O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), aprovou as contas do primeiro ano da gestão do prefeito Kerginaldo Pinto, referentes ao exercício de 2013. As contas foram analisadas pelos conselheiros da 1ª câmara do TCE, que baseado em dados técnicos e com o parecer favorável do ministério público especial, decidiram a unamidade pela aprovação e sem ressalvas.

Observação: comparecer ao local de votação portando título eleitoral e documento pessoal com fotografia.
(RG, CNH, CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL OU CTPS) – DATA: 04/10/2015 (DOMINGO) – HORÁRIO: DE 08 ÀS 17 HORAS.
LOCAIS DE VOTAÇÃO:
SOMENTE NAS SEGUINTES ESCOLAS:
GUAMARÉ: ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR JOAQUIM HONÓRIO:
SEÇÕES: 001/ 002/ 003/ 004/ 005/ 119/ 062/ 074/ 084/ 093/ 097/ 107/ 124/ 126/ 131/ 81/ 82/ 111/ 113/ 80/ 85/ 96
BAIXA DO MEIO: ESCOLA MUNICIPAL JESSÉ PINTO FREIRE:
SEÇÕES: 006/ 007/ 008/ 121/ 009/ 112/ 114/ 063/ 075/ 079/ 083/ 105/ 115/ 128/ 129/ 132
CRONOGRAMA DO TRANSPORTE PARA LOCOMOÇÃO DE ELEITORES DA ZONA RURAL DE GUAMARÉ PARA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO.
GUAMARÉ –  1º ÔNIBUS
Localidades: Lagoa Doce, Mangue Seco I, Mangue Seco II, Lagoa de Baixo e Salina da Cruz.
1º Percurso: Saída às 08h – Retorno: às 10h.
2º Percurso: Saída às 11h – Retorno: às 13h.
3º Percurso: Saída às 14h – Retorno: às 17:30h.
GUAMARÉ –  2º ÔNIBUS
Localidades: Lagoa Seca, Morro do Judas, Quilombo e Ponta de Salina.
1º Percurso: Saída às 08h – Retorno: às 10h.
2º Percurso: Saída às 11h – Retorno: às 13h.
3º Percurso: Saída às 14h – Retorno: às 17:30h.
BAIXA DO MEIO –  1º ONIBUS
Localidades: Santa Maria III, Campo de Serra Verde e Assentamento Santa Paz.
1º Percurso: Saída às 08h – Retorno: às 10h.
2º Percurso: Saída às 11h – Retorno: às 13h.
3º Percurso: Saída às 14h – Retorno: às 17:30h.
BAIXA DO MEIO –  2º ÔNIBUS
Localidades: Umarizeiro, Nova Jerusalém e Encruzilhada.
1º Percurso: Saída às 08h – Retorno: às 10h.
2º Percurso: Saída às 11h – Retorno: às 13h.
3º Percurso: Saída às 14h – Retorno: às 17:30h.
A prefeitura Municipal de Guamaré. por meio das Secretarias Municipal de Saúde, e educação. desenvolve Ações do Programa “Saúde na Escola”, (P.S.E)  que consiste em oferecer tratamentos médicos, como Clinico Geral e nutricionais aos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

 No mês de setembro, as escolas recebem as equipes do programa.  De acordo com uma das coordenadora do programa, essa iniciativa da Prefeitura significa um avanço na forma de trabalhar a educação municipal. Segundo ela, “promover a saúde das crianças é fundamental para a educação, uma vez que, trabalhar educação de qualidade inclui cuidar do aluno em todos os sentidos, e a Prefeitura de Guamaré tem esse entendimento


 
O programa teve início, durante a semana do Bebé no mês de setembro  e conta com os serviços, tais como: consultas,e avaliações nutricionais, palestras de saúde bucal e o programa “Planejamento Familiar na Adolescência”. O programa Saúde na Escola já passou pelas escolas municipais, No mês de setembro, as escolas recebem as equipes do programa.  

 O clinico, Dr. Stuart Costa, explica que a equipe multiprofissional vai até a escola contemplada, para realizar o atendimentos,  dos serviços que serão prestados, além de entregar as autorizações para que as crianças levem aos pais.

