No cargo há dois dias, o prefeito em exercício de Macau concede entrevista exclusiva ao nosso blog, e alega a necessidade de reordenamento administrativo.

foto cedida
foto Edvan Barreto
O novo prefeito do município de Macau conversou com nossa reportagem nesta quinta (03) e falou da situação deplorável que encontrou a prefeitura municipal. Manoel do Gago, como é conhecido, disse que encontrou o município de cabeça para baixo. Por conta disso, ele afirma que não teve se quer o direito de sentar no birô no seu primeiro dia de trabalho, graças ao ex-gestor que deixou as portas da prefeitura fechadas, sendo necessário a presença de um chaveiro para o novo prefeito adentrar ao palácio João Melo. No cargo há dois dias, o prefeito em exercício concede uma entrevista exclusiva ao nosso blog, alegando a necessidade de reordenamento administrativo.

GUAMARÉ NA TELA: 
Quem é Emanoel Galdino ou Manel do Gago? Como você se identifica?

PREFEITO: 


Eu sou um homem apaixonado pela vida e pela família, sou natural da cidade de Macau aonde fui por duas vezes vereador desse município, sendo o mais votado da legenda nos anos de 1996, e 2012, pelo partido do [PR] aonde também exerci o cargo de presidente da câmara de vereadores que resultou na linha sucessória de prefeito.

GUAMARÉ NA TELA:
Ao iniciar sua gestão, qual é o seu maior desafio e por quê?

PREFEITO: 
Apesar de conhecer o funcionamento da estrutura da prefeitura, é sempre um novo e importante desafio assumir o cargo de chefe do executivo. É uma responsabilidade grande, mas ao mesmo tempo muito motivadora, porque permite que a gente construa um projeto com participação popular envolvendo toda a cidade. Cheguei à prefeitura focando uma proposta de trabalho, vamos ampliar as conquistas econômicas e sociais que Macau não tinha e torná-la cada vez mais moderna e com qualidade de vida para todos. Neste sentido, optamos como desafios, olhar com maior ênfase para políticas públicas voltadas à educação, desenvolvimento econômico, saúde, segurança e infraestrutura 
urbana, que inclui também habitação. A partir de hoje, já podemos ver que o trabalho vai render bons frutos.

GUAMARÉ NA TELA:
Qual panorama da educação sua gestão tem pra Macau? 

PREFEITO: 
Eu posso dizer que vai haver um avanço importante. Entramos com a perspectiva de ampliar o acesso à educação ao mesmo tempo em que não nos esquecemos da qualidade no ensino. Para garantir a qualidade do ensino, caso necessário, contrataremos novos professores e investiremos sistematicamente em formação e na melhoria salarial destes profissionais. Com isto, é possível implantar o ensino de boa qualidade, realizando um esforço para garantir uma escola com ambiente cada vez mais agradável e qualificado para nossos alunos. Também vamos olhar com responsabilidade para o atendimento infantil. Tenho muito orgulho de dizer que neste curto período iremos realizar um trabalho na educação do nosso município.

GUAMARÉ NA TELA:
Qual é a sua avaliação referente ao transporte público do município? 

PREFEITO: 
Hoje, um dos grandes gargalos das cidades, está justamente nos problemas do trânsito e do transporte público. Levarei este problemas apresentados ao o novo chefe de transportes, e uma nova medida será tomada pelo nosso governo em caráter de urgência, para então retirar o transporte público do sucateamento.
    
GUAMARÉ NA TELA:
Quais projetos a Prefeitura de Macau tem para os próximos meses? 

PREFEITO: 
Assim como as dificuldades que se encontra o nosso país, em Macau, não é diferente. Iremos investir em infraestrutura  como urbanização, paisagismo, saneamento, entre outras ações  que auxiliem a qualificar em nossa cidade para os grandes avanços. Um exemplo disto é  o diálogo com os empresários e trabalhadores. A nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem a finalidade de trazer novos investimentos, que, com certeza, trará novos empregos e desenvolvimento econômico e social.
  
GUAMARÉ NA TELA:
Com essas mudanças de prefeitos Macau, está recebendo vários  elogios e críticas. Qual balanço o senhor faz  neste momento que passa a política macauense?

PREFEITO: 
Como é de conhecimento, inclusive por meio da imprensa, nós tivemos um início de governo marcado por dificuldades. Motivadas, principalmente, por problemas judiciais. O prefeito eleito pelo o povo Kerginaldo Pinto perdeu o controle das contas, chegando a ser afastado pela justiça, assumindo o seu vice prefeito Einstein Barbosa que também perdeu o controle da situação e a Câmara Municipal acabou afastando o mesmo. Logo, eu que era a 3ª pessoa da linha sucessória, assumi então a vacância do executivo, mas apesar de tudo isto, minha avaliação é que a política tem dessas coisas.
  
GUAMARÉ NA TELA:
Quais são suas prioridades para melhorar a qualidade de vida do cidadão macauense? 

PREFEITO: 
Além de uma cidade educadora como relatamos anteriormente, iremos nos empenhar por uma cidade mais saudável. Vamos trabalhar com esta prioridade, potencializando ações integradas entre as nossas várias secretarias. Um exemplo é qualidade de vida, mas não só isso... Temos que olhar a cidade em sua integralidade e é por isto que vamos investir muito em infraestrutura urbana, ao trazer melhorias para os bairros e núcleos habitacionais. 
  
GUAMARÉ NA TELA:
No plano econômico, como o senhor vê o futuro do município?

PREFEITO: 
Vejo com muito entusiasmo o futuro de nossa cidade. São os indicadores que colocam nossa cidade como um mercado promissor para investimento. Acredito que o caminho que escolhemos de valorização vai ser uma grande conquista para nós. Qualificar a mão-de-obra local para conquistar cada vez mais empregos melhores. Nossa Secretaria de Desenvolvimento tem buscado parcerias que possam ser traduzidas em programas e projetos de fomento ao crescimento econômico e, consequentemente, à produção de novos postos de trabalho.

GUAMARÉ NA TELA:
Como o senhor avalia a saúde do município e qual são as metas do seu governo?

PREFEITO:
O universo da saúde é marcado por diferentes dimensões e diversos saberes, é um campo amplo que se abre com diversas possibilidades de estudo, discussão e debate. E neste meio fértil está a Saúde Coletiva, trazendo um saber-fazer inovador, então a necessidade de um olhar diferenciado. Assim, para falar de saúde, o sujeito necessita sentir-se potente para enfrentar as questões das dimensões físicas, psíquicas e sociais e sentir-se vigoroso para resolvê-las. A saúde engloba fatores determinantes e condicionantes, que abarcam entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o trabalho, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essências, objetivando expor o que se encontra e acontece atualmente no âmbito da saúde no município.

GUAMARÉ NA TELA:
Já se fala em sucessão municipal… Como o senhor analisa o quadro político para 2016?

PREFEITO:
Como prefeito municipal e integrante de um grupo político participarei do processo, obviamente. Mas não vejo muito espaço para essa discussão no momento, diante da crise por que passa o município. Com os escândalos de corrupção aumentando, o desemprego crescendo, a economia desacelerando, serviços públicos sendo desmantelados, os programas de saúde, educação e assistência social perdendo recursos, o governo e os políticos erram e quem sofre as consequências são as pessoas. Este é o cenário e por isso vou cuidar no momento da parte administrativa para só então pensar em campanha eleitoral.

GUAMARÉ NA TELA: 
O vice prefeito e ex-prefeito Einstein Barbosa quebrou o silencio e considerou a atitude da Câmara de Vereadores como um golpe. O que o senhor tem a dizer?

PREFEITO: 
Olha Barreto, quem tem boca diz o que quer. Todo mundo sabe que a Câmara Municipal de Macau fez os tramites como manda a lei. Em decisão quase unanime  afastou o prefeito interino Einstein Barbosa, por 8 votos a 1, uma vez que, recebeu denuncia onde o gestor deixou de realizar rotinas burocráticas, em processos de contratação em prestação de serviço. Eu na posição de presidente do legislativo acatando a denuncia, coloquei em votação o afastamento imediato do prefeito interino, dando posse ao presidente da Câmara como prefeito por 180 dias, período que será instalada CPI para apurar a denuncia. Cabe ao ex-gestor recursos para se defender na justiça.

GUAMARÉ NA TELA:
Fale um pouco sobre suas considerações finais.

PREFEITO:
Quero agradecer primeiramente a Deus, aos meus colegas vereadores, a todo povo de Macau, aos meus conterrâneos, amigos e parentes por confiar em minha pessoa para colocar nossa cidade no caminho do progresso, e assim, acreditarem em um projeto que vai continuar abrindo novos horizontes para nossa terra, para nossa gente. E claro, a você amigo Barreto, por ter nos dado esse espaço no seu Blog.



Postar um comentário

0 Comentários