PARA 86% DOS BRASILEIROS PAIS NÃO TEM UM POLITICO CONFIÁVEL

Pesquisa de opinião realizada pela Ipsos revelou que a falta de propostas e causas bem definidas dos partidos e políticos provocou insatisfação generalizada e 79% dos entrevistados não se sentem representados por nenhum dos 35 partidos atuantes no país hoje.

Um dos fatores que explica a insatisfação é a falta de propostas, indica a pesquisa: a maioria (78%) acredita que os partidos não têm causas definidas e 86% afirmam que falta no Brasil um político confiável.
Os dados fazem parte da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos em abril com 1.200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Quando o assunto é corrupção, a maioria acredita que é possível governar sem desonestidade (83%), mas pouquíssimos acreditam que tal possibilidade será realidade no país um dia: 80% dos entrevistados acreditam que corrupção é um problema que irá sempre afligir o Brasil.

Para a maioria dos entrevistados (61%), a causa da corrupção está na escolha dos eleitores, que elegem políticos corruptos. Outros 36% discordam da afirmativa. A pesquisa também indica que o bordão “rouba, mas faz” tem apoio de minoria da população: um quarto dos pesquisados concorda com a afirmativa. O percentual dos que discordam é de 69%.

Sentimento ainda é de orgulho De acordo com a pesquisa Ipsos, 61% dos entrevistados afirmam que sentem orgulho de ser brasileiro. Desses, 34% dizem sentir muito orgulho. O Nordeste é a região onde há mais pesquisados com esse sentimento: 79% sentem orgulho e metade sente muito orgulho. A região com menor percentual nesse quesito é o Sul, onde apenas 49% dos entrevistados afirmaram orgulhar-se de sua nacionalidade.
Em contraparti
da, um quinto dos entrevistados afirmaram sentir vergonha de ser brasileiro, enquanto 16% disseram não se orgulhar de sua nacionalidade. O Sul é onde o sentimento é mais acentuado (35% sentem vergonha), seguido pelo Norte (21% envergonham-se de ser brasileiro).

Postar um comentário

0 Comentários