido invadido por um grupo de 50 a 100 pessoas, algumas delas encapuzadas, ainda de acordo com os assessores. O ministro Mendonça Filho (DEM), que estava em seu gabinete, condenou a ação.

Os manifestantes colocaram fogo em pneus e em lixo, além de quebrarem portas de vidro de entradas do ministério, câmeras de segurança e caixas eletrônicos com barras de ferro e pedras, ainda segundo a assessoria. O ministério afirma que a polícia local relata também uso de coquetel molotov na ação. O grupo chegou a ocupar o segundo andar do prédio, mas a polícia conseguiu evacuar o local e prender parte dos manifestantes –em contato com o UOL, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal ainda não estima número de detidos e feridos no ato.

De acordo com funcionário do prédio, o clima entre os servidores do MEC foi de “pânico geral”. O ato contra a PEC do Teto dos Gastos contava com ao menos 10 mil pessoas durante o início, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF. O movimento, concentrado no gramado na frente do congresso, começou às 16h (de Brasília) de forma pacífica. Às 18h, contudo, a polícia passou a soltar bombas de efeito moral e utilizar spray de pimenta contra os manifestantes. A repressão policial fez o movimento recuar e deu início a atos de vandalismo –carros foram virados e incendiados, além de haver relatos de outros ministérios depredados, além do MEC.

Postar um comentário

0 Comentários