Graças a esta Ação, as crianças mais carentes tem o acesso à saúde de qualidade com facilidade.
 Aliás, o sucesso do Saúde na Escola depende da participação dos pais, que, além de autorizar o atendimento, devem informar à equipe responsável pelo programa dados sobre a saúde das crianças, além de levar o cartão SUS, que é indispensável na realização do atendimento.

É importante a autorização dos pais para o tratamento, pois eles devem informar sobre a saúde do filho, possíveis doenças, alergias e uso de medicamentos,  Além disso, são feitas ações preventivas, e  palestras, 




TRE garante mandato do vereador FabianoNa cidade de Pureza o clima ainda é de comemoração para os correligionários e amigos do vereador Fabiano Nascimento que por 7 x 0 a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte o manteve no cargo, conforme julgamento realizado na semana passada. O suplente da coligação havia dado entrada com um pedido de cassação do mandato de Fabiano por infidelidade partidária, devido ao vereador ter saído do PT, usando o argumento de justa causa e ingressado no PMN. Fabiano, dias antes tinha comentado em sua rede social que estava com um processo no TRE por ter sido “infiel” ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Quem quer trabalhar por uma sociedade mais justa e mais humana, infelizmente, paga o “PATO”, desabafou o vereador. A sua raiva, segundo Fabiano era que o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pureza, atualmente primeiro suplente da sua coligação, tinha entrado na justiça com um pedido de perca do seu mandato. “Pode um coisa dessa? Caramba! Vá trabalhar e se eleger com o VOTO DO POVO, e não querendo “puxar o tapete” de quem quer trabalhar pelo povo de Pureza. Aí eu me pergunto: Por quê tudo isso? Será inveja do meu trabalho? Sei lá!”, conclui Fabiano em sua rede social.
O 1º Tribunal do Júri da comarca de Natal, presidido pela juíza Eliana Marinho, realiza nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, sessão do Júri Popular que irá julgar cinco policiais civis denunciados pelo Ministério Público do RN pela morte do então prefeito de Grossos, Oeste potiguar, João Dehon da Costa, “Dehon Caenga”, e do seu motorista Márcio Sander Martins, durante uma operação policial ocorrida no dia 23 de junho de 2005. Irão a Júri Popular os pronunciados João Maria Xavier Gonçalves, Newton Brasil de Araújo Júnior, Railson Sérgio Dantas da Silva, José Wellington de Souza e João Feitosa Neto, conforme informação do portal eletrônico do Tribunal de Justiça do RN. “Dehon Caenga”, de 37 anos, voltava de Natal durante a noite com o motorista e dois funcionários da Prefeitura de Grossos quando o veículo em que estavam foi atingido pelos tiros de uma equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), na BR-304, zona urbana do município de Santa Maria. O carro teria sido confundido com o veículo de assaltantes. Além da morte do então prefeito e do motorista, foram feridos à bala o contabilista Francisco Canindé Peres Fonseca (um tiro) e o tesoureiro Magno Antônio Monteiro Ferreira (cinco tiros). Os policiais civis foram denunciados pelo MPRN por homicídio duplamente qualificado. Na acusação dos policiais atuarão o promotor Augusto Perez e os advogados José Luiz Carlos de Lima e José Wellington Diógenes.

Professora foi condenada a cumprir 250 horas de serviço comunitário após confessar "sexo com criança" Uma professora-assistente de uma escola em Manchester, na Inglaterra, foi condenada a dois anos de cadeia e a prestar 250 horas de serviço comunitário por fazer sexo com um ex-aluno, que era menor de idade. De acordo com o site do tabloide britânico “The Sun”, Caroline Berriman, de 30 anos, manteve relacionamento sexual com um jovem que tinha metade da sua idade ao longo de vários meses, até o momento em que engravidou e lhe ofereceu cerca de 20 mil libras – algo em torno de R$ 125 mil – para que fugisse com ela para evitar sua prisão. O jovem, cujo nome não divulgado, afirmou que levou alguns meses para iniciar seu envolvimento sexual com a professora, na Escola Comunitária Abraham Moss, mas que, após isso, as relações passaram a ser frequentes, sempre sem o uso de camisinha. “Mas a relação me assustou demais quando ela permitiu que o filho dela, de dois anos, me chamasse de papai e, principalmente, depois que ela me disse que estava grávida”, afirmou o garoto, hoje com 17 anos, em entrevista ao “The Sun”. Ele não demorou a contar a novidade ao irmão e, logo, a mãe ficou sabendo e ameaçou levar a história à polícia. E foi aí que Caroline se desesperou. Segundo o jovem, a professora ficou furiosa e desesperada com a possibilidade de perder a filha pequena devido ao caso. Queria evitar a punição a qualquer custo. Foi aí que ela passou na casa do estudante com o dinheiro, implorando a ele para que os dois fugissem juntos para evitar a detenção. A professora admitiu as acusações nesta, evitando, assim, ser enviada direto à prisão. Além dos serviços comunitários, a Justiça emitiu uma ordem de restrição estabelecendo que ela não pode mais se aproximar do jovem.
Em uma edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira (29), a presidente Dilma sancionou o texto da reforma política. O texto, porém, foi sancionado com dois vetos: em relação ao financiamento empresarial e à impressão dos votos durante a eleição. Leia a íntegra da edição extra do Diário Oficial da União sobre a reforma política nas folhas de 01 a 05 clicando no link abaixo.
DIARIO OFICIAL DAUNIÃO
Depois da leitura da ATA, No expediente dois parlamentares fizeram uso da palavra  o vereador Edinor de Albuquerque. o Edil falou sobre as eleições do Conselho Tutelar que será realizada de forma unificada no próximo Domingo dia (04), e que será realizada em todo o Brasil.Também com a palavra a vereadora Lizete Negreiro a Edil falou da expensão realizada pelo DETRAN nos veículos escolares da frota da prefeitura municipal de Guamaré, e lembrou que a cidade foi à única da costa branca a passa na vistoria do Órgão fiscalizador.  não teno mais quem quisesse fazer uso da palavra o presidente, Eudes Miranda. deu por encerrada a sessão e convocando outra para o dia (06 de Outubro) no Horário regimental.  Participarão da sessão desta terça-feira (29) 
os vereadores, 
Eudes Miranda, presedente da casa,
Lizete Negreiro, 
Gustavo Santiago, 
Miranda Junior, 
Edinor Albuquerque e 
Edson do Carmo. (Edinho de Moacir).
EUDES MIRANDA. PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO GUAMARÉENSE
VEREADORA MARIA LIZETE
 VEREADOR GUSTAVO SANTIAGO
 VEREADOR MIRANDA JUNIOR
 VEREADOR EDINOR ALBUQUERQUE 
 VEREADORES EDSON DO CARMO. E MIRANDA JUNIOR




Uma coisa precisa ser lembrada: Apesar das quedas de receitas, da crise que assola o pais, a gestão do prefeito Hélio. vem conseguindo manter os salários dos servidores, fornecedores e prestadores de serviços rigorosamente em dia. Podemos dizer que administrativamente tudo está sob controle, desde das primeiras horas da tarde desta terça-feira 29 que estar disponível nas contas de todos os funcionários da prefeitura municipal de Guamaré.

A Sessão Ordinária de hoje 29 deverá acontecer às 15:00 horas desta terça-feira  De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Guamaré  O presidente da Casa EUDES MIRANDA, convoca todos os vereadores e em especial o povo em geral do município de Guamaré para se fazerem presentes aos trabalhos da casa legislativa.
BARRETO
Na economia marxiana, a crise do capitalismo, crise econômica ou simplesmente crise se refere ao que é a designação dada, por alguns setores político-econômicos, para as oscilações em torno de uma média nos níveis de negócios da economia em nações democráticas com sistema econômico liberal.Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência… Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um.
Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou, nesta segunda-feira (28), à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís (MA). O sumiço da ex-gestora municipal começou quando teve sua prisão decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação. Lidiane chegou acompanhada por três advogados e entrou na sede da PF pelos fundos para não chamar atenção. Ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetida ao exame de corpo de delito e depois retornou para ser ouvida pela polícia. Após estes procedimentos foi encaminhada para o quartel do Corpo de Bombeiros de São Luís, onde permanecerá a disposição da justiça. O nome de Lidiane não chegou a ser incluído na lista vermelha da Interpol, como a PF já havia anunciado na terça-feira (25). O cerco para capturar Lidiane contou com o reforço da vigilância nas rodoviárias e aeroportos do Maranhão. Antes, o superintendente Alexandre Saraiva havia informado que quem ajudasse a prefeita a se esconder seria incluído como participante de organização criminosa.

Na manhã de hoje 29/09 por volta das 06:30hs aconteceu um acidente envolvendo dois veículos, uma Caçamba e uma carreta na BR-304 na entrada de Itaja. Segundo informações de populares dão conta de que a caçamba saia da cidade de Itajá e tentava fazer o retorno e seguir sentido Assu quando foi colhida pela carreta que seguia de Mossoró sentido Natal. A carreta ficou com a frente totalmente destruída, o motorista foi tirado do veículo por populares, já o motorista da caçamba ficou no interior do veículo sentido forte dores. O SAMU socorreu as duas vítimas para o hospital, e por pouco não houve mais vítimas, haja vista que no momento do impacto pedestre estava nas proximidades. A PRF foi acionada para os procedimentos de praxes.


Nos dias 25 a 27 de setembro as atletas Emilly Beatriz e Ana Beatriz do "Projeto Formando Campeões" com o apoio da Secretaria de Esportes do município, participaram do Campeonato Brasileiro de Faixa Colorida na sua segunda etapa realizado no Recife, capital Pernambucana. O evento patrocinado pela Petrobrás e Daedo Brasil foi realizado pela Confederação Brasileira De Taekwondo onde as atletas Guamareenses fizeram parte do elenco formado por diversas academias do estado do RN, contribuindo para obter a segunda colocação na classificação geral com 220 pontos. A aluna Emilly Beatriz foi campeã pela categoria cadete ate 53 kg e Ana Beatriz foi campeã na categoria cadete acima de 59 kg. Mostrando que o esporte local cresce continuamente, os atletas do "Projeto Formando Campeões" sempre que participam de alguma competição são destaques e orgulho para o município. Parabéns a todos pela a excelente contribuição dada ao esporte Guamareense.


O romeiro piauiense José Wilson Nunes Luz, 55 anos, irá percorrer uma distância de 450 Km a pé, saindo de sua terra natal, Itainópolis, para o município de Canindé para pagar uma promessa feita por ele a São Francisco. O piauiense saiu de sua cidade no último dia 04, a pé, carregando uma cruz que pesa cerca de 50kg para demonstrar sua fé e devoção cumprindo a promessa feita. José Wilson é Oficial de Justiça, Professor, proprietário de restaurante e anda em média 25km por dia. O romeiro já andou metade do percurso pretendido para chegar a Canindé. Do Meio Norte


O prefeito de Guamaré Hélio Miranda decretou "situação de emergência por seca" conforme definido no inciso III, do art. 2º, do Decreto Federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, que trata de situação anormal, provocada pela falta de chuvas na zona urbana e rural do Município. Para decretar a situação de emergência, foram considerados vários pontos, principalmente a não ocorrência ou reduzida ocorrência de chuvas no território do Município nos três últimos anos – 2012, 2013 e 2014 – bem como neste ano de 2015, ficando claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de “Seca Severa”. O prefeito considerou também, o Parecer Técnico nº 002/2015, de 14 de setembro de 2015, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC-RN, atestando a continuidade do quadro característico de Situação de Emergência, como também o Decreto Estadual n°. 25.535, de 23 de Setembro de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado do RN em 25/03/2014 e entre outros pareceres citados no referido decreto. O decreto ainda leva em consideração que a Zona Urbana e Rural do Município já se encontram afetadas com a escassez dos recursos hídricos utilizados na produção agrícola e pecuária, bem como, no consumo humano e animal. A vigência da situação de emergência valerá pelo prazo de 180 dias, contados da data de publicação do Decreto Nº 030/2015, podendo ser prorrogado por iguais períodos, se persistirem as conseqüências. Portanto, para o restabelecimento da situação de normalidade, foi considerado que há necessidade de reforço ou suplementação dos recursos do Município pelos Governos Estadual e Federal e como também o desastre sócio-econômico da população atingida pela seca, além da dificuldade, por parte da Administração Pública local de adotar medidas emergenciais que minimizem a situação de anormalidade.

Uma mulher de 22 anos, que mora na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), tomou uma atitude irresponsável, ao inserir cola dentro da vagina com a intenção de ludibriar o noivo, tentando se passar por virgem. Durante a relação sexual, o noivo não conseguiu consumar o ato e desconfiou que algo de errado estivesse acontecendo com a noiva, pois o órgão da garota estava completamente fechado. “Eu achei que ela tivesse algum tipo de problema”, disse o noivo da jovem. A descoberta de que a garota estaria com a vagina colada aconteceu quando ela própria resolveu revelar, ao se desesperar por não conseguir urinar. “Colei com SuperBonder”, disse a moça em prantos. A jovem foi levada as pressas para o hospital, e atendida imediatamente pelos médicos de plantão de um hospital na zona sul do Rio, e passa bem. A vagina foi descolada mas está em “carne viva”.

A grande quantidade de homicídios no final de semana em Natal e região metropolitana, mais de 20, fez com que o necrotério do Instituto Técnico-Científico de Polícia não tivesse estrutura suficiente para comportar os corpos e, muitos deles, foram amontoados em sacos, no chão do necrotério. Além disso, a sede do ITEP em Natal, no bairro da Ribeira, sofreu com a falta de água no final de semana, tendo prejudicado serviços em vários setores. De acordo com o que foi apurado pelo Portal BO, um carro pipa abasteceu durante a manhã deste domingo (27), mas não foi suficiente. À tarde, um novo carro pipa foi solicitado. Ele deveria ter ido por volta das 17h, mas só chegou por volta das 21h, quando o responsável por receber a água não estava mais no prédio, o que prolongou ainda mais a falta de água no ITEP. Na manhã desta segunda-feira (28), a assessoria de imprensa do ITEP disse ao Portal BO que alguns setores ainda continuam sem água, mas que já foi solicitado providências junto à Caern. "Solicitamos informações sobre o motivo da falta e a previsão para retorno, mas ainda estamos aguardando resposta. Da outra vez que isso aconteceu, a Caern informou que havia sido problema na rede de abastecimento e que o problema afetava toda a Ribeira", disse. A assessoria também informou que o abastecimento por carro pipa é feito de maneira paliativa e deverá se repetir se o problema de abastecimento persistir.

Um ano após o ultimo assalto, a agência dos Correios de São Pedro foi vítima de mais uma ação dos meliantes. Por volta das 8:45 da manhã de hoje, dois jovens entraram na agência e se passando por clientes, entraram na fila. Pouco tempo depois, renderam o segurança, tomando-lhe a arma e anunciaram o assalto. No momento, tinha muita gente na agência por se tratar de pagamento de benefícios do INSS e também, dia de feira na cidade. Enquanto um ficava de olho no segurança e no fluxo de pessoas que não paravam de entrar na agência,o outro bandido pulou o guichê e esvaziou as gavetas. Em seguida fugiram rumo a rua próxima, onde um veículo que, segundo testemunhas era um Gol com placas de Ceará-Mirim (NKR-3233) se evadiram. A polícia foi logo avisada e partiu em diligências.

A seca no Nordeste é um problema sócio-político e não climático, pois já existe tecnologia capaz de garantir o sucesso da atividade agropecuária em regiões semi-áridas. Mas o que se criou foi uma indústria da seca que traz lucros aos grandes proprietários, em detrimento da grande massa da população.
A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, 

Espero a chuva cair de novo Pra mim voltar pro meu sertão Quando o verde dos teus óio Se espaiar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu Meu coração.

muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades. Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.
 

Quando olhei a terra ardendo Com a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornaia Nem um pé de plantação Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão
 
A situação de pobreza do Nordeste é ainda agravada pela alta natalidade e pela concentração fundiária.Mais uma vez, a Região Nordeste do Brasil é assolada pela seca, resultado da sobreposição de dois regimes secos. A estiagem estendeu-se por toda a região do Polígono das Secas, que abrange municípios do Sertão nordestino e do norte de Minas Gerais.




Oh! Deus, perdoe este pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado Pedindo pra chuva cair sem parar Oh! Deus, será que o senhor se zangou E só por isso o sol arretirou Fazendo cair toda a chuva que há Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho Pedir pra chover, mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta no chão Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe, Eu acho que a culpa foi Desse pobre que nem sabe fazer oração 
 
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água E ter-lhe pedido cheinho de mágoa Pro sol inclemente se arretirar Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno 
Inté mesmo a asa branca Bateu asas do sertão Então eu disse, Hoje longe, muitas légua Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo Pra mim voltar pro meu sertão Quando o verde dos teus óio Se espaiar na plantação Eu te asseguro não chore não, viu Que eu voltarei, viu pra meu sertão